dc.creator.ID |
BRITO, R. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7809957147751024 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Flávio José de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, F. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.contributor.referee2 |
TOMAZETTI, Elisete Medianeira. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação discutiu e apropriou-se do conceito de Transposição Didática do pensador
francês Yves Chevallard em sua obra La transposición didática: del Saber Sábio al Saber
Enseñado (2005), na qual buscou compreender tal conceito no âmbito do componente curricular
Filosofia nas aulas do Ensino Médio, indicando suas contribuições epistemológicas e didáticas
no Ensino de Filosofia a partir das quais elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica.
Nossa discussão partiu da análise do conceito de Transposição Didática, em que buscamos
estabelecer as relações existentes com as ideias de alguns autores que discutem atualmente o
ensino de Filosofia, especificamente, a partir das contribuições filosóficas do filósofo Alejandro
Cerletti, em sua obra O ensino de Filosofia como um problema filosófico (2009), buscando
compreender a Transposição Didática no ensino de Filosofia como processo de ensino que
possibilita a construção de saberes e de práticas filosóficas associadas a tarefa do ensinar e
aprender Filosofia. Igualmente, nos dedicamos a elaboração da intervenção didática por meio
da utilização de Sequências Didáticas como proposta de atividade filosófica e
metodologicamente criativa em que se contemplam os sujeitos pedagógicos (professores e
estudantes) das aulas de Filosofia nas três séries do Ensino Médio. Com isso, quisemos, pois,
desnaturalizar a concepção de ensino de Filosofia pautada na reprodução ou assimilação de
conhecimentos. Desse modo, indicamos como os elementos compreensivos oriundos da
reflexão de ambos os autores podem ser aplicados nos desdobramentos teóricos e práticos do
ensino de Filosofia no Ensino Médio, em vista de uma <educação filosófica do campo= que
priorize a atitude filosófica em sala de aula. Pensamos que a Transposição Didática no Ensino
de Filosofia pode viabilizar o processo de ensino e de aprendizagem filosófica dos sujeitos
pedagógicos envolvidos na e com a aula de Filosofia, de modo a contribuir para o
fortalecimento e melhoria desta disciplina no Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia. |
pt_BR |
dc.title |
Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-10 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation has discussed and appropriated the concept of Didactic Transposition from the
French thinker Yves Chevallard in his work La transposición didáctica: del Saber Sabio al
Saber Enseñado (2005), in which it sought to understand this concept within the scope of the
Philosophy curricular component in high school classes, indicating its epistemological and
didactic contributions in the teaching of Philosophy. From this, we elaborated a pedagogical
intervention proposal. Our discussion started from the analysis of the concept of Didactic
Transposition, through which we sought to establish the existing relations with the ideas of
some authors who currently discuss the teaching of Philosophy, specifically from the
philosophical contributions of the philosopher Alejandro Cerletti in his work The Teaching of
Philosophy as a Philosophical Problem (2009), seeking to understand Didactic Transposition
in the teaching of Philosophy as a teaching process that allows the construction of knowledge
and philosophical practices associated with the task of teaching and learning Philosophy.
Likewise, we dedicated ourselves to the elaboration of a didactic intervention through the use
of Didactic Sequences as a proposal for a philosophical and methodologically creative activity
in which the pedagogical subjects (teachers and students) are contemplated in Philosophy
classes at the three high school grades. Thus, we intended to denaturalize the concept of
teaching Philosophy based on the reproduction or assimilation of knowledge. We also indicated
how the understandable elements from both authors9 reflections can be applied in the theoretical
and practical developments of teaching Philosophy in high school, in view of a <rural
philosophical education= to prioritize the philosophical attitude in the classroom. We think that
Didactic Transposition in Philosophy teaching can enable the process of teaching and
philosophical learning of pedagogical subjects involved in and with the Philosophy class, so as
to contribute to the strengthening and improvement of this discipline in high school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41478 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-04T11:44:04Z |
|
dc.date.available |
2025-04-04 |
|
dc.date.available |
2025-04-04T11:44:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição didática |
pt_BR |
dc.subject |
Sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic transposition |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequences |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching philosophy – high school |
pt_BR |
dc.subject |
Rural education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Ronildo Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Discussions and philosophical and methodological appropriations of the concept of didactic transposition for the teaching of philosophy in secondary education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Ronildo Alves de. Discussões e apropriações filosóficas e metodológicas do conceito de transposição didática para o ensino de filosofia no ensino médio. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |