DSpace/Manakin Repository

Identificação de correspondências entre produtos a partir de descrições textuais curtas

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, André Luiz Firmino pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5729800124276465 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAPTISTA, Cláudio de Souza
dc.contributor.advisor1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.referee2 VALADARES, Dalton Cézane Gomes.
dc.contributor.referee3 BRAZ JUNIOR, Geraldo.
dc.contributor.referee4 BARBOSA, Luciano de Andrade.
dc.contributor.referee5 ANDRADE, Fabio Gomes de.
dc.description.resumo O processo decisório nas organizações depende cada vez mais de dados. Contudo, problemas relacionados à qualidade desses dados, como informações incompletas, inconsistentes e redundantes, representam desafios significativos. A integração de dados surge como uma área de pesquisa fundamental para combinar e unificar informações provenientes de diferentes fontes e formatos, mesmo em ambientes heterogêneos e autônomos, de modo a proporcionar uma visão abrangente e consistente das informações. No contexto de transações comerciais de compra e venda, as empresas emitem notas fiscais para comprovar as transações realizadas. Entretanto, os dados dos produtos presentes nessas notas fiscais não possuem padronização, podendo apresentar descrições curtas, variadas e inconsistências. Esta pesquisa aborda os desafios técnicos de integração de dados e Product Matching em cenários com dados limitados ou incompletos, como os presentes em notas fiscais. A abordagem proposta, denominada STEPMatch, utiliza técnicas de Recuperação da Informação e Processamento de Linguagem Natural para realizar a correspondência entre textos curtos, como as descrições de produtos encontradas nas notas fiscais. Os resultados obtidos demonstram a eficácia do STEPMatch na correspondência entre produtos, alcançando uma acurácia de 98,11% em um cenário de teste. Técnicas de Cross-Lingual Learning também foram exploradas de forma inovadora na área de Product Matching, aprimorando a generalização dos modelos de aprendizado de máquina em contextos com escassez de dados anotados, com resultados promissores na adaptação entre idiomas e domínios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Identificação de correspondências entre produtos a partir de descrições textuais curtas pt_BR
dc.date.issued 2025-04-10
dc.description.abstract Decision-making processes in organizations increasingly depend on data. Therefore, issues related to data quality, such as incomplete, inconsistent, and redundant information, represent significant challenges. Data integration emerges as a critical research area, focused on combining and unifying information from different sources and formats, even in heterogeneous and autonomous environments, aiming to provide a comprehensive and consistent data view. For commercial transactions, companies issue invoices to document sales and purchases. However, the product data within these invoices often lack standardization, potentially presenting short, varied, and inconsistent descriptions. This research addresses the technical challenges of data integration and Product Matching in scenarios with limited or incomplete data, such as those in invoices. Our proposed approach, STEPMatch, leverages Information Retrieval and Natural Language Processing techniques to match short texts, such as invoice product descriptions. The results demonstrated the effectiveness of STEPMatch, achieving an accuracy of 98.11% in a test scenario. Additionally, we present a novel approach by adopting cross-lingual learning techniques within the Product Matching field, enhancing the generalization of machine learning models in contexts with limited labeled data and yielding promising results in cross-lingual and cross-domain adaptation. Our primary contribution lies in adopting machine learning techniques for product-matching, training in scenarios targeting low-resource language data, and demonstrating the feasibility of improving product-matching quality in large volumes of data from distinct languages pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41569
dc.date.accessioned 2025-04-10T12:55:02Z
dc.date.available 2025-04-10
dc.date.available 2025-04-10T12:55:02Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Recuperação da Informação pt_BR
dc.subject Cross-Lingual Learning pt_BR
dc.subject Processamento de Linguagem Natural pt_BR
dc.subject Integração de Dados pt_BR
dc.subject Product Matching pt_BR
dc.subject Information Retrieval pt_BR
dc.subject Cross Lingual Learning pt_BR
dc.subject Natural Language Processing pt_BR
dc.subject Data Integration pt_BR
dc.subject Product Matching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, André Luiz Firmino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Identifying product matches from short textual descriptions pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, André Luiz Firmino. Identificação de correspondências entre produtos a partir de descrições textuais curtas. 2024. 145 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta