Repositorio Dspace/Manakin

Proposta pedagógica para construção de conceitos cartográficos com estudantes com transtorno do espectro autista: caminhos da educação geográfica inclusiva.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ESPIRITO SANTO, K. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5738203339619467 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.referee2 SILVA, Verônica Pessoa da.
dc.description.resumo Freire afirmava que a leitura de mundo precedia a leitura da palavra. Em concordância com o referido autor, ressaltamos a importância da apropriação do espaço e da leitura do contexto no qual as pessoas estão inseridas durante o processo de desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, a cartografia escolar favorece a autonomia espacial dos indivíduos, sendo esta iniciada nos primeiros anos de vida e que deve ser estimulada durante todo o período de escolarização. Para que a aprendizagem dos conceitos da cartografia escolar aconteça de forma significativa e inclusiva, é imprescindível não só que a interação entre os pares seja estimulada e que haja a apreensão, a compreensão e a representação espacial, partindo da percepção do espaço vivido, avançando para o percebido e o concebido; como também que sejam respeitadas as singularidades em sala de aula. Isto porque as diferenças acompanham todos os educandos, inclusive através da presença cada vez maior de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, demonstrando a necessidade de se incluir e trazendo o desafio aos docentes, os quais, em sua maioria, não estão preparados para tal acompanhamento. Os estudantes com TEA, por terem dificuldade na socialização, na apreensão de informações abstratas e, por muitas vezes, apresentarem comportamentos aversivos a estímulos sensoriais, trazem singularidades que devem ser respeitadas no espaço escolar. Por isso, este trabalho tem por objetivo propor práticas pedagógicas inclusivas, envolvendo a construção de conceitos cartográficos para o Ensino Fundamental - Anos Finais, considerando as características do Transtorno do Espectro Autista. A presente pesquisa seguiu a metodologia da pesquisa qualitativa, a qual prioriza a interpretação das informações, não se preocupando com a representatividade numérica, como fazem as Ciências Naturais. Ademais, a partir da experiência da autora, que leciona para estudante com TEA no ensino regular, são encaminhadas propostas de ações pedagógicas que podem ser realizadas em turmas do Ensino Fundamental. Também identificou-se haver poucos trabalhos envolvendo a cartografia escolar inclusiva, necessitando assim de mais investigações nesta área. Além disso, destaca-se a necessidade de formação inicial e continuada para que os profissionais de Geografia conheçam as características do autismo, verificando suas potencialidades, e ampliem tais conhecimentos para a aprendizagem geográfica inclusiva. Sendo assim, as propostas pedagógicas deste trabalho contribuem para a formação continuada desses profissionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Proposta pedagógica para construção de conceitos cartográficos com estudantes com transtorno do espectro autista: caminhos da educação geográfica inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2025-03-14
dc.description.abstract Freire stated that the reading of the world precedes the reading of the word. In alignment with this view, this study highlights the importance of spatial appropriation and the interpretation of the context in which individuals are embedded throughout their intellectual development. In this regard, school cartography fosters spatial autonomy, a process that begins in early childhood and should be continuously stimulated throughout the educational trajectory. To ensure the meaningful and inclusive learning of school cartographic concepts, it is essential not only to promote peer interaction and the development of spatial apprehension, comprehension, and representation—starting from the perception of lived space and advancing toward perceived and conceived space—but also to respect the singularities present in the classroom. This necessity stems from the inherent diversity among students, especially in light of the increasing presence of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) in schools. This scenario underscores the need for inclusive practices and presents challenges to teachers, the majority of whom are not adequately prepared for such support. Students with ASD often experience difficulties in social interaction, in grasping abstract information, and may exhibit aversive behaviors to sensory stimuli, all of which require recognition and respect within the educational environment. Thus, this study aims to propose inclusive pedagogical practices involving the construction of cartographic concepts in lower secondary education, taking into account the specific characteristics of Autism Spectrum Disorder. This research adopts a qualitative methodology, which prioritizes the interpretation of information over numerical representativeness, as typically emphasized in the natural sciences. Furthermore, based on the author’s experience teaching students with ASD in mainstream education, the study presents a set of pedagogical proposals applicable to middle school classrooms. The findings also indicate a scarcity of studies addressing inclusive school cartography, revealing the need for further investigation in this field. In addition, the study highlights the importance of both initial and continuing education for Geography teachers, so they can understand the characteristics and potential of students with ASD and expand their knowledge to foster inclusive geographic learning. Therefore, the pedagogical proposals presented herein contribute to the professional development of educators committed to inclusive education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41607
dc.date.accessioned 2025-04-22T13:03:38Z
dc.date.available 2025-04-22
dc.date.available 2025-04-22T13:03:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de gografia pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Prática pedagógica inclusiva - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva – geografia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental – anos finais pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject School cartography pt_BR
dc.subject Inclusive pedagogical practice - teaching geography pt_BR
dc.subject Inclusive education - geography pt_BR
dc.subject Elementary education - final years pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder (ASD) pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESPIRITO SANTO, Karollina Ingrid Soares do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical proposal for the construction of cartographic concepts with students with autism spectrum disorder: paths for inclusive geographic education. pt_BR
dc.identifier.citation ESPIRITO SANTO, Karollina Ingrid Soares do. Proposta pedagógica para construção de conceitos cartográficos com estudantes com transtorno do espectro autista: caminhos da educação geográfica inclusiva. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta