DSpace/Manakin Repository

A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, V. C. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4844738044860727 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA , Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO , Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Esta monografia justifica-se na intenção de explorar a importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças da Educação Infantil. Deste modo, a problemática motivadora foi: Qual a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem e como as boas interações impactam no cotidiano escolar de crianças, na perspectiva docente? No objetivo geral: Evidenciar a importância da afetividade para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Nos objetivos específicos: refletir como a compreensão do conceito afetividade pode interferir no processo de ensino-aprendizagem infantil; analisar como a afetividade pode desenvolver habilidades socioemocionais e sua importância para a convivência social; destacar as diferentes habilidades socioemocionais vividas por crianças, a partir das boas interações em sala de aula, a partir do olhar docente. Realizamos uma pesquisa bibliográfica que reuniu diferentes perspectivas teóricas acerca da afetividade e suas contribuições no processo educativo. Além disso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 04 (quatro) educadoras da área da Educação Infantil que compartilham suas concepções e compreensões sobre afetividade, relação família-escola e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de suas experiências e práticas pedagógicas relacionadas à afetividade. Os dados foram analisados, a partir da análise de conteúdo na modalidade temática, cujo resultados apontaram que as relações afetivas no âmbito escolar não apenas favorecem para um ambiente acolhedor, seguro e mais propicio à aprendizagem, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como: empatia, regulação emocional e resiliência. Concluímos que a afetividade é um aspecto fundamental no desenvolvimento infantil e deve ser valorizada para promover uma aprendizagem significativa e desenvolvimento integral da criança de forma saudável. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-12
dc.description.abstract This monograph is justified by the intention of exploring the importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills in children in Early Childhood Education. Thus, the motivating problem was: What is the importance of affection in the teaching-learning process and how do good interactions impact children's daily school life, from the teacher's perspective? The general objective: To highlight the importance of affection for the development of socio-emotional skills. The specific objectives: to reflect on how understanding the concept of affection can interfere in the children's teaching-learning process; to analyze how affection can develop socio-emotional skills and its importance for social coexistence; to highlight the different socio-emotional skills experienced by children, based on good interactions in the classroom, from the teacher's perspective. We conducted a bibliographical research that brought together different theoretical perspectives on affection and its contributions to the educational process. In addition, we conducted a semi-structured interview with 04 (four) educators in the area of Early Childhood Education who shared their conceptions and understandings about affection, family-school relationships and the development of socio-emotional skills, through their experiences and pedagogical practices related to affection. The data were analyzed based on thematic content analysis, the results of which indicated that affective relationships in the school environment not only favor a welcoming, safe and more conducive environment for learning, but also contribute to the development of socio-emotional skills, such as empathy, emotional regulation and resilience. We concluded that affection is a fundamental aspect of child development and should be valued to promote meaningful learning and the child's integral development in a healthy way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41483
dc.date.accessioned 2025-04-04T13:11:42Z
dc.date.available 2025-04-04
dc.date.available 2025-04-04T13:11:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Afetividade - processo ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Habilidades socioemocionais pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Affection - teaching-learning process pt_BR
dc.subject Socio-emotional skills pt_BR
dc.subject Family-school relationship pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Vanesa Cristina Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of affection in the classroom and its contributions to the development of socio-emotional skills. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Vanesa Cristina Nascimento. A importância da afetividade em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta