DSpace/Manakin Repository

Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, R. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7809957147751024 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Flávio José de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, F. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Valter Ferreira.
dc.contributor.referee2 TOMAZETTI, Elisete Medianeira.
dc.description.resumo Esta dissertação discutiu e apropriou-se do conceito de Transposição Didática do pensador francês Yves Chevallard em sua obra La transposición didática: del Saber Sábio al Saber Enseñado (2005), na qual buscou compreender tal conceito no âmbito do componente curricular Filosofia nas aulas do Ensino Médio, indicando suas contribuições epistemológicas e didáticas no Ensino de Filosofia a partir das quais elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica. Nossa discussão partiu da análise do conceito de Transposição Didática, em que buscamos estabelecer as relações existentes com as ideias de alguns autores que discutem atualmente o ensino de Filosofia, especificamente, a partir das contribuições filosóficas do filósofo Alejandro Cerletti, em sua obra O ensino de Filosofia como um problema filosófico (2009), buscando compreender a Transposição Didática no ensino de Filosofia como processo de ensino que possibilita a construção de saberes e de práticas filosóficas associadas a tarefa do ensinar e aprender Filosofia. Igualmente, nos dedicamos a elaboração da intervenção didática por meio da utilização de Sequências Didáticas como proposta de atividade filosófica e metodologicamente criativa em que se contemplam os sujeitos pedagógicos (professores e estudantes) das aulas de Filosofia nas três séries do Ensino Médio. Com isso, quisemos, pois, desnaturalizar a concepção de ensino de Filosofia pautada na reprodução ou assimilação de conhecimentos. Desse modo, indicamos como os elementos compreensivos oriundos da reflexão de ambos os autores podem ser aplicados nos desdobramentos teóricos e práticos do ensino de Filosofia no Ensino Médio, em vista de uma <educação filosófica do campo= que priorize a atitude filosófica em sala de aula. Pensamos que a Transposição Didática no Ensino de Filosofia pode viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem filosófica dos sujeitos pedagógicos envolvidos na e com a aula de Filosofia, de modo a contribuir para o fortalecimento e melhoria desta disciplina no Ensino Médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia. pt_BR
dc.title Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-10
dc.description.abstract This dissertation has discussed and appropriated the concept of Didactic Transposition from the French thinker Yves Chevallard in his work La transposición didáctica: del Saber Sabio al Saber Enseñado (2005), in which it sought to understand this concept within the scope of the Philosophy curricular component in high school classes, indicating its epistemological and didactic contributions in the teaching of Philosophy. From this, we elaborated a pedagogical intervention proposal. Our discussion started from the analysis of the concept of Didactic Transposition, through which we sought to establish the existing relations with the ideas of some authors who currently discuss the teaching of Philosophy, specifically from the philosophical contributions of the philosopher Alejandro Cerletti in his work The Teaching of Philosophy as a Philosophical Problem (2009), seeking to understand Didactic Transposition in the teaching of Philosophy as a teaching process that allows the construction of knowledge and philosophical practices associated with the task of teaching and learning Philosophy. Likewise, we dedicated ourselves to the elaboration of a didactic intervention through the use of Didactic Sequences as a proposal for a philosophical and methodologically creative activity in which the pedagogical subjects (teachers and students) are contemplated in Philosophy classes at the three high school grades. Thus, we intended to denaturalize the concept of teaching Philosophy based on the reproduction or assimilation of knowledge. We also indicated how the understandable elements from both authors9 reflections can be applied in the theoretical and practical developments of teaching Philosophy in high school, in view of a <rural philosophical education= to prioritize the philosophical attitude in the classroom. We think that Didactic Transposition in Philosophy teaching can enable the process of teaching and philosophical learning of pedagogical subjects involved in and with the Philosophy class, so as to contribute to the strengthening and improvement of this discipline in high school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41478
dc.date.accessioned 2025-04-04T11:44:04Z
dc.date.available 2025-04-04
dc.date.available 2025-04-04T11:44:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Filosofia – estudo e ensino pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia - ensino médio pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Philosophy – study and teaching pt_BR
dc.subject Didactic transposition pt_BR
dc.subject Didactic sequences pt_BR
dc.subject Teaching philosophy – high school pt_BR
dc.subject Rural education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Ronildo Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Discussions and philosophical and methodological appropriations of the concept of didactic transposition for the teaching of philosophy in secondary education. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Ronildo Alves de. Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta