dc.creator.ID |
SILVA, V. V. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1079743076790945 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suenia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Rozilene Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia tem por objetivo analisar como se dá a prática docente de uma
professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma instituição educacional de ensino
infantil em Bonito de Santa Fé - PB, visto que é uma temática atual no contexto social,
cultural e educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa básica, referente a um estudo de
caso, de abordagem qualitativa, com natureza observacional e procedimentos técnicos da
pesquisa de campo. Este estudo está embasado nas reflexões coletadas das plataformas
Google Acadêmico e Scielo, no que tange ao conteúdo da Educação Inclusiva, sua
historicidade e legislações, Educação Infantil, formação de professores, o fazer-se pesquisador
etc. Metodologicamente, o estudo está dividido em três etapas, que consistem na revisão da
literatura dos estudos acadêmicos que fundamentam a temática, na entrevista com a docente
da criança surda e na observação em campo, registrada no Diário de Campo. Os dados
analisados comprovam uma educação com pouco caráter inclusivo, visto que há a falta de
formação docente na área da educação inclusiva. O planejamento, os métodos, as atividades
propostas e a comunicação entre a professora deficiente auditiva e o aluno surdo são
constituídos de uma concepção limitada do que se refere à Educação Inclusiva. É
imprescindível que haja a relação entre a sala de aula comum e a sala de Atendimento
Educacional Especializado, o que não é uma realidade durante a prática docente da professora
em questão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-11-13 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to analyze the teaching practice of a hearing impaired teacher with a
deaf student from an early childhood education institution in Bonito de Santa Fé - PB, since
this is a current topic in the Brazilian social, cultural and educational context. This is a basic
research, referring to a case study, with a qualitative approach, with an observational nature
and technical procedures of field research. This study is based on reflections collected from
the Google Scholar and Scielo platforms, regarding the content of Inclusive Education, its
history and legislation, Early Childhood Education, teacher training, becoming a researcher,
etc. Methodologically, the study is divided into three stages, which consist of a literature
review of academic studies that support the topic, an interview with the teacher of the deaf
child and field observation, recorded in the Field Diary. The data analyzed prove an education
with little inclusive character, since there is a lack of teacher training in the area of inclusive
education. The planning, methods, proposed activities and communication between the
hearing impaired teacher and the deaf student are based on a limited conception of what refers
to Inclusive Education. It is essential that there be a relationship between the regular
classroom and the Specialized Educational Assistance room, which is not a reality during the
teaching practice of the teacher in question. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-07T16:41:29Z |
|
dc.date.available |
2025-04-07 |
|
dc.date.available |
2025-04-07T16:41:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Professora - deficiente auditiva |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - hearing impaired |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf student |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Vanessa Vitoria Alves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student at an Early Childhood Education Institution in Bonito de Santa Fé - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Vanessa Vitoria Alves da. A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |