dc.creator.ID |
FELIX, A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3222336215306172 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, José Otávio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
APOLONI, Rodrigo Wolff. |
|
dc.contributor.referee2 |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
|
dc.contributor.referee3 |
GOMES , Márcia Maria Costa. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho investiga as apropriações e representações históricas em "Ghost of Tsushima".
Para análise no presente trabalho, busca-se repartir o texto em três momentos. Uma
historização do "Ghost of Tsushima" ao localizá-lo no próprio contexto histórico/cultural e as
influências que influenciaram o resultado final da estrutura da obra no segmento da indústria
cultural de entretenimento dos jogos eletrônicos; posteriormente, é traçado o processo
histórico que possibilitou as condições materiais e certo fascínio pela imagem do guerreiro
oriental no imaginário popular; e traça-se uma análise direta das representações e
apropriações produzidas sobre o Japão Kamakura em "Ghost of Tsushima". Tem-se como
conceito-chave nesta pesquisa os jogos como fenômenos históricos e culturais a partir dos
trabalhos desenvolvidos por Johan Huizinga e Cultura Pop a partir dos estudos desenvolvidos
por Thiago Soares. A metodologia da pesquisa consiste na análise semiótica, pois oferece
possibilidades de recortes do objeto de forma que simplifique a forma como entendemos a
construção dos símbolos e das ideias expressas na obra, junto ao estudo indiciário proposto
por Dubois, do olhar investigativo para além da obra pronta, mas considerando o campo de
forças e influências que possibilitaram a criação dessa obra de caráter nacionalista que
propõe, dentro das suas assumidas limitações de história ficcional, reproduzir um Japão
Feudal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Análise das representações e apropriações históricas em "Ghost of Tsushima". |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-17 |
|
dc.description.abstract |
This work investigates the historical appropriations and representations in "Ghost of
Tsushima." For the purposes of analysis, the text is divided into three parts. A historicization
of "Ghost of Tsushima" by placing it in its own historical/cultural context and the influences
that influenced the final result of the structure of the work in the segment of the cultural
entertainment industry of electronic games is outlined; subsequently, the historical process
that made possible the material conditions and a certain fascination with the image of the
oriental warrior in the popular imagination is outlined; and a direct analysis of the
representations and appropriations produced about Kamakura Japan in "Ghost of Tsushima" is
outlined. The key concepts in this research are games as historical and cultural phenomena
based on the works developed by Johan Huizinga and pop culture based on the studies
developed by Thiago Soares. The research methodology consists of semiotic analysis, which
offers possibilities for cutting out the object in a way that simplifies the way we understand
the construction of symbols and ideas expressed in the work, together with the evidentiary
study proposed by Dubois of the investigative look beyond the finished work, but considering
the field of forces and influences that made possible the creation of this work of a nationalist
nature that proposes, within its assumed limitations of fictional history, to reproduce a feudal
Japan. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41582 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T11:23:51Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11 |
|
dc.date.available |
2025-04-11T11:23:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – análise da obra |
pt_BR |
dc.subject |
Japão – invasão mongol |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – apropriação histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – representações históricas |
pt_BR |
dc.subject |
Análise histórica – fenômenos sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – analysis of the work |
pt_BR |
dc.subject |
Japan – Mongol invasion |
pt_BR |
dc.subject |
Electronic game |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – historical appropriation |
pt_BR |
dc.subject |
Ghost of Tsushima – historical representations |
pt_BR |
dc.subject |
Historical analysis – social phenomena |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELIX, Alex Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of historical representations and appropriations in "Ghost of Tsushima". |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELIX, Alex Souza. Análise das representações e apropriações históricas em "Ghost of Tsushima". 2025. 237 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |