dc.creator.ID |
ALVES, D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2072711217396350 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES FILHO, Antonio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES FILHO, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5985506190794929 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MELO, Wyara Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MELO, W. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8885615330187933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARACAJA, Patricio Borges. |
|
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
|
dc.contributor.referee3 |
CHAVES, Alan Del Carlos Gomes. |
|
dc.description.resumo |
As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade e são utilizadas para os
mais diversos tratamentos, contudo, percebe-se que essa prática que passa de uma
geração para outra, acaba sendo pouco aproveitada pelos jovens, principalmente, pelas
crianças e adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Diante dessa
problemática, o estudo objetivou realizar uma revisão integrativa focando no
conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais. A
metodologia trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados do Portal
Capes Periódicos e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
durante o mês de setembro de 2024. A coleta de dados utilizou os descritores:
Educação. Ensino Fundamental. Plantas Medicinais. Os cruzamentos ocorreram
mediante a utilização do descritor booleano and. A pergunta norteadora foi: Qual o
conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais? Os
critérios de inclusão para compor a revisão integrativa foram: artigos científicos,
monografias, dissertações e teses que contemplassem a temática do estudo, que fossem
escritos em língua portuguesa, possuíam acesso gratuito e fossem publicados nos
últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024. Os resultados foram encontrados em duas bases
de dados distintas, foram elas: na BDTD foram encontradas 44 dissertações e teses,
após passar pelos critérios estabelecidos na revisão integrativa restaram 13 estudos e,
destes, foram selecionadas 5 dissertações; no Portal Capes identificou-se 49 pesquisas,
após aplicação dos critérios de inclusão esse total caiu para 27 e desse total fizeram
parte da pesquisa apenas 5 artigos científicos. Dos 10 artigos selecionados para a
revisão integrativa, 5 foram dissertações e 5 são artigos científicos, publicados entre os
anos de 2019 e 2023. Conclui-se que há um bom material que apresenta o tema e que
apesar de haverem algumas dificuldades com relação ao ensino das plantas medicinais
para os alunos do ensino fundamental e até interesse dos mesmos, nota-se que os
professores, principalmente da disciplina de Ciências, buscam introduzir essa temática
das mais diversas formas, como a construção de hortas e sensibilização quanto a
importâncias das práticas voltadas a preservação ambiental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Fitotecnia |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais: uma revisão integrative. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-08 |
|
dc.description.abstract |
Medicinal plants are part of human history and are used for a wide range of treatments.
However, it is clear that this practice, which is passed down from one generation to the
next, ends up being little used by young people, especially children and adolescents in
elementary school. Given this problem, the study aimed to carry out an integrative
review focusing on the knowledge of elementary school students about medicinal
plants. The methodology is an integrative review, carried out in the databases of the
Capes Periódicos Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations
(BDTD), during the month of September 2024. Data collection used the descriptors:
Education. Elementary School. Medicinal Plants. Cross-referencing occurred using the
Boolean descriptor and. The guiding question was: What is the knowledge of
elementary school students about medicinal plants? The inclusion criteria for the
integrative review were: scientific articles, monographs, dissertations and theses that
addressed the theme of the study, were written in Portuguese, had free access and were
published in the last 5 years, that is, from 2019 to 2024. The results were found in two
different databases: in BDTD, 44 dissertations and theses were found; after going
through the criteria established in the integrative review, 13 studies remained and, of
these, 5 dissertations were selected; in the Capes Portal, 49 studies were identified; after
applying the inclusion criteria, this total fell to 27 and of this total, only 5 scientific
articles were part of the research. Of the 10 articles selected for the integrative review, 5
were dissertations and 5 were scientific articles, published between 2019 and 2023. It
was concluded that there is good material that presents the topic and that despite there
being some difficulties in relation to teaching medicinal plants to elementary school
students and even their interest, it is noted that teachers, especially those in the Science
discipline, seek to introduce this topic in the most diverse ways, such as building
vegetable gardens and raising awareness about the importance of practices aimed at
environmental preservation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41591 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T16:36:11Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11 |
|
dc.date.available |
2025-04-11T16:36:11Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Plantas medicinais |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education |
pt_BR |
dc.subject |
Medicinal plants |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Darismar Afonso Querino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge of elementary school students about medicinal plants: an integrative review. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Darismar Afonso Querino. Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais: uma revisão integrative. 2024. 35 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |