Dépôt DSpace/Manakin

A educação ambiental no ensino de Química: uma proposta didática baseada em Peer Instruction.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID ALVES, D. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9827155523086993 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.advisor1ID LEITÃO, E. F. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7678437706994830 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso propõe um roteiro de aprendizagem baseado na metodologia Peer Instruction (PI), com ênfase na educação ambiental no ensino de química, abordando o tema da problemática da camada de ozônio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa com o objetivo de fornecer um material para professores que possam trabalhar a autonomia, criatividade e protagonismo do aluno, sendo um facilitador pedagógico no processo de ensino. A proposta didática segue um fluxograma que inicia com indicação de leitura, usando a metodologia de sala de aula invertida, e para explanação do tema foi elaborado vídeo-aula e em seguida elaboração de questionário com links disponibilizados para acesso em plataforma online, bem como planos de aulas, para que professores tenham uma orientação ou possam adaptar para trabalhar outros assuntos, seguindo uma organização. Foi possível identificar que a Peer Instruction pode ser utilizada com outras metodologias, possibilitando uma avaliação formativa, e implantando a conscientização ambiental diante o tema abordado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title A educação ambiental no ensino de Química: uma proposta didática baseada em Peer Instruction. pt_BR
dc.date.issued 2024-11-29
dc.description.abstract This course conclusion proposes a learning script based on the Peer Instruction (PI) methodology, with an emphasis on environmental education in chemistry teaching, addressing the issue of the ozone layer problem. This is a descriptive estudy with a qualitative approach with the protagonism, being a pedagogical facilitador in the teaching process. The didactic proposal follows a flowchart that begins with an indication of reading, using the inverted classrom methodology, and to explain the topic, a video lesson was created, followed by a questionnaire with links available for access on an online platform, as well as lesson plans, so that teachers have guidance or can adapt to work on other subjects, following an organization. It was possible to identify that Peer Instruction can be used with other methodologies, enabling formative assessment and environmental awareness of the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41554
dc.date.accessioned 2025-04-08T15:18:45Z
dc.date.available 2025-04-08
dc.date.available 2025-04-08T15:18:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Metodologia Peer Instrution pt_BR
dc.subject Química e meio ambiente pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Instrução entre pares pt_BR
dc.subject Educação ambiental - química pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Metodologia Peer Instrution pt_BR
dc.subject Chemistry and environment pt_BR
dc.subject Didactic proposal pt_BR
dc.subject Peer instruction pt_BR
dc.subject Environmental education - chemistry pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Dayane Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in Chemistry teaching: a didactic proposal based on Peer Instruction. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Dayane Viana. A educação ambiental no ensino de Química: uma proposta didática baseada em Peer Instruction. 2024. 32f. Monografia (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte