Dépôt DSpace/Manakin

Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CRUZ, G. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5977852259911488 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara.
dc.description.resumo O projeto de pesquisa consiste na análise das ações voltadas à educação patrimonial na Escola Municipal Professora Lourdes Costa, em Icó, no estado do Ceará. Buscaremos analisar os conteúdos programáticos e as metodologias que estão sendo empregadas sobre o tema na citada escola. O objetivo consiste em compreender o que está sendo desenvolvido e de que maneira isso está sendo feito; bem como a realização de uma análise sobre os materiais pedagógicos que estão sendo empregados para a Educação Patrimonial. Utilizaremos importantes autores como: Silva, (2000) que conceitua o que é patrimônio; Amaral, (2018) que aborda a decolonialidade sobre o patrimônio; (Pelegrine; Funari, 2008) que conceituam o patrimônio imaterial; Le Goff (1990) e Nora (1993) que abordam a temática da memória; Guimarães (2008) e Picoli (2013) que trabalham com lugares de memória; (Clerot; Rampim, 2014) que discutem o conceito e a importância da educação patrimonial, na perspectiva da (CEDUC); e (Horta; Grunberg; Monteiro, 1999) o clássico da educação patrimonial. Problematizaremos as fontes primárias e secundárias e faremos uso da oralidade como fonte. Buscaremos o contato com a escola e com os professores, dessa forma poderemos concluir quais ações eles têm desenvolvido no ambiente escolar sobre a temática da educação patrimonial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-14
dc.description.abstract The research project consists of the analysis of actions aimed at heritage education at the Municipal School Professor Lourdes Costa, in Icó, in the state of Ceará. We will seek to analyze the programmatic contents and the methodologies that are being employed on the topic at the mentioned school. The objective consists of understanding what is being developed and how this is being done; as well as the realization of an analysis of the pedagogical materials that are being employed for Heritage Education. We will use important authors such as: Silva (2000), who conceptualizes what heritage is; Amaral (2018), who addresses decoloniality about heritage; (PELEGRINE; FUNARI, 2008), who conceptualize intangible heritage; Le Goff (1990) and Nora (1993), who address the theme of memory; Guimarães (2008) and Picoli (2013), who work with places of memory; (CLEROT; RAMPIM, 2014), who discuss the concept and importance of heritage education from the perspective of (CEDUC); and (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999), the classic of heritage education. We will problematize primary and secondary sources and will make use of orality as a source. We will seek contact with the school and the teachers, in this way we will be able to conclude what actions they have developed in the school environment on the topic of heritage education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41484
dc.date.accessioned 2025-04-04T13:54:57Z
dc.date.available 2025-04-04
dc.date.available 2025-04-04T13:54:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Patrimônio público pt_BR
dc.subject Educação - Icó - Município - Ceará pt_BR
dc.subject Escola Lourdes Costa - Icó - Município - Ceará pt_BR
dc.subject Prática de ensino - educação patrimonial pt_BR
dc.subject Heritage education pt_BR
dc.subject Public heritage pt_BR
dc.subject Education - Icó - Municipality - Ceará pt_BR
dc.subject Lourdes Costa School - Icó - Municipality - Ceara pt_BR
dc.subject Teaching practice - heritage education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Glearleton Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Heritage education: an analysis of the actions developed at the Professora Lourdes Costa Municipal School in Icó. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Glearleton Pereira. Educação patrimonial: uma análise das ações desenvolvidas na Escola Municipal Professora Lourdes Costa em Icó. 2024. 91f. Monografia (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte