dc.creator.ID |
ALVES, Mayra.Gomes |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3132673760797238 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
Nóbrega, Ivanalda Dantas. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Paulo Wendell Alves. |
|
dc.description.resumo |
A Geografia é a ciência que estuda a relação entre as pessoas e o espaço, abrangendo desde a
análise das paisagens naturais até as complexas interações sociais, culturais e políticas que
ocorrem em um determinado território. A música, por sua vez, transmite mensagens e emoções
de forma única e impactante. A união destas duas áreas do conhecimento é relevante porque
permite compreender como a linguagem da música interfere na forma como percebemos e nos
relacionamos com o espaço. Sendo assim, este estudo buscou compreender de que maneira a
linguagem musical pode influenciar a construção do raciocínio geográfico em estudantes do
Ensino Médio, destacando a importância da música como ferramenta pedagógica. A
investigação foi realizada no período de março a junho de 2024, na Escola Estadual de Curso
Normal em Nível Médio São José, em São José de Piranhas3PB. O percurso metodológico foi
composto por uma abordagem que combinou elementos bibliográficos, qualitativos e ações
práticas, configurando-se como uma pesquisa-ação. Ademais, a metodologia empregada
explorou a eficácia de uma sequência didática no contexto educacional, utilizando a música
como recurso pedagógico na disciplina de Geografia. Dentre os instrumentos, destacou-se a
elaboração de um questionário diagnóstico que permitiu obter dados sobre as experiências de
dez estudantes, bem como a criação de um Grupo Focal. O estudo concluiu que o uso da música
foi relevante e proporcionou a construção do conhecimento geográfico por meio de temas como
a preservação ambiental, industrialização, urbanização, globalização, desigualdade
socioeconômica no contexto da territorialidade no espaço geográfico, etc. O resultado final foi
materializado pela elaboração de mapas mentais, paródias e cordéis musicados, disponibilizado
para a comunidade escolar e professores que queiram utilizar a música como recurso didático
para aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médio |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-02-20 |
|
dc.description.abstract |
Geography is the science that studies the relationship between people and space, ranging from
the analysis of natural landscapes to the complex social, cultural, and political interactions that
occur in a given territory. Music, in turn, conveys messages and emotions in a unique and
impactful way. The union of these two areas of knowledge is relevant because it allows us to
understand how the language of music interferes in the way we perceive and relate to space.
Therefore, this study sought to understand how musical language can influence the construction
of geographic reasoning in high school students, highlighting the importance of music as a
pedagogical tool. The research was carried out from March to June 2024, at the São José State
School of Normal Course in High School Level, in São José de Piranhas-PB. The
methodological path was composed of an approach that combined bibliographic, qualitative
elements, and practical actions, configuring itself as an action research. Furthermore, the
methodology used explored the effectiveness of a didactic sequence in the educational context,
using music as a pedagogical resource in the Geography discipline. Among the instruments, the
elaboration of a diagnostic questionnaire that allowed obtaining data on the experiences of ten
students, as well as the creation of a Focus Group, stood out. The study concluded that the use
of music was relevant and provided the construction of geographic knowledge through themes
such as environmental preservation, industrialization, urbanization, globalization,
socioeconomic inequality in the context of territoriality in geographic space, etc. The final result
was materialized by the elaboration of mental maps, parodies and musical poems, made
available to the school community and teachers who wish to use music as a teaching resource
for Geography classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41609 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-22T13:48:53Z |
|
dc.date.available |
2025-04-22 |
|
dc.date.available |
2025-04-22T13:48:53Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Raciocínio Geográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem musical |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic Reasoning |
pt_BR |
dc.subject |
Musical Language |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Mayra Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of Geography and the musical language: Construction of geographical reasoning in high school |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Mayra Gomes. O ensino de Geografia e a linguagem musical: construção do raciocínio geográfico no ensino médio. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 |
pt_BR |