DSpace/Manakin Repository

Análise das representações e apropriações históricas em "Ghost of Tsushima".

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELIX, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3222336215306172 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, José Otávio.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, J. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 pt_BR
dc.contributor.referee1 APOLONI, Rodrigo Wolff.
dc.contributor.referee2 KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
dc.contributor.referee3 GOMES , Márcia Maria Costa.
dc.description.resumo Este trabalho investiga as apropriações e representações históricas em "Ghost of Tsushima". Para análise no presente trabalho, busca-se repartir o texto em três momentos. Uma historização do "Ghost of Tsushima" ao localizá-lo no próprio contexto histórico/cultural e as influências que influenciaram o resultado final da estrutura da obra no segmento da indústria cultural de entretenimento dos jogos eletrônicos; posteriormente, é traçado o processo histórico que possibilitou as condições materiais e certo fascínio pela imagem do guerreiro oriental no imaginário popular; e traça-se uma análise direta das representações e apropriações produzidas sobre o Japão Kamakura em "Ghost of Tsushima". Tem-se como conceito-chave nesta pesquisa os jogos como fenômenos históricos e culturais a partir dos trabalhos desenvolvidos por Johan Huizinga e Cultura Pop a partir dos estudos desenvolvidos por Thiago Soares. A metodologia da pesquisa consiste na análise semiótica, pois oferece possibilidades de recortes do objeto de forma que simplifique a forma como entendemos a construção dos símbolos e das ideias expressas na obra, junto ao estudo indiciário proposto por Dubois, do olhar investigativo para além da obra pronta, mas considerando o campo de forças e influências que possibilitaram a criação dessa obra de caráter nacionalista que propõe, dentro das suas assumidas limitações de história ficcional, reproduzir um Japão Feudal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Análise das representações e apropriações históricas em "Ghost of Tsushima". pt_BR
dc.date.issued 2025-03-17
dc.description.abstract This work investigates the historical appropriations and representations in "Ghost of Tsushima." For the purposes of analysis, the text is divided into three parts. A historicization of "Ghost of Tsushima" by placing it in its own historical/cultural context and the influences that influenced the final result of the structure of the work in the segment of the cultural entertainment industry of electronic games is outlined; subsequently, the historical process that made possible the material conditions and a certain fascination with the image of the oriental warrior in the popular imagination is outlined; and a direct analysis of the representations and appropriations produced about Kamakura Japan in "Ghost of Tsushima" is outlined. The key concepts in this research are games as historical and cultural phenomena based on the works developed by Johan Huizinga and pop culture based on the studies developed by Thiago Soares. The research methodology consists of semiotic analysis, which offers possibilities for cutting out the object in a way that simplifies the way we understand the construction of symbols and ideas expressed in the work, together with the evidentiary study proposed by Dubois of the investigative look beyond the finished work, but considering the field of forces and influences that made possible the creation of this work of a nationalist nature that proposes, within its assumed limitations of fictional history, to reproduce a feudal Japan. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41582
dc.date.accessioned 2025-04-11T11:23:51Z
dc.date.available 2025-04-11
dc.date.available 2025-04-11T11:23:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – análise da obra pt_BR
dc.subject Japão – invasão mongol pt_BR
dc.subject Jogo eletrônico pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – apropriação histórica pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – representações históricas pt_BR
dc.subject Análise histórica – fenômenos sociais pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – analysis of the work pt_BR
dc.subject Japan – Mongol invasion pt_BR
dc.subject Electronic game pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – historical appropriation pt_BR
dc.subject Ghost of Tsushima – historical representations pt_BR
dc.subject Historical analysis – social phenomena pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELIX, Alex Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of historical representations and appropriations in "Ghost of Tsushima". pt_BR
dc.identifier.citation FELIX, Alex Souza. Análise das representações e apropriações históricas em "Ghost of Tsushima". 2025. 237 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta