DSpace/Manakin Repository

A disciplina de História da educação na formação de professores: contribuições para a atividade docente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CATARINA, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2923816986653224 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo O trabalho se articula à temática História da Educação e Formação Docente. O estudo propõe uma reflexão sobre a disciplina História da Educação como componente curricular presente na formação de pedagogos, e, em especial, de duas professoras atuantes no Distrito de Canaúna (Ipaumirim-CE). O objetivo geral do trabalho consiste em refletir as contribuições da disciplina História da Educação à atividade docente. A abordagem científica do trabalho se define como qualitativa, envolvendo a pesquisa em campo no locus de investigação e a realização de entrevistas; a revisão bibliográfica; e a pesquisa documental a partir da localização e análise de planos de curso que orientaram a formação de duas professoras atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O texto monográfico está organizado em Introdução, três seções de natureza teórico-metodológica e analítica, e considerações finais. Com base na investigação de planos de curso e discussões analíticas articuladas às falas das entrevistadas e ao referencial teórico, fez-se possível refletir as contribuições das disciplinas História da Educação I e II à atividade docente, considerando a relevância da disciplina História da Educação, especialmente no sentido de possibilitar a construção de uma base sólida de conhecimentos que colabora para a formação do pensamento crítico e reflexivo, enquanto fundamento teórico e metodológico para que se possa pensar historicamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A disciplina de História da educação na formação de professores: contribuições para a atividade docente. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-12
dc.description.abstract The work is linked to the theme History of Education and Teacher Training. The study proposes a discussion on the subject History of Education as a curricular component present in the training of pedagogues, and, in particular, of two teachers working in the Canaúna District (Ipaumirim-CE). The general objective of the work is to reflect on the contributions of the subject History of Education to the teaching activity. The scientific approach of the work is defined as qualitative, involving field research in the locus of investigation and the conducting of interviews; bibliographic review; and documentary research based on the location and analysis of course plans that guided the training of two teachers working in the initial years of Elementary School. The monographic text is organized into an Introduction, three sections of a theoretical-methodological and analytical nature, and final considerations. Based on the investigation of course plans and analytical discussions linked to the interviewees' statements and the theoretical framework, it was possible to reflect on the contributions of the disciplines History of Education I and II to teaching activities, considering the relevance of the discipline History of Education, especially in the sense of enabling the construction of a solid knowledge base that contributes to the formation of critical and reflective thinking, as a theoretical and methodological foundation for thinking historically. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41551
dc.date.accessioned 2025-04-08T13:25:35Z
dc.date.available 2025-04-08
dc.date.available 2025-04-08T13:25:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Atividade docente pt_BR
dc.subject Componente curricular pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject Teaching activity pt_BR
dc.subject Curriculum component pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CATARINA, Jhonatas Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The discipline of History of Education in teacher training: contributions to teaching activity. pt_BR
dc.identifier.citation CATARINA, Jhonatas Alves. A disciplina de História da educação na formação de professores: contribuições para a atividade docente. 2024.46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta