dc.contributor.advisor1 |
GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GOUVEIA, B. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Gouveia, Bernadete de Lourdes André. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRÉ GOUVEIA, BERNADETE DE LOURDES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6649435482562640 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOUVEIA, B. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Gouveia, Bernadete de Lourdes André. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRÉ GOUVEIA, BERNADETE DE LOURDES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6649435482562640 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PIMENTEL, E.R.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Edlene Regis Silva Pimentel. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de alimentar-se envolve várias etapas, se inicia quando o alimento é
levado à boca e vai até outros órgãos desse sistema que começam a trabalhar no processo que
vai desde a trituração dos alimentos até a absorção dos nutrientes. Devido às diversas
doenças e problemas críticos de deglutição, é necessário por conduta médica e internação
hospitalar, necessitando de cateterismo gástrico para a manutenção da função orgânica e
melhora da saúde no qual o enfermeiro deve ter conhecimento suficiente para realização do
cateterismo gástrico e enteral, para que seja realizada a terapia nutricional, já que o mesmo
tem respaldo sobre esse procedimento. Contudo é importante saber se existem falhas no
conhecimento aprendizagem destes profissionais desde a formação enquanto estudantes da
graduação do curso de enfermagem sobre a inserção de sonda gástrica e enteral. Objetivo:
identificar os conhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo gástrico e
enteral depois de cursar a disciplina de Semiologia e Semiotécnica II. Método: Estudo
exploratório descritivo com abordagem quantitativa. O estudo obedecerá aos requisitos da
Resolução No. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que aprova as normas
regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, respaldada pelo parecer
consubstanciado do comitê de Ética e Pesquisa número: 6.964.894, ocorrido no mês de
agosto. Resultados: O estudo alcançou uma adesão elevada dos estudantes de enfermagem os
quais demonstraram conhecimento significativo sobre cateterismo gástrico/enteral, no qual
responderam todas as questões do instrumento. Foi observado que os graduandos apresentam
lacunas no conhecimento, especialmente, no que diz respeito à segurança e confiança para
realizar o procedimento de cateterismo gástrico. Esse déficit pode ser atribuído à carga horária
limitada de práticas oferecidas nos cursos de Enfermagem, o que impacta diretamente no
desenvolvimento das habilidades necessárias e na segurança tanto do acadêmico quanto do
paciente Conclusão: Infere-se que contribui significativamente para o aprimoramento da
formação dos alunos, incentivando-os a buscar melhorias contínuas em seus processos de
aprendizagem propondo a incorporação de metodologias pedagógicas inovadoras, garantindo
uma formação mais sólida e segura favorecendo o desenvolvimento de competências e a
segurança do acadêmico, preparando-o de maneira mais eficaz para os desafios clínicos da
área da saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo gástrico e enteral. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-27 |
|
dc.description.abstract |
The process of eating involves several steps. It begins when food is taken to the mouth and goes to other organs in this system that begin to work in the process that goes from grinding food to absorbing nutrients. Due to the various diseases and critical swallowing problems, medical conduct and hospitalization are necessary, requiring gastric catheterization to maintain organic function and improve health. In this case, the nurse must have sufficient knowledge to perform gastric and enteral catheterization, so that nutritional therapy can be performed, since the nurse has support for this procedure. However, it is important to know if there are gaps in the knowledge learned by these professionals since their training as undergraduate nursing students about the insertion of gastric and enteral tubes. Objective: to identify the knowledge of nursing students about gastric and enteral catheterization after taking the Semiology and Semiotics II course. Method: Descriptive exploratory study with a quantitative approach. The study will comply with the requirements of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council, which approves the regulatory standards for research involving human beings, supported by the substantiated opinion of the Ethics and Research Committee, number: 6,964,894, issued in August. Results: The study achieved high adherence among nursing students, who demonstrated significant knowledge about gastric/enteral catheterization, and answered all the questions in the instrument. It was observed that undergraduates have gaps in knowledge, especially regarding safety and confidence in performing the gastric catheterization procedure. This deficit can be attributed to the limited workload of practical work offered in nursing courses, which directly impacts the development of necessary skills and the safety of both students and patients. Conclusion: It can be inferred that it contributes significantly to the improvement of students' training, encouraging them to seek continuous improvements in their learning processes by proposing the incorporation of innovative pedagogical methodologies, ensuring a more solid and safe training, favoring the development of skills and the safety of students, preparing them more effectively for the clinical challenges of the health area. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41589 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T14:39:45Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11 |
|
dc.date.available |
2025-04-11T14:39:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Dietoterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Terapia nutricional |
pt_BR |
dc.subject |
Deglutição |
pt_BR |
dc.subject |
Cateterismo gástrico |
pt_BR |
dc.subject |
Cateterismo enteral |
pt_BR |
dc.subject |
Cateterismo gástrico e enteral |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante de enfermagem – nutrição gástrica |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Educação e Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Diet therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Nutritional therapy |
pt_BR |
dc.subject |
Swallowing |
pt_BR |
dc.subject |
Gastric catheterization |
pt_BR |
dc.subject |
Enteral catheterization |
pt_BR |
dc.subject |
Gastric and enteral catheterization |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing student – gastric nutrition |
pt_BR |
dc.subject |
Education and Health Center |
pt_BR |
dc.subject |
Terapia dietética |
pt_BR |
dc.subject |
Tragar |
pt_BR |
dc.subject |
Cateterismo gástrico y enteral |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante de enfermería – nutrición gástrica |
pt_BR |
dc.subject |
Centro Educativo y Salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Maria’na Pereira Xavier do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge of nursing students about gastric and enteral catheterization. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conocimientos de los estudiantes de enfermería sobre cateterismo gástrico y enteral. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Maria’na Pereira Xavier do. Conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre cateterismo
gástrico e enteral. 2025. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41589 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El proceso de comer implica varias etapas, comienza cuando se ingiere el alimento.
se lleva a la boca y va a otros órganos de este sistema que comienzan a trabajar en el proceso que
Va desde moler los alimentos hasta absorber los nutrientes. Debido a las diferentes
En caso de enfermedades y problemas críticos de deglución, son necesarias conductas médicas y hospitalización.
hospital, requiriendo cateterismo gástrico para mantener la función orgánica y
mejora de la salud en la que la enfermera debe tener conocimientos suficientes para llevar a cabo las
cateterismo gástrico y enteral, para poder realizar terapia nutricional, ya que la misma
tiene soporte para este procedimiento. Sin embargo, es importante saber si existen fallas en el
aprendizaje de conocimientos de estos profesionales desde su formación como estudiantes de
Graduación del curso de enfermería en inserción de sondas gástricas y enterales. Objetivo:
Identificar el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre el cateterismo gástrico y
enteral luego de cursar la materia de Semiología y Semiótica II. Método: Estudio
Descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo. El estudio cumplirá con los requisitos de
Resolución N° 466/2012 del Consejo Nacional de Salud que aprueba las normas
que regula la investigación en seres humanos, apoyada por la opinión
sustentado por el Comité de Ética e Investigación número: 6.964.894, ocurrido en el mes de
Agosto. Resultados: El estudio logró alta adherencia entre los estudiantes de enfermería.
que demostraron conocimientos significativos sobre cateterismo gástrico/enteral, en el que
Respondió todas las preguntas del instrumento. Se observó que los estudiantes universitarios presentan
lagunas en el conocimiento, especialmente en lo que respecta a la seguridad y la confianza para
realizar el procedimiento de cateterismo gástrico. Este déficit puede atribuirse a la carga de trabajo
Número limitado de prácticas ofrecidas en los cursos de Enfermería, lo que impacta directamente en la
desarrollo de las habilidades necesarias y la seguridad tanto del ámbito académico como del
Conclusión del paciente: Se infiere que contribuye significativamente a la mejoría de
Formación de los estudiantes, animándolos a buscar mejoras continuas en sus procesos de aprendizaje
aprendizaje proponiendo la incorporación de metodologías pedagógicas innovadoras, asegurando
una formación más sólida y segura que favorezca el desarrollo de habilidades y
seguridad académica, preparándolos de manera más efectiva para los desafíos clínicos de
sector salud |
pt_BR |