DSpace/Manakin Repository

A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, V. V. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1079743076790945 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo A presente monografia tem por objetivo analisar como se dá a prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma instituição educacional de ensino infantil em Bonito de Santa Fé - PB, visto que é uma temática atual no contexto social, cultural e educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa básica, referente a um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com natureza observacional e procedimentos técnicos da pesquisa de campo. Este estudo está embasado nas reflexões coletadas das plataformas Google Acadêmico e Scielo, no que tange ao conteúdo da Educação Inclusiva, sua historicidade e legislações, Educação Infantil, formação de professores, o fazer-se pesquisador etc. Metodologicamente, o estudo está dividido em três etapas, que consistem na revisão da literatura dos estudos acadêmicos que fundamentam a temática, na entrevista com a docente da criança surda e na observação em campo, registrada no Diário de Campo. Os dados analisados comprovam uma educação com pouco caráter inclusivo, visto que há a falta de formação docente na área da educação inclusiva. O planejamento, os métodos, as atividades propostas e a comunicação entre a professora deficiente auditiva e o aluno surdo são constituídos de uma concepção limitada do que se refere à Educação Inclusiva. É imprescindível que haja a relação entre a sala de aula comum e a sala de Atendimento Educacional Especializado, o que não é uma realidade durante a prática docente da professora em questão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-13
dc.description.abstract This monograph aims to analyze the teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student from an early childhood education institution in Bonito de Santa Fé - PB, since this is a current topic in the Brazilian social, cultural and educational context. This is a basic research, referring to a case study, with a qualitative approach, with an observational nature and technical procedures of field research. This study is based on reflections collected from the Google Scholar and Scielo platforms, regarding the content of Inclusive Education, its history and legislation, Early Childhood Education, teacher training, becoming a researcher, etc. Methodologically, the study is divided into three stages, which consist of a literature review of academic studies that support the topic, an interview with the teacher of the deaf child and field observation, recorded in the Field Diary. The data analyzed prove an education with little inclusive character, since there is a lack of teacher training in the area of inclusive education. The planning, methods, proposed activities and communication between the hearing impaired teacher and the deaf student are based on a limited conception of what refers to Inclusive Education. It is essential that there be a relationship between the regular classroom and the Specialized Educational Assistance room, which is not a reality during the teaching practice of the teacher in question. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41527
dc.date.accessioned 2025-04-07T16:41:29Z
dc.date.available 2025-04-07
dc.date.available 2025-04-07T16:41:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Professora - deficiente auditiva pt_BR
dc.subject Aluno surdo pt_BR
dc.subject Educação infantil - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teacher - hearing impaired pt_BR
dc.subject Deaf student pt_BR
dc.subject Early childhood education - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Vanessa Vitoria Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching practice of a hearing impaired teacher with a deaf student at an Early Childhood Education Institution in Bonito de Santa Fé - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Vanessa Vitoria Alves da. A prática docente de uma professora deficiente auditiva com um aluno surdo de uma Instituição Educacional de Ensino Infantil em Bonito de Santa Fé - PB. 2024. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta