Dépôt DSpace/Manakin

“Olhe, se você for pra feira eu garanto a você que nunca vai faltar um real no seu bolso”: novas disposições e mobilização de capitais de agricultores feirantes na construção e consolidação da Feira do Produtor no município de Areia-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FRUTUOSO, R. F. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6911031846668498 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 RAMIRO, Patrícia Alves.
dc.contributor.advisor-co1ID RAMIRO, Patrícia Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7155476977488017 pt_BR
dc.contributor.referee1 MIRANDA, Roberto de Sousa.
dc.contributor.referee2 CORTELETTI, Roseli de Fátima.
dc.contributor.referee3 RUFINO, Márcia Calderipe Farias.
dc.contributor.referee4 FREITAS, Geovani Jacó de.
dc.description.resumo A pesquisa tem por objetivo analisar um grupo de agricultores que são também feirantes associados num projeto de comercialização de uma feira popular no município de Areia, estado da Paraíba, todas as sextas-feiras pela manhã desde o ano de 2008, denominada “Feira do produtor”. Observamos as dinâmicas sociais envolvidas na criação e permanência da feira, assim com as trajetórias dos agentes sociais inseridos na proposta e suas expectativas em relação ao projeto de comercialização. Projeto de comercialização da produção local, que tem em uma de suas principais características, oferecer produtos locais e livre de agrotóxicos em contraponto aos produtos oriundos do CEASA e comercializados pelos comerciantes da feira livre que acontece aos sábados. Analisamos o processo de organização e articulação entre diferentes atores sociais e instituições públicas e privadas com ênfase na caracterização dos feirantes e suas possibilidades no negócio. A abordagem metodológica adotada foi mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos através da combinação de um conjunto de técnicas de coleta de dados tais como: pesquisa bibliográfica e documental, coleta de dados primários e secundários, observação participante, realização de entrevista e anotações em diário de campo. Além disso, os conceitos de espaço social e capitais em Bourdieu foram essenciais para entender como os agentes disputam esses espaços e como a posse de determinado capital ou sua ausência irá influenciar na entrada, permanência ou mesmo na saída da feira. Os resultados mostraram que a criação da feira e da associação dos agricultores feirantes não foram suficientes para consolidar a feira enquanto um projeto coletivo, pois a maioria dos agricultores não conseguiram permanecer. Dos poucos que permaneceram, alguns adquiriram novas disposições que juntamente com os capitais acumulados ao longo de suas trajetórias individuais, lhes permitiu construir novos capitais em torno do projeto da Feira do Produtor e até se lançar outros projetos de comercialização. Dessa forma, a chegada à feira resultou na reconstrução das subjetividades e na aquisição de novos conhecimentos pelos participantes, trazendo mudanças significativas na dinâmica de suas vidas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title “Olhe, se você for pra feira eu garanto a você que nunca vai faltar um real no seu bolso”: novas disposições e mobilização de capitais de agricultores feirantes na construção e consolidação da Feira do Produtor no município de Areia-PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-06-14
dc.description.abstract The research aims to analyze a group of farmers who are also market vendors, associated with a marketing project for a popular market in the municipality of Areia, in the state of Paraíba, held every Friday morning since 2008, called the "Producers' Market." We observed the social dynamics involved in the creation and sustainability of the market, as well as the trajectories of the social agents involved in the initiative and their expectations regarding the marketing project. The project, which focuses on the commercialization of local production, is characterized by offering local products free of pesticides, in contrast to products sourced from CEASA and sold by vendors at the open market that takes place on Saturdays. We analyzed the process of organization and coordination among different social actors and public and private institutions, with an emphasis on characterizing the vendors and their business opportunities. The methodological approach was mixed, integrating qualitative and quantitative methods through the combination of various data collection techniques, such as bibliographic and documentary research, primary and secondary data collection, participant observation, interviews, and field notes. Furthermore, Bourdieu's concepts of social space and capital were essential to understanding how the agents compete for these spaces and how the possession or lack of certain capital influences their entry, permanence, or even exit from the market. The results showed that the creation of the market and the association of market farmers were not sufficient to consolidate the market as a collective project, as most farmers were unable to remain. Of the few who stayed, some acquired new dispositions, which, together with the capital accumulated throughout their individual trajectories, allowed them to build new capital around the "Producers' Market" project and even launch other marketing ventures. Thus, their participation in the market led to the reconstruction of subjectivities and the acquisition of new knowledge by the participants, bringing significant changes to the dynamics of their lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41560
dc.date.accessioned 2025-04-09T12:11:33Z
dc.date.available 2025-04-09
dc.date.available 2025-04-09T12:11:33Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Sociologia rural pt_BR
dc.subject Feira – agricultores – feirantes associados pt_BR
dc.subject Capital social pt_BR
dc.subject Feira do produtor - Areia-PB pt_BR
dc.subject Rural sociology pt_BR
dc.subject Fair – farmers – associated market vendors pt_BR
dc.subject Share capital pt_BR
dc.subject Producer's fair - Areia-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Look, if you go to the fair I guarantee you that you will never lack a single real in your pocket”: new provisions and mobilization of capital from farmers in the construction and consolidation of the Producer's Fair in the municipality of Areia-PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FRUTUOSO, Rosana Fernandes de Oliveira. “Olhe, se você for pra feira eu garanto a você que nunca vai faltar um real no seu bolso”: novas disposições e mobilização de capitais de agricultores feirantes na construção e consolidação da Feira do Produtor no município de Areia-PB. 2025. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte