dc.creator.ID |
VIEIRA, T. R. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8428794122389751 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA , Ane Cristine Herminio. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Simone Joaquim. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por foco investigar o papel da gestão escolar no processo de inclusão
de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição/PB, cujo objetivo
geral é analisar como gestoras destas escolas atuam no processo de inclusão de crianças com
deficiência. Quanto à metodologia de estudo escolhida, optou-se pela pesquisa de campo. A
análise da pesquisa organizou os dados obtidos nas entrevistas em forma de quadro,
realizando, em seguida, a análise e discussão dos resultados, de acordo com a abordagem
qualitativa. No primeiro capítulo, é abordado o tema da gestão escolar, destacando as funções,
responsabilidades e desafios enfrentados pelos gestores na administração de instituições
educacionais. O segundo capítulo foca na educação inclusiva, apresentando os princípios, as
políticas públicas e as práticas pedagógicas voltadas para garantir a inclusão de alunos com
deficiência nas escolas regulares. Por fim, o terceiro capítulo traz a análise dos dados
coletados por meio de entrevista episódica aplicada às gestoras das escolas públicas
municipais de Conceição/PB, buscando compreender suas percepções e práticas no que se
refere à inclusão de crianças com deficiência. O estudo contribui para a compreensão dos
desafios e avanços no campo da gestão educacional inclusiva, destacando o papel das gestoras
na promoção de um ambiente escolar mais acessível e equitativo. Por fim, o estudo traz como
conclusão a necessidade de maior formação, conhecimento, atuação das gestoras escolares no
que se refere a inclusão de crianças com deficiência, como ainda aponta uma fragilidade
por parte da gestão educacional do município no que se refere aos serviços e práticas para
promover a inclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-04 |
|
dc.description.abstract |
This study focuses on investigating the role of school management in the process of inclusion
of children with disabilities, since it is a fundamental part of educational development. Thus,
the study has the general objective of analyzing how managers of municipal schools in the
city of Conceição act in the process of inclusion of children with disabilities. As for the
chosen study methodology, a bibliographic research type was chosen. In addition to the
bibliographic research, which is so necessary for the development of any study, field research
was also chosen. The research analysis organized the data obtained in the interviews in the
form of a table, and then carried out the analysis and discussion of the results, according to
the qualitative approach. The first chapter addresses the topic of school management,
highlighting the functions, responsibilities and challenges faced by managers in the
administration of educational institutions. The second chapter focuses on inclusive education,
presenting the principles, public policies and pedagogical practices aimed at ensuring the
inclusion of students with disabilities in regular schools. Finally, the third chapter presents the
analysis of data collected through interviews and questionnaires administered to school
administrators in Conceição, seeking to understand their perceptions and practices regarding
the inclusion of children with disabilities. The study contributes to the understanding of the
challenges and advances in the field of inclusive educational management, highlighting the
role of administrators in promoting a more accessible and equitable school environment.
Finally, the study concludes that school administrators need to be better trained,
knowledgeable, and involved in the inclusion of children with disabilities, and alsopoints to
weaknesses in the city's educational management regarding services and practices to promote
inclusion. Keywords: School management; educational inclusion; person with disabilities;
school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41481 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-04T12:38:42Z |
|
dc.date.available |
2025-04-04 |
|
dc.date.available |
2025-04-04T12:38:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva - Conceição -Município- Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - crianças deficientes |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão educacional inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
School management |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education - Conceição - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Education - disabled children |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive educational management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA , Terezinha Raquel Ribeiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of school management in the inclusion of children with disabilities in municipal public schools in Conceição - PB. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Terezinha Raquel Ribeiro. O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |