dc.creator.ID |
SILVA, A. G. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0565807948463360 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
TATIANNA SANTOS DA COSTA, NAYARA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, JOSEVANDRO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem de equações do
1o grau no ensino fundamental, um tema relevante no contexto educacional brasileiro. O estudo
confirma que o ensino de Matemática enfrenta obstáculos significativos que afetam a
compreensão e a habilidade dos estudantes. Os dados mostram que a falta de formação contínua
e valorização dos professores, somados a uma abordagem pedagógica inadequada, e antiquada,
contribuem para a baixa performance dos estudantes. Além disso, a correlação entre o nível
socioeconômico e o desempenho dos alunos em Matemática demonstra diferenças
significativas que dificultam o aprendizado. A pesquisa aborda também as implicações da visão
popular sobre Matemática, que muitas vezes desestimula os alunos, e propõe estratégias de
ensino que podem facilitar a compreensão das equações do 1o grau, promovendo uma educação
mais inclusiva e eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-10 |
|
dc.description.abstract |
This study investigates the difficulties in learning first-degree equations in elementary
education, a topic of significant relevance in the Brazilian educational context. The research
highlights that the teaching of Mathematics faces structural challenges that impact students'
understanding and proficiency. Data show that the lack of ongoing training and appreciation
for teachers, combined with inadequate pedagogical approaches, contribute to students' poor
performance. Furthermore, the relationship between socioeconomic status and performance in
Mathematics reveals inequalities that hinder learning. The research also addresses the
implications of popular perceptions about Mathematics, which often discourage students, and
proposes teaching strategies that can facilitate understanding of first-degree equations,
promoting a more inclusive and effective education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T12:05:47Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11 |
|
dc.date.available |
2025-04-11T12:05:47Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Equação de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – alunos – aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
First-degree equation |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - students - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Center for Education and Health |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Ecuación de primer grado |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas – escuela primaria |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas – formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas – estudiantes – aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educación y Salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alex Graciliano Nunes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Difficulty in learning first-degree equations in elementary education: a bibliographical investigation. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dificultad en el aprendizaje de ecuaciones de primer grado en educación fundamental: una investigación bibliográfica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Alex Graciliano Nunes da. Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino
fundamental: uma investigação bibliográfica. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El presente estudio tiene como objetivo analizar las dificultades en el aprendizaje de ecuaciones de
1er año de la educación fundamental, un tema relevante en el contexto educativo brasileño. el estudio
confirma que la enseñanza de las Matemáticas enfrenta obstáculos importantes que afectan la
comprensión y capacidad de los estudiantes. Los datos muestran que la falta de formación continua
y la valoración del profesorado, sumada a un enfoque pedagógico inadecuado y obsoleto,
Contribuyen al bajo rendimiento de los estudiantes. Además, la correlación entre el nivel
El rendimiento socioeconómico y estudiantil en matemáticas muestra diferencias
significativos que dificultan el aprendizaje. La investigación también aborda las implicaciones de la visión.
popular sobre las Matemáticas, que a menudo desalienta a los estudiantes, y propone estrategias para
enseñanza que pueda facilitar la comprensión de ecuaciones de primer grado, promoviendo una educación
Más inclusiva y eficaz. |
pt_BR |