DSpace/Manakin Repository

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuições para a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS , Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 SILVA , Erica Dantas da.
dc.description.resumo Este trabalho aborda as contribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para à inclusão de crianças com deficiência no ensino regular, considerando os desafios enfrentados, os recursos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), assim como a formação do docente. A pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a importância do Atendimento Educacional Especializado - AEE para à inclusão dos alunos com deficiência na escola. Para o cumprimento desse objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Analisar a percepção dos professores sobre a eficácia do AEE na promoção da inclusão de alunos com deficiência, identificar os desafios encontrados na Sala de Recursos Multifuncionais - SRM e averiguar o impacto do AEE na inclusão e desenvolvimento acadêmico dos alunos com deficiência. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com docentes de uma escola pública do município de Sousa - PB, que possui a sala de atendimentos educacionais. Os resultados mostram que o Atendimento Educacional Especializado é essencial para a inclusão das crianças com deficiência, pois contribui para o desenvolvimento social e acadêmico dessa população. A falta de recursos materiais e pedagógicos, o aumento da demanda de crianças para ser atendidas pelo profissional do AEE, bem como a falta de reconhecimento profissional são alguns dos desafios que restringem o melhor funcionamento e atendimento dos profissionais que atuam nesse espaço que funciona dentro da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuições para a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-26
dc.description.abstract This work addresses the contributions of Specialized Educational Assistance (SEA) to the inclusion of children with disabilities in regular education, considering the challenges faced, the resources available in Multifunctional Resource Rooms (MRR), as well as teacher training. The general objective of the research was: to investigate the importance of Specialized Educational Assistance (SEA) for the inclusion of students with disabilities in school. To achieve this goal, the following specific objectives were outlined: to analyze teachers' perceptions of the effectiveness of SEA in promoting the inclusion of students with disabilities, to identify the challenges encountered in the Multifunctional Resource Room (MRR), and to assess the impact of SEA on the inclusion and academic development of students with disabilities. The methodology applied was qualitative, with semi-structured interviews conducted with teachers from a public school in the municipality of Sousa - PB, which has a specialized educational assistance room. The results show that Specialized Educational Assistance is essential for the inclusion of children with disabilities, as it contributes to their social and academic development. The lack of material and pedagogical resources, the increasing demand for children to be attended by SEA professionals, as well as the lack of professional recognition, are some of the challenges that hinder the better functioning and service provision of professionals working in this space within the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41532
dc.date.accessioned 2025-04-07T17:58:01Z
dc.date.available 2025-04-07
dc.date.available 2025-04-07T17:58:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Planejamento educacional pt_BR
dc.subject Ensino regular pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Specialized Educational Assistance pt_BR
dc.subject Educational planning pt_BR
dc.subject Regular education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Warla Vanessa Pereira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Specialized Educational Assistance (AEE) contributes to the inclusion of children with disabilities in regular education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Warla Vanessa Pereira dos. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) contribuições para a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta