dc.creator.ID |
LIRA, V. C. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4844738044860727 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA , Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO , Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.description.resumo |
Esta monografia justifica-se na intenção de explorar a importância da afetividade em sala
de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em
crianças da Educação Infantil. Deste modo, a problemática motivadora foi: Qual a
importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e como as boas
interações impactam no cotidiano escolar de crianças, na perspectiva docente? No
objetivo geral: Evidenciar a importância da afetividade para o desenvolvimento de
habilidades socioemocionais. Nos objetivos específicos: refletir como a compreensão do
conceito afetividade pode interferir no processo de ensino-aprendizagem infantil; analisar
como a afetividade pode desenvolver habilidades socioemocionais e sua importância para
a convivência social; destacar as diferentes habilidades socioemocionais vividas por
crianças, a partir das boas interações em sala de aula, a partir do olhar docente.
Realizamos uma pesquisa bibliográfica que reuniu diferentes perspectivas teóricas acerca
da afetividade e suas contribuições no processo educativo. Além disso, realizamos uma
entrevista semiestruturada com 04 (quatro) educadoras da área da Educação Infantil que
compartilham suas concepções e compreensões sobre afetividade, relação família-escola
e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de suas experiências e
práticas pedagógicas relacionadas à afetividade. Os dados foram analisados, a partir da
análise de conteúdo na modalidade temática, cujo resultados apontaram que as relações
afetivas no âmbito escolar não apenas favorecem para um ambiente acolhedor, seguro e
mais propicio à aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de
habilidades socioemocionais, como: empatia, regulação emocional e resiliência.
Concluímos que a afetividade é um aspecto fundamental no desenvolvimento infantil e
deve ser valorizada para promover uma aprendizagem significativa e desenvolvimento
integral da criança de forma saudável. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-12 |
|
dc.description.abstract |
This monograph is justified by the intention of exploring the importance of affection in
the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills in
children in Early Childhood Education. Thus, the motivating problem was: What is the
importance of affection in the teaching-learning process and how do good interactions
impact children's daily school life, from the teacher's perspective? The general objective:
To highlight the importance of affection for the development of socio-emotional skills.
The specific objectives: to reflect on how understanding the concept of affection can
interfere in the children's teaching-learning process; to analyze how affection can develop
socio-emotional skills and its importance for social coexistence; to highlight the different
socio-emotional skills experienced by children, based on good interactions in the
classroom, from the teacher's perspective. We conducted a bibliographical research that
brought together different theoretical perspectives on affection and its contributions to
the educational process. In addition, we conducted a semi-structured interview with 04
(four) educators in the area of Early Childhood Education who shared their conceptions
and understandings about affection, family-school relationships and the development of
socio-emotional skills, through their experiences and pedagogical practices related to
affection. The data were analyzed based on thematic content analysis, the results of which
indicated that affective relationships in the school environment not only favor a
welcoming, safe and more conducive environment for learning, but also contribute to the
development of socio-emotional skills, such as empathy, emotional regulation and
resilience. We concluded that affection is a fundamental aspect of child development and
should be valued to promote meaningful learning and the child's integral development in
a healthy way. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-04T13:11:42Z |
|
dc.date.available |
2025-04-04 |
|
dc.date.available |
2025-04-04T13:11:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade - processo ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades socioemocionais |
pt_BR |
dc.subject |
Relação família-escola |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Affection - teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-emotional skills |
pt_BR |
dc.subject |
Family-school relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Vanesa Cristina Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Vanesa Cristina Nascimento. A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |