DSpace/Manakin Repository

Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, M. A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1551799012813390 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suenia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo O presente trabalho que possui como tema As práticas da Pedagogia Social: Concepções de Idosas da Instituição de Longa Permanência Luca Zorn, é uma temática necessária para o contexto social, mediante o papel importante que esta exerce, pois possui um olhar atento e voltado em especial aos indivíduos que mais precisam de suas práticas. Partindo disto, a pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de Longa Permanência Luca Zorn. Teoricamente, parte da revisão da literatura sobre a temática em destaque. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter exploratória e abordagem qualitativa. Utilizou-se para coleta de dados a entrevista estruturada e a observação não participante bem como o Diário de Campo. Os resultados, apontam contribuições pertinentes da Pedagogia Social no trabalho com os idosos na Instituição de longa permanência Luca Zorn. Outrossim, que as ações dessa Pedagogia no interior da instituição colaboram para o processo adaptativo das idosas residentes, quando proporciona o desenvolvimento motor e cognitivo, a imaginação e criatividade. Também, possibilitou identificar que a Pedagogia Social, eleva a qualidade de vida, contribui para o bem-estar, melhora a sua saúde, inclusive a mental e aperfeiçoa as interações sociais das idosas. Conclui-se, que a Pedagogia Social em meio a Instituição Luca Zorn é necessária, pois suas ações práticas, corroboram significativamente para o desenvolvimento das diversas áreas que compõem a pessoa idosa desde as suas interações a evolução da sua saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024). pt_BR
dc.date.issued 2024-11-14
dc.description.abstract This research, entitled "The Practices of Social Pedagogy: Conceptions of Elderly Women at the Luca Zorn Long-Term Care Institution," addresses a crucial topic in the social context, given the significant role that social pedagogy plays in providing focused attention to those most in need of its practices. The objective of this study was to understand the contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long-Term Care Institution. Theoretically, the research is grounded in a review of the literature on the subject. It is a field research with an exploratory character and a qualitative approach. Structured interviews, non- participant observation, and a field diary were used for data collection. The results indicate relevant contributions of social pedagogy in working with the elderly at the Luca Zorn Long- Term Care Institution. Furthermore, the actions of this pedagogy within the institution contribute to the adaptive process of the resident elderly women by promoting motor and cognitive development, imagination, and creativity. It was also possible to identify that social pedagogy elevates the quality of life, contributes to well-being, improves mental and physical health, and enhances social interactions among the elderly women. It is concluded that social pedagogy within the Luca Zorn Institution is necessary, as its practical actions significantly contribute to the development of the various areas that comprise the elderly person, from their interactions to the evolution of their health. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41571
dc.date.accessioned 2025-04-10T13:54:05Z
dc.date.available 2025-04-10
dc.date.available 2025-04-10T13:54:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia Social pt_BR
dc.subject Instituição de Longa Permanência - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Idosos institucionalizados pt_BR
dc.subject Luca Zorn - Instituição de Longa Permanência pt_BR
dc.subject Social Pedagogy pt_BR
dc.subject Long-Term Care Institution - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Institutionalized elderly pt_BR
dc.subject Luca Zorn - Long-Term Care Institution pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Aparecida de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social pedagogy practices: conceptions of elderly women in the long-term care institution Luca Zorn - Cajazeiras (2024). pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Aparecida de Lima. Práticas da pedagogia social: concepções de idosas da instituição de longa permanência Luca Zorn - Cajazeiras (2024). 2024.71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta