DSpace/Manakin Repository

Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BELCHIOR, V. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9570841087395422 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, José Cezário de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Maria Cândida de Almeida Mariz.
dc.description.resumo A educação financeira é um instrumento capaz de mostrar as pessoas a melhor forma de administrar suas finanças. É necessário saber controlar as dívidas, financiamentos, compras e investimentos de forma viável, entender a importância e as vantagens de planejar para acompanhar o orçamento pessoal e familiar. Muitas vezes não há conhecimento da importância de se estabelecer uma reserva financeira, tanto para concretizar sonhos e realizar projetos, como para reduzir os riscos em eventos inesperados. Nesse aspecto, este estudo tem como objetivo avaliar o entendimento sobre educação financeira das crianças do assentamento Margarida Maria Alves e da Creche Ivanil Salgado de Assis na cidade de Pombal – PB. Para tanto, utilizou- se de um estudo documental, observacional exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A amostra foi formada da observação em uma comunidade rural Margarina Maria Alves, onde foram selecionadas fichas de crianças da associação local com um total de 27 fichas e na creche Ivanil Salgado de Assis, com uma turma com 16 fichas de alunos, ambas com crianças de 4 anos de idade. Os resultados mostraram que as crianças conhecem o dinheiro, já em relação as simulações de compra e venda no mercado fictício, foi possível ensinar com brincadeiras, jogos e brinquedos que fazem parte do cotidiano do ser humano e por meio dessas ações é possível obter muito mais que diversão, trazendo conhecimento para as crianças. Como sugestão destaca-se a necessidade de políticas de educação financeira de longo prazo, em especial quando se fala na adoção de práticas de ensino financeiro infantil. Além disso, por meio da educação financeira as crianças não aprendem apenas a lidar com o dinheiro, mas entendem e exploram também conceitos como organização, controle, planejamento, ética e responsabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Economia. pt_BR
dc.title Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-02
dc.description.abstract Financial education is an instrument capable of showing people the best way to manage their finances. It is necessary to know how to manage debts, financing, purchases and investments in a viable way, to understand the importance and advantages of planning to keep up with the personal and family budget. There is often no knowledge of the importance of establishing a financial reserve, both to make dreams come true and carry out projects, and to reduce risks in unexpected events. In this aspect, this study aims to assess the understanding of financial education of children from the Margarida Maria Alves settlement and from the Ivanil Salgado de Assis Day Care Center in the city of Pombal - PB. For this purpose, a documentary, observational, exploratory and descriptive study was used, with a qualitative approach. The sample was formed from observation in a rural community Margarina Maria Alves, where forms of children from the local association were selected, with a total of 27 forms, and at the Ivanil Salgado de Assis day care center, with a class with 16 forms of students, both with children from 4 years old. The results showed that children know about money, in relation to the simulations of buying and selling in the fictitious market, it was possible to teach with games, games and toys that are part of human daily life and through these actions it is possible to obtain much more what fun, bringing knowledge to the kids. As a suggestion, the need for long-term financial education policies is highlighted, especially when it comes to the adoption of financial education practices for children. Furthermore, through financial education, children not only learn to deal with money, but also understand and explore concepts such as organization, control, planning, ethics and responsibility. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41594
dc.date.accessioned 2025-04-11T19:13:50Z
dc.date.available 2025-04-11
dc.date.available 2025-04-11T19:13:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Finanças pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Financial education pt_BR
dc.subject Finance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of financial education in early childhood education: study with children from the “Margarida Maria Alves” community and children from the Ivanil Salgado de Assis Daycare Center in Pombal – PB. pt_BR
dc.identifier.citation LACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior. Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB. 2023. 43 f. Artigo (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta