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Avaliação nutricional da merenda escolar: potencialização da agricultura familiar como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar.

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dc.creator.ID SILVA, I. L. W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4579215187444698 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, José Cezario de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee2 JAPIASSU, André.
dc.description.resumo Este trabalho teve como foco apresentar diagnóstico avaliativo das condições da alimentação e nutrição dos escolares do ensino fundamental da rede escolar municipal de Pombal – PB, inserido no Sertão paraíbano nordestino. Elegeu-se a política da merenda escolar fornecida aos alunos, diariamente, cuja dieta ofertada no cardápio se baseia na maioria dos produtos da agricultura familiar loco regional. Assim, a merenda escolar entra como importante alternativa na potencialização da oferta nutricional, visando à superação da insegurança alimentar e manter as crianças e adolescentes no ambiente escolar, minimizando à evasão, repetência e desistência à continuidade de seus estudos. Registre-se que, no Brasil, são adotadas diversas políticas que implementam à superação da realidade do estigma da fome por importante parcela da população. Estudos do <Observatório das Desigualdades= publicados em 2022, denominado <Máquina do Tempo: Brasil de volta ao mapa da fome= refletem a intensidade e o agravamento da situação de regiões, inde inúmeras famílias apresentam-se abaixo da linha da pobreza. Desprende-se a carência de políticas sociais emergentes na superação de grave problema que assombra à população: a fome. Autores apontam que o desenvolvimento da agricultura familiar pode responder ao enfrentamento de pontos críticos da fome no País, principalmente nas regiões de maior agravamento combatendo à insegurança alimentar. Este estudo identificou então a relevância da agricultura familiar no PNAE com base em estudos publicados. Nesta acepção, há segmentos da população que mais sofre com a situação da fome, agricultores sem fonte de renda, idosos, crianças e adolescentes, estudantes das redes de ensino pública. Os resultados indicam que o fornecimento direto dos alimentos da agricultura familiar local, resultaram em um aumento na disponibilidade de alimentos saudáveis nos cardápios escolares brasileiros que sugerem várias alternativas diárias. No contexto da alimentação escolar das escolas pobalenses, foi possível apresentar e revelar os ponteciais nutritivos relevantes do cardápio local. Nesta pesquisa, os cardápios foram interpretados e mensurados em seus valores nutritivos, visando propiciar à gestão escolar potencilizá-los com novos implementos nutricionais necessário, além de propor estrátegias de planejamento na aquisição dos produtos da agricultura familiar e avaliação permanente dos alimentos diariamente ofertados à cleintela escola, visando a superação da insegurança alimentar da criança. Contudo, conclui-se que, há necessidade de revisões permanentes nos cardápios, em razão da sazonalização da produção agricola regional, para melhor aporte nutricional que forneça nutrientes adequados para o rendimento escolar, o crescimento, desenvolvimento humano e intelectual dos educandos. Ainda, propô-se, este estudo, a produção de UMA CARTILHA INSTRUCIONAL DE CARDÁPIOS. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Avaliação nutricional da merenda escolar: potencialização da agricultura familiar como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-08
dc.description.abstract This work focused on presenting an evaluative diagnosis of the food and nutrition conditions of elementary school students in the municipal school network of Pombal – PB, located in the northeastern Sertão of Paraíba. The policy of school lunches provided to students daily was chosen, whose diet offered on the menu is based on the majority of products from local regional family farming. Thus, school meals are an important alternative in enhancing nutritional supply, aiming to overcome food insecurity and keep children and adolescents in the school environment, minimizing dropouts, repetition and withdrawal from continuing their studies. It should be noted that, in Brazil, several policies are adopted that aim to overcome the reality of the stigma of hunger for a significant portion of the population. Studies by the <Observatory of Inequalities= published in 2022, called <Time Machine: Brazil back on the hunger map= reflect the intensity and worsening of the situation in regions, where countless families are below the poverty line. There is a lack of emerging social policies to overcome a serious problem that haunts the population: hunger. Authors point out that the development of family farming can respond to tackling critical points of hunger in the country, especially in regions with the greatest worsening of food insecurity. This study then identified the relevance of family farming in the PNAE based on published studies. In this sense, there are segments of the population that suffer most from hunger, farmers without a source of income, the elderly, children and adolescents, students in public schools. The results indicate that the direct supply of food from local family farming resulted in an increase in the availability of healthy foods on Brazilian school menus that suggest several daily alternatives. In the context of school meals in schools in Pobalense, it was possible to present and reveal the relevant nutritional potential of the local menu. In this research, the menus were interpreted and measured in their nutritional values, aiming to enable school management to enhance them with new necessary nutritional implements, in addition to proposing planning strategies for the acquisition of family farming products and permanent evaluation of the foods daily offered to customers. school, aiming to overcome children’s food insecurity. However, it is concluded that there is a need for permanent revisions to menus, due to the seasonality of regional agricultural production, for better nutritional support that provides adequate nutrients for school performance, growth, human and intellectual development of students. Furthermore, this study proposed the production of AN INSTRUCTIONAL MENU BOOKLET. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41496
dc.date.accessioned 2025-04-04T18:46:43Z
dc.date.available 2025-04-04
dc.date.available 2025-04-04T18:46:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Nutrição pt_BR
dc.subject Merenda escolar pt_BR
dc.subject Avaliação nutricional pt_BR
dc.subject Agricultura familiar pt_BR
dc.subject PNAE pt_BR
dc.subject Nutrition pt_BR
dc.subject School meals pt_BR
dc.subject Nutritional assessment pt_BR
dc.subject Family farming pt_BR
dc.subject PNAE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Izabela Letícia Wanderley de Andrade e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Nutritional assessment of school meals: enhancing family farming as a strategy to combat food insecurity. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Izabela Letícia Wanderley de Andrade e. Avaliação nutricional da merenda escolar: potencialização da agricultura familiar como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


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