dc.creator.ID |
BARBOSA, A. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4740914709215537 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RAMALHO, Laise do Nascimento Cabral. |
|
dc.description.resumo |
O processo de desertificação é uma adversidade que atinge diversas partes do globo terrestre,
demandando medidas de prevenção e combate, nas quais a educação escolar desempenha um
papel importante. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar como o fenômeno da
desertificação é abordado nos conteúdos dos livros didáticos de Geografia das escolas de ensino
básico da rede pública estadual e municipal de Picuí3PB. A pesquisa foi realizada por meio de
levantamento bibliográfico sobre a temática; análise de três (03) livros didáticos do PNLD
202032024 da coleção Moderna Plus, utilizados no ensino médio, e de quatro (04) livros do
ensino fundamental (anos finais) da editora Scipione do PNLD 202432027 da rede municipal
de Picuí3PB, além da produção de uma cartilha educativa sobre desertificação e suas
vulnerabilidades ambientais. Os resultados indicam que os livros didáticos tratam o tema da
desertificação de forma superficial, sem um aprofundamento adequado da problemática, e não
abordam a realidade regional dos estudantes, que convivem com o processo de desertificação
em seu cotidiano. A cartilha destacou as principais atividades que impulsionam o processo de
desertificação no município, ressaltando que as práticas de extrativismo vegetal, agropecuária
e mineração são os principais fatores responsáveis pelo avanço desse fenômeno. Conclui-se que
os livros didáticos não abordam a temática da desertificação de maneira satisfatória e que as
atividades humanas são os principais impulsionadores do processo de desertificação em Picuí3
PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFGEO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-02-27 |
|
dc.description.abstract |
The desertification process is an adversity that affects different parts of the globe, demanding
prevention and combat measures, in which school education plays an important role. Therefore,
the objective of this research was to analyze how the phenomenon of desertification is addressed
in the contents of Geography textbooks of elementary schools in the state and municipal public
schools of Picuí-PB. The research was carried out through a bibliographic survey on the subject;
analysis of three (03) textbooks from the PNLD 202032024 of the Moderna Plus collection,
used in high school, and four (04) elementary school books (final years) from the Scipione
publisher from the PNLD 202432027 of the municipal network of Picuí-PB, in addition to the
production of an educational booklet on desertification and its environmental vulnerabilities.
The results indicate that textbooks treat the issue of desertification superficially, without
adequately delving into the problem, and do not address the regional reality of students, who
live with the desertification process in their daily lives. The booklet highlighted the main
activities that drive the desertification process in the municipality, emphasizing that plant
extraction, agriculture and mining practices are the main factors responsible for the
advancement of this phenomenon. It is concluded that textbooks do not address the issue of
desertification in a satisfactory manner and that human activities are the main drivers of the
desertification process in Picuí-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41646 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-23T12:37:22Z |
|
dc.date.available |
2025-04-23 |
|
dc.date.available |
2025-04-23T12:37:22Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço vivido |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Cartilha |
pt_BR |
dc.subject |
Desertificação |
pt_BR |
dc.subject |
Lived space |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Primer |
pt_BR |
dc.subject |
Desertification |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Anselmo de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desertification and its environmental vulnerabilities and socioeconomic in the geography textbook in schools in Picuí-PB |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Anselmo de Araújo. A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |