DSpace/Manakin Repository

O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VIEIRA, T. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8428794122389751 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
dc.contributor.advisor1ID ANTIAGO, Stella M. de M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA , Ane Cristine Herminio.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE, Simone Joaquim.
dc.description.resumo O presente trabalho tem  por foco investigar o papel da gestão escolar no processo de inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição/PB, cujo objetivo geral é analisar como gestoras destas escolas atuam no processo de inclusão de crianças com deficiência. Quanto à metodologia de estudo escolhida, optou-se pela pesquisa de campo. A análise da pesquisa organizou os dados obtidos nas entrevistas em forma de quadro, realizando, em seguida, a análise e discussão dos resultados, de acordo com a abordagem qualitativa. No primeiro capítulo, é abordado o tema da gestão escolar, destacando as funções, responsabilidades e desafios enfrentados pelos gestores na administração de instituições educacionais. O segundo capítulo foca na educação inclusiva, apresentando os princípios, as políticas públicas e as práticas pedagógicas voltadas para garantir a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Por fim, o terceiro capítulo traz a análise dos dados coletados por meio de entrevista episódica aplicada às gestoras das escolas públicas municipais de Conceição/PB, buscando compreender suas percepções e práticas no que se refere à inclusão de crianças com deficiência. O estudo contribui para a compreensão dos desafios e avanços no campo da gestão educacional inclusiva, destacando o papel das gestoras na promoção de um ambiente escolar mais acessível e equitativo. Por fim, o estudo traz como conclusão a necessidade de maior formação, conhecimento, atuação das gestoras escolares no que se refere a inclusão de crianças com  deficiência, como ainda aponta uma fragilidade por parte da gestão educacional do município no que se refere aos serviços e práticas para promover a inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-04
dc.description.abstract This study focuses on investigating the role of school management in the process of inclusion of children with disabilities, since it is a fundamental part of educational development. Thus, the study has the general objective of analyzing how managers of municipal schools in the city of Conceição act in the process of inclusion of children with disabilities. As for the chosen study methodology, a bibliographic research type was chosen. In addition to the bibliographic research, which is so necessary for the development of any study, field research was also chosen. The research analysis organized the data obtained in the interviews in the form of a table, and then carried out the analysis and discussion of the results, according to the qualitative approach. The first chapter addresses the topic of school management, highlighting the functions, responsibilities and challenges faced by managers in the administration of educational institutions. The second chapter focuses on inclusive education, presenting the principles, public policies and pedagogical practices aimed at ensuring the inclusion of students with disabilities in regular schools. Finally, the third chapter presents the analysis of data collected through interviews and questionnaires administered to school administrators in Conceição, seeking to understand their perceptions and practices regarding the inclusion of children with disabilities. The study contributes to the understanding of the challenges and advances in the field of inclusive educational management, highlighting the role of administrators in promoting a more accessible and equitable school environment. Finally, the study concludes that school administrators need to be better trained, knowledgeable, and involved in the inclusion of children with disabilities, and alsopoints to weaknesses in the city's educational management regarding services and practices to promote inclusion. Keywords: School management; educational inclusion; person with disabilities; school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41481
dc.date.accessioned 2025-04-04T12:38:42Z
dc.date.available 2025-04-04
dc.date.available 2025-04-04T12:38:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Educação inclusiva - Conceição -Município- Paraíba pt_BR
dc.subject Educação - crianças deficientes pt_BR
dc.subject Gestão educacional inclusiva pt_BR
dc.subject School management pt_BR
dc.subject Inclusive education - Conceição - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject Education - disabled children pt_BR
dc.subject Inclusive educational management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA , Terezinha Raquel Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of school management in the inclusion of children with disabilities in municipal public schools in Conceição - PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Terezinha Raquel Ribeiro. O papel da gestão escolar na inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas municipais de Conceição – PB. 2024. 69f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta