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Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB.

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dc.creator.ID LIMA, M. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4988263151912005 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.advisor1ID FLORENTINO, H. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6583258182459011 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, José Deomar de Souza.
dc.contributor.referee2 MACHADO, Myller Gomes.
dc.description.resumo Objetivou-se nessa pesquisa analisar a contribuição de práticas de educação ambiental popular na desconstrução de representações sociais do Semiárido. O estudo foi realizado no ano de 2019 com cinco crianças de 7 a 13 anos de idade de uma comunidade do Sitio Angico Torto, Santana de Mangueira – PB, através de uma abordagem quali-quantitativa com ênfase no estudo de caso, em três momentos: I diagnóstico (Pré-teste), II intervenção, III avaliação (Pós-teste). Os resultados indicaram que no pré-teste as crianças fizeram relação de meio ambiente e Semiárido à aspectos relacionados à natureza e à clima, já no pós-teste estes conceitos migraram para lugar de possibilidade e lugar para viver. As crianças alcançaram um progresso conceitual sobre aspectos da própria realidade, no entanto, ainda possuem uma visão limitada da realidade em que vivem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Meio Ambiente. pt_BR
dc.title Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-10-31
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41552
dc.date.accessioned 2025-04-08T14:25:52Z
dc.date.available 2025-04-08
dc.date.available 2025-04-08T14:25:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental popular pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Convivência com o semiárido pt_BR
dc.subject Semiárido pt_BR
dc.subject Nordeste - Brasil pt_BR
dc.subject Popular environmental education pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Living with the semi-arid region pt_BR
dc.subject Semi-arid pt_BR
dc.subject Northeast - Brazil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria José Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Popular environmental education as strategies for coexisting with the semi-arid region: a training proposal for the Community of Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Maria José Soares de. Educação ambiental popular como estratégias de convivência com o semiárido: uma proposta formativa para a Comunidade do Sítio Angico Torto, Santana de Mangabeira - PB. 2019. 30f. Artigo (Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento no Semiárido) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Objetivó-se en esta investigación analizar la contribución de prácticas de educación ambiental popular en la desconstrucción de representaciones sociales en el semiárido. El estudio fue realizado en el año de 2019 con cinco niños de 7 a 13 años de edad de una comunidad del Angico Torto, Santana de Mangueira- PB, través de una abordaje cuali-cuantitativa con énfasis en estudio de caso, en tres momentos: I diagnostico (pre- teste), II intervención, III evaluación (pos-teste). Los resultados indicaron que no pre-teste los niños hicieran relación del medio ambiente y semiárido a los aspectos relacionados a la naturaleza y al clima, ya el pos-teste estos conceptos migraron para lugar de posibilidades e lugar para vivir. Los niños alcanzaran un progreso conceptual sobre aspectos de la propia realidad, sin embargo, además posen una visión limitada de la realidad en que viven. pt_BR


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