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A influência de elementos semióticos na consecução dos propósitos do design da informação: um estudo de caso em processos de concepção de infográficos e visualização de dados.

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dc.creator.ID GOMES, L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4163945816807275 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ACIOLY, Angélica de Souza Galdino.
dc.contributor.advisor1ID ACIOLY, A. S. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2340148229327443 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
dc.contributor.referee2 MIRANDA, Eva Rolim.
dc.description.resumo Dentro daquilo que a humanidade produz, a informação pode ser considerada um de seus produtos mais valiosos e dinâmicos. Assim, torna-se válido investigar meios que favoreçam a transmissão e a compreensão das mensagens contidas nela. Meios promissores são os infográficos e as visualizações de dados, artefatos comuns a jornalistas e designers da informação, por exemplo. Desta forma, o objetivo geral desta investigação parece viável sendo este propor recomendações para a produção de infográficos e visualizações de dados, a partir de uma abordagem semiótica, com vistas a cumprir os propósitos de pesquisa, planejamento e configuração, ou seja, os propósitos do design da informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva, sob uma abordagem qualitativa, com auxílio de uma ficha de análise visual, semiótica e relacional, como instrumento específico para a coleta, organização e análise de dados. Decidiu-se tomar como objetos de estudo, processos de confecção de infográficos e visualizações. Após verificada a influência dos elementos semióticos em duas fases dos objetos, recomenda-se de maneira geral sempre buscar informações acerca do público-alvo e construir, ou ampliar, repertórios acerca dos tipos de gráficos possíveis de se trabalhar, público-alvo, tema da mensagem e o contexto onde ela irá circular. Já em respeito ao propósito de planejamento recomenda-se foco na geração de símbolos e índices; por sua vez, no respeito ao propósito de configuração, recomenda-se dar importância aos ícones e também aos símbolos, podendo estes últimos apresentarem um caráter simbólico mais global ou específico para cada produção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design. pt_BR
dc.title A influência de elementos semióticos na consecução dos propósitos do design da informação: um estudo de caso em processos de concepção de infográficos e visualização de dados. pt_BR
dc.date.issued 2025-02-19
dc.description.abstract Within what humanity produces, information can be considered one of its most valuable and dynamic products. Therefore, it becomes relevant to investigate means that facilitate the transmission and understanding of the messages contained within it. A promising medium for this purpose is infographics, an artifact commonly used by journalists and information designers, for instance. Thus, the overall objective of this research seems feasible: to propose recommendations for the production of infographics and data visualizations from a semiotic approach, aiming to fulfill the purposes of research, planning, and configuration—i.e., the purposes of information design. To achieve this, an exploratory-descriptive research was conducted using a qualitative approach, supported by a visual, semiotic, and relational analysis sheet as a specific instrument for data collection, organization, and analysis. The study focused on the processes involved in the creation of infographics. After identifying the influence of semiotic elements in two stages of the objects, it is generally recommended to always gather information about the target audience and build or expand knowledge about the types of graphs that can be worked with, the target audience, the theme of the message, and the context in which it will circulate. Regarding the planning purpose, it is recommended to focus on the generation of symbols and indices. As for the configuration purpose, it is advised to prioritize icons and symbols, the latter of which can have a more global or specific symbolic character for each production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41508
dc.date.accessioned 2025-04-07T13:36:08Z
dc.date.available 2025-04-07
dc.date.available 2025-04-07T13:36:08Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Design da informação pt_BR
dc.subject Processos em design pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Infográficos pt_BR
dc.subject Visualização de dados pt_BR
dc.subject Information design pt_BR
dc.subject Design processes pt_BR
dc.subject Semiotics pt_BR
dc.subject Infographics pt_BR
dc.subject Data visualization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Ludemberg Bezerra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of semiotic elements in achieving the purposes of information design: a case study in infographic design and data visualization processes. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Ludemberg Bezerra. A influência de elementos semióticos na consecução dos propósitos do design da informação: um estudo de caso em processos de concepção de infográficos e visualização de dados. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


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