DSpace/Manakin Repository

Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. G. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0565807948463360 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID TATIANNA SANTOS DA COSTA, NAYARA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Josevandro Barros.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, Josevandro Barros. pt_BR
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, JOSEVANDRO. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem de equações do 1o grau no ensino fundamental, um tema relevante no contexto educacional brasileiro. O estudo confirma que o ensino de Matemática enfrenta obstáculos significativos que afetam a compreensão e a habilidade dos estudantes. Os dados mostram que a falta de formação contínua e valorização dos professores, somados a uma abordagem pedagógica inadequada, e antiquada, contribuem para a baixa performance dos estudantes. Além disso, a correlação entre o nível socioeconômico e o desempenho dos alunos em Matemática demonstra diferenças significativas que dificultam o aprendizado. A pesquisa aborda também as implicações da visão popular sobre Matemática, que muitas vezes desestimula os alunos, e propõe estratégias de ensino que podem facilitar a compreensão das equações do 1o grau, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-10
dc.description.abstract This study investigates the difficulties in learning first-degree equations in elementary education, a topic of significant relevance in the Brazilian educational context. The research highlights that the teaching of Mathematics faces structural challenges that impact students' understanding and proficiency. Data show that the lack of ongoing training and appreciation for teachers, combined with inadequate pedagogical approaches, contribute to students' poor performance. Furthermore, the relationship between socioeconomic status and performance in Mathematics reveals inequalities that hinder learning. The research also addresses the implications of popular perceptions about Mathematics, which often discourage students, and proposes teaching strategies that can facilitate understanding of first-degree equations, promoting a more inclusive and effective education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583
dc.date.accessioned 2025-04-11T12:05:47Z
dc.date.available 2025-04-11
dc.date.available 2025-04-11T12:05:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Equação de primeiro grau pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Matemática – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Matemática – formação de professores pt_BR
dc.subject Matemática – alunos – aprendizagem pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject First-degree equation pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Mathematics - elementary education pt_BR
dc.subject Mathematics - teacher training pt_BR
dc.subject Mathematics - students - learning pt_BR
dc.subject Center for Education and Health pt_BR
dc.subject Matemáticas - enseñanza pt_BR
dc.subject Ecuación de primer grado pt_BR
dc.subject Enseñanza de matemáticas pt_BR
dc.subject Matemáticas – escuela primaria pt_BR
dc.subject Matemáticas – formación de profesores pt_BR
dc.subject Matemáticas – estudiantes – aprendizaje pt_BR
dc.subject Centro de Educación y Salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alex Graciliano Nunes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulty in learning first-degree equations in elementary education: a bibliographical investigation. pt_BR
dc.title.alternative Dificultad en el aprendizaje de ecuaciones de primer grado en educación fundamental: una investigación bibliográfica. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Alex Graciliano Nunes da. Dificuldade na aprendizagem em equações do primeiro grau no ensino fundamental: uma investigação bibliográfica. 2024. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41583 pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio tiene como objetivo analizar las dificultades en el aprendizaje de ecuaciones de 1er año de la educación fundamental, un tema relevante en el contexto educativo brasileño. el estudio confirma que la enseñanza de las Matemáticas enfrenta obstáculos importantes que afectan la comprensión y capacidad de los estudiantes. Los datos muestran que la falta de formación continua y la valoración del profesorado, sumada a un enfoque pedagógico inadecuado y obsoleto, Contribuyen al bajo rendimiento de los estudiantes. Además, la correlación entre el nivel El rendimiento socioeconómico y estudiantil en matemáticas muestra diferencias significativos que dificultan el aprendizaje. La investigación también aborda las implicaciones de la visión. popular sobre las Matemáticas, que a menudo desalienta a los estudiantes, y propone estrategias para enseñanza que pueda facilitar la comprensión de ecuaciones de primer grado, promoviendo una educación Más inclusiva y eficaz. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta