dc.creator.ID |
SILVA, I. L. W. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4579215187444698 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, José Cezario de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
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dc.contributor.referee2 |
JAPIASSU, André. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho teve como foco apresentar diagnóstico avaliativo das condições da
alimentação e nutrição dos escolares do ensino fundamental da rede escolar municipal
de Pombal – PB, inserido no Sertão paraíbano nordestino. Elegeu-se a política da
merenda escolar fornecida aos alunos, diariamente, cuja dieta ofertada no cardápio se
baseia na maioria dos produtos da agricultura familiar loco regional. Assim, a merenda
escolar entra como importante alternativa na potencialização da oferta nutricional,
visando à superação da insegurança alimentar e manter as crianças e adolescentes no
ambiente escolar, minimizando à evasão, repetência e desistência à continuidade de seus
estudos. Registre-se que, no Brasil, são adotadas diversas políticas que implementam à
superação da realidade do estigma da fome por importante parcela da população.
Estudos do <Observatório das Desigualdades= publicados em 2022, denominado
<Máquina do Tempo: Brasil de volta ao mapa da fome= refletem a intensidade e o
agravamento da situação de regiões, inde inúmeras famílias apresentam-se abaixo da
linha da pobreza. Desprende-se a carência de políticas sociais emergentes na superação
de grave problema que assombra à população: a fome. Autores apontam que o
desenvolvimento da agricultura familiar pode responder ao enfrentamento de pontos
críticos da fome no País, principalmente nas regiões de maior agravamento combatendo
à insegurança alimentar. Este estudo identificou então a relevância da agricultura
familiar no PNAE com base em estudos publicados. Nesta acepção, há segmentos da
população que mais sofre com a situação da fome, agricultores sem fonte de renda,
idosos, crianças e adolescentes, estudantes das redes de ensino pública. Os resultados
indicam que o fornecimento direto dos alimentos da agricultura familiar local,
resultaram em um aumento na disponibilidade de alimentos saudáveis nos cardápios
escolares brasileiros que sugerem várias alternativas diárias. No contexto da
alimentação escolar das escolas pobalenses, foi possível apresentar e revelar os
ponteciais nutritivos relevantes do cardápio local. Nesta pesquisa, os cardápios foram
interpretados e mensurados em seus valores nutritivos, visando propiciar à gestão
escolar potencilizá-los com novos implementos nutricionais necessário, além de propor
estrátegias de planejamento na aquisição dos produtos da agricultura familiar e
avaliação permanente dos alimentos diariamente ofertados à cleintela escola, visando a
superação da insegurança alimentar da criança. Contudo, conclui-se que, há necessidade
de revisões permanentes nos cardápios, em razão da sazonalização da produção agricola
regional, para melhor aporte nutricional que forneça nutrientes adequados para o
rendimento escolar, o crescimento, desenvolvimento humano e intelectual dos
educandos. Ainda, propô-se, este estudo, a produção de UMA CARTILHA
INSTRUCIONAL DE CARDÁPIOS. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Nutrição |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação nutricional da merenda escolar: potencialização da agricultura familiar como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-08 |
|
dc.description.abstract |
This work focused on presenting an evaluative diagnosis of the food and nutrition
conditions of elementary school students in the municipal school network of Pombal –
PB, located in the northeastern Sertão of Paraíba. The policy of school lunches provided
to students daily was chosen, whose diet offered on the menu is based on the majority of
products from local regional family farming. Thus, school meals are an important
alternative in enhancing nutritional supply, aiming to overcome food insecurity and
keep children and adolescents in the school environment, minimizing dropouts,
repetition and withdrawal from continuing their studies. It should be noted that, in
Brazil, several policies are adopted that aim to overcome the reality of the stigma of
hunger for a significant portion of the population. Studies by the <Observatory of
Inequalities= published in 2022, called <Time Machine: Brazil back on the hunger map=
reflect the intensity and worsening of the situation in regions, where countless families
are below the poverty line. There is a lack of emerging social policies to overcome a
serious problem that haunts the population: hunger. Authors point out that the
development of family farming can respond to tackling critical points of hunger in the
country, especially in regions with the greatest worsening of food insecurity. This study
then identified the relevance of family farming in the PNAE based on published studies.
In this sense, there are segments of the population that suffer most from hunger, farmers
without a source of income, the elderly, children and adolescents, students in public
schools. The results indicate that the direct supply of food from local family farming
resulted in an increase in the availability of healthy foods on Brazilian school menus
that suggest several daily alternatives. In the context of school meals in schools in
Pobalense, it was possible to present and reveal the relevant nutritional potential of the
local menu. In this research, the menus were interpreted and measured in their
nutritional values, aiming to enable school management to enhance them with new
necessary nutritional implements, in addition to proposing planning strategies for the
acquisition of family farming products and permanent evaluation of the foods daily
offered to customers. school, aiming to overcome children’s food insecurity. However,
it is concluded that there is a need for permanent revisions to menus, due to the
seasonality of regional agricultural production, for better nutritional support that
provides adequate nutrients for school performance, growth, human and intellectual
development of students. Furthermore, this study proposed the production of AN
INSTRUCTIONAL MENU BOOKLET. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41496 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-04T18:46:43Z |
|
dc.date.available |
2025-04-04 |
|
dc.date.available |
2025-04-04T18:46:43Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrição |
pt_BR |
dc.subject |
Merenda escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultura familiar |
pt_BR |
dc.subject |
PNAE |
pt_BR |
dc.subject |
Nutrition |
pt_BR |
dc.subject |
School meals |
pt_BR |
dc.subject |
Nutritional assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Family farming |
pt_BR |
dc.subject |
PNAE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Izabela Letícia Wanderley de Andrade e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nutritional assessment of school meals: enhancing family farming as a strategy to combat food insecurity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Izabela Letícia Wanderley de Andrade e. Avaliação nutricional da merenda escolar: potencialização da agricultura familiar como estratégia de enfrentamento à insegurança alimentar. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |