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Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais: uma revisão integrative.

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dc.creator.ID ALVES, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2072711217396350 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES FILHO, Antonio.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES FILHO, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5985506190794929 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MELO, Wyara Ferreira.
dc.contributor.advisor2ID MELO, W. F. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/8885615330187933 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJA, Patricio Borges.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee3 CHAVES, Alan Del Carlos Gomes.
dc.description.resumo As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade e são utilizadas para os mais diversos tratamentos, contudo, percebe-se que essa prática que passa de uma geração para outra, acaba sendo pouco aproveitada pelos jovens, principalmente, pelas crianças e adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Diante dessa problemática, o estudo objetivou realizar uma revisão integrativa focando no conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados do Portal Capes Periódicos e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), durante o mês de setembro de 2024. A coleta de dados utilizou os descritores: Educação. Ensino Fundamental. Plantas Medicinais. Os cruzamentos ocorreram mediante a utilização do descritor booleano and. A pergunta norteadora foi: Qual o conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais? Os critérios de inclusão para compor a revisão integrativa foram: artigos científicos, monografias, dissertações e teses que contemplassem a temática do estudo, que fossem escritos em língua portuguesa, possuíam acesso gratuito e fossem publicados nos últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024. Os resultados foram encontrados em duas bases de dados distintas, foram elas: na BDTD foram encontradas 44 dissertações e teses, após passar pelos critérios estabelecidos na revisão integrativa restaram 13 estudos e, destes, foram selecionadas 5 dissertações; no Portal Capes identificou-se 49 pesquisas, após aplicação dos critérios de inclusão esse total caiu para 27 e desse total fizeram parte da pesquisa apenas 5 artigos científicos. Dos 10 artigos selecionados para a revisão integrativa, 5 foram dissertações e 5 são artigos científicos, publicados entre os anos de 2019 e 2023. Conclui-se que há um bom material que apresenta o tema e que apesar de haverem algumas dificuldades com relação ao ensino das plantas medicinais para os alunos do ensino fundamental e até interesse dos mesmos, nota-se que os professores, principalmente da disciplina de Ciências, buscam introduzir essa temática das mais diversas formas, como a construção de hortas e sensibilização quanto a importâncias das práticas voltadas a preservação ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Fitotecnia pt_BR
dc.title Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais: uma revisão integrative. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-08
dc.description.abstract Medicinal plants are part of human history and are used for a wide range of treatments. However, it is clear that this practice, which is passed down from one generation to the next, ends up being little used by young people, especially children and adolescents in elementary school. Given this problem, the study aimed to carry out an integrative review focusing on the knowledge of elementary school students about medicinal plants. The methodology is an integrative review, carried out in the databases of the Capes Periódicos Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), during the month of September 2024. Data collection used the descriptors: Education. Elementary School. Medicinal Plants. Cross-referencing occurred using the Boolean descriptor and. The guiding question was: What is the knowledge of elementary school students about medicinal plants? The inclusion criteria for the integrative review were: scientific articles, monographs, dissertations and theses that addressed the theme of the study, were written in Portuguese, had free access and were published in the last 5 years, that is, from 2019 to 2024. The results were found in two different databases: in BDTD, 44 dissertations and theses were found; after going through the criteria established in the integrative review, 13 studies remained and, of these, 5 dissertations were selected; in the Capes Portal, 49 studies were identified; after applying the inclusion criteria, this total fell to 27 and of this total, only 5 scientific articles were part of the research. Of the 10 articles selected for the integrative review, 5 were dissertations and 5 were scientific articles, published between 2019 and 2023. It was concluded that there is good material that presents the topic and that despite there being some difficulties in relation to teaching medicinal plants to elementary school students and even their interest, it is noted that teachers, especially those in the Science discipline, seek to introduce this topic in the most diverse ways, such as building vegetable gardens and raising awareness about the importance of practices aimed at environmental preservation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41591
dc.date.accessioned 2025-04-11T16:36:11Z
dc.date.available 2025-04-11
dc.date.available 2025-04-11T16:36:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Plantas medicinais pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject Medicinal plants pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Darismar Afonso Querino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge of elementary school students about medicinal plants: an integrative review. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Darismar Afonso Querino. Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais: uma revisão integrative. 2024. 35 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


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