dc.creator.ID |
BELCHIOR, V. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9570841087395422 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, José Cezário de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0014810904673841 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Aline Carla de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Maria Cândida de Almeida Mariz. |
|
dc.description.resumo |
A educação financeira é um instrumento capaz de mostrar as pessoas a melhor forma de
administrar suas finanças. É necessário saber controlar as dívidas, financiamentos, compras e
investimentos de forma viável, entender a importância e as vantagens de planejar para
acompanhar o orçamento pessoal e familiar. Muitas vezes não há conhecimento da importância
de se estabelecer uma reserva financeira, tanto para concretizar sonhos e realizar projetos, como
para reduzir os riscos em eventos inesperados. Nesse aspecto, este estudo tem como objetivo
avaliar o entendimento sobre educação financeira das crianças do assentamento Margarida
Maria Alves e da Creche Ivanil Salgado de Assis na cidade de Pombal – PB. Para tanto, utilizou-
se de um estudo documental, observacional exploratória e descritiva, com abordagem
qualitativa. A amostra foi formada da observação em uma comunidade rural Margarina Maria
Alves, onde foram selecionadas fichas de crianças da associação local com um total de 27 fichas
e na creche Ivanil Salgado de Assis, com uma turma com 16 fichas de alunos, ambas com
crianças de 4 anos de idade. Os resultados mostraram que as crianças conhecem o dinheiro, já
em relação as simulações de compra e venda no mercado fictício, foi possível ensinar com
brincadeiras, jogos e brinquedos que fazem parte do cotidiano do ser humano e por meio dessas
ações é possível obter muito mais que diversão, trazendo conhecimento para as crianças. Como
sugestão destaca-se a necessidade de políticas de educação financeira de longo prazo, em
especial quando se fala na adoção de práticas de ensino financeiro infantil. Além disso, por
meio da educação financeira as crianças não aprendem apenas a lidar com o dinheiro, mas
entendem e exploram também conceitos como organização, controle, planejamento, ética e
responsabilidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Economia. |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-02 |
|
dc.description.abstract |
Financial education is an instrument capable of showing people the best way to manage their
finances. It is necessary to know how to manage debts, financing, purchases and investments
in a viable way, to understand the importance and advantages of planning to keep up with the
personal and family budget. There is often no knowledge of the importance of establishing a
financial reserve, both to make dreams come true and carry out projects, and to reduce risks in
unexpected events. In this aspect, this study aims to assess the understanding of financial
education of children from the Margarida Maria Alves settlement and from the Ivanil Salgado
de Assis Day Care Center in the city of Pombal - PB. For this purpose, a documentary,
observational, exploratory and descriptive study was used, with a qualitative approach. The
sample was formed from observation in a rural community Margarina Maria Alves, where
forms of children from the local association were selected, with a total of 27 forms, and at the
Ivanil Salgado de Assis day care center, with a class with 16 forms of students, both with
children from 4 years old. The results showed that children know about money, in relation to
the simulations of buying and selling in the fictitious market, it was possible to teach with
games, games and toys that are part of human daily life and through these actions it is possible
to obtain much more what fun, bringing knowledge to the kids. As a suggestion, the need for
long-term financial education policies is highlighted, especially when it comes to the adoption
of financial education practices for children. Furthermore, through financial education, children
not only learn to deal with money, but also understand and explore concepts such as
organization, control, planning, ethics and responsibility. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41594 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T19:13:50Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11 |
|
dc.date.available |
2025-04-11T19:13:50Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Financial education |
pt_BR |
dc.subject |
Finance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application of financial education in early childhood education: study with children from the “Margarida Maria Alves” community and children from the Ivanil Salgado de Assis Daycare Center in Pombal – PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Verônica Cristian Soares de Belchior. Aplicação da educação financeira no ensino infantil: estudo com as crianças da comunidade “Margarida Maria Alves” e as crianças da Creche Ivanil Salgado de Assis de Pombal – PB. 2023. 43 f. Artigo (Mestrado em Gestão e Sistemas Agroindustriais) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |