Repositorio Dspace/Manakin

A evasão pós-pandemia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): em uma escola na cidade de Cajazeiras/PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 SILVA , Erica Dantas da.
dc.description.resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou investigar acerca do aumento ou não da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) após o retorno das aulas presenciais. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa e quantitativa, realizado em uma escola municipal da cidade de Cajazeiras. O instrumento de coleta de dado foi um relatório com as quantidades de alunos que se matricularam antes, durante e após a pandemia, como também foi realizada uma entrevista estruturada com 05 professores que atuaram nas salas de aula da EJA no período pandêmico, abordando as questões norteadas pelos objetivos propostos. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2020). As reflexões teóricas ancoram-se em Ribeiro (2013), Gomes; Garcia (2014), Melo; Araújo (2015), Geovanetti (2005), Arroyo (2001), Leite (2013), Paiva (2003), Germano (1994), Brandão (2002), Brasil (1988), Freire (2000), Néspoli (2013), Maciel (2011), Lourenço; Fernandes (2015), entre outros. Assim, foi possível verificar que antes da pandemia se instalar no Brasil nos anos de 2017, 2018 e 2019 já se existia um considerável número de alunos que evadem da EJA e que nos anos de 2020 e 2021, período que as aulas presenciais foram suspensas e substituídas pelas as aulas on-line, o número de alunos evadidos da EJA, diminuiu drasticamente com 01e 03 alunos evadidos, mas nos anos posteriores, 2022 e 2023, já com a volta das aulas presenciais, o número de alunos que evadem da EJA, voltaram a subir consideravelmente. Conclui-se que a pandemia da Covid-19 não agravou a situação de evasão escolar na EJA, uma vez que esta permaneceu com os mesmos padrões antes, durante e depois do período pandêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A evasão pós-pandemia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): em uma escola na cidade de Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-11
dc.description.abstract This Course Completion Work (TCC) aimed to investigate the increase or not in school dropout rates in Youth and Adult Education (EJA) after the return of face-to-face classes. This was an exploratory, descriptive study with a qualitative and quantitative approach, carried out in a municipal school in the city of Cajazeiras. The data collection instrument was a report with the number of students who enrolled before, during and after the pandemic, as well as a structured interview with 05 teachers who worked in EJA classrooms during the pandemic period, addressing the issues guided by the proposed objectives. To analyze the data, the content analysis technique proposed by Bardin (2020) was used. The theoretical reflections are anchored in Ribeiro (2013), Gomes; Garcia (2014), Melo; Araújo (2015), Geovanetti (2005), Arroyo (2001), Leite (2013), Paiva (2003), Germano (1994), Brandão (2002), Brasil (1988), Freire (2000), Néspoli (2013), Maciel (2011), Lourenço; Fernandes (2015), among others. Thus, it was possible to verify that before the pandemic took hold in Brazil in 2017, 2018 and 2019, there was already a considerable number of students who dropped out of EJA and that in 2020 and 2021, the period in which face-to-face classes were suspended and replaced by online classes, the number of students dropping out of EJA decreased drastically with 01 and 03 students dropping out, but in subsequent years, 2022 and 2023, with the return of face-to-face classes, the number of students dropping out of EJA, rose considerably again. Finally, based on the documents presented, we concluded that the Covid-19 pandemic did not worsen the school dropout situation at EJA, as it remained at the same standards before, during and after the pandemic period. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41528
dc.date.accessioned 2025-04-07T17:13:30Z
dc.date.available 2025-04-07
dc.date.available 2025-04-07T17:13:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras- Município - Paraíba pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID 19 pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba pt_BR
dc.subject COVID 19 Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOTA, Wanubya de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Post-pandemic dropout in Youth and Adult Education (EJA): in a school in the city of Cajazeiras/PB. pt_BR
dc.identifier.citation MOTA, Wanubya de Souza. A evasão pós-pandemia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): em uma escola na cidade de Cajazeiras/PB. 2024. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta