DSpace/Manakin Repository

A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4740914709215537 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6693832655779279 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2 RAMALHO, Laise do Nascimento Cabral.
dc.description.resumo O processo de desertificação é uma adversidade que atinge diversas partes do globo terrestre, demandando medidas de prevenção e combate, nas quais a educação escolar desempenha um papel importante. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar como o fenômeno da desertificação é abordado nos conteúdos dos livros didáticos de Geografia das escolas de ensino básico da rede pública estadual e municipal de Picuí3PB. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática; análise de três (03) livros didáticos do PNLD 202032024 da coleção Moderna Plus, utilizados no ensino médio, e de quatro (04) livros do ensino fundamental (anos finais) da editora Scipione do PNLD 202432027 da rede municipal de Picuí3PB, além da produção de uma cartilha educativa sobre desertificação e suas vulnerabilidades ambientais. Os resultados indicam que os livros didáticos tratam o tema da desertificação de forma superficial, sem um aprofundamento adequado da problemática, e não abordam a realidade regional dos estudantes, que convivem com o processo de desertificação em seu cotidiano. A cartilha destacou as principais atividades que impulsionam o processo de desertificação no município, ressaltando que as práticas de extrativismo vegetal, agropecuária e mineração são os principais fatores responsáveis pelo avanço desse fenômeno. Conclui-se que os livros didáticos não abordam a temática da desertificação de maneira satisfatória e que as atividades humanas são os principais impulsionadores do processo de desertificação em Picuí3 PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PROFGEO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB pt_BR
dc.date.issued 2025-02-27
dc.description.abstract The desertification process is an adversity that affects different parts of the globe, demanding prevention and combat measures, in which school education plays an important role. Therefore, the objective of this research was to analyze how the phenomenon of desertification is addressed in the contents of Geography textbooks of elementary schools in the state and municipal public schools of Picuí-PB. The research was carried out through a bibliographic survey on the subject; analysis of three (03) textbooks from the PNLD 202032024 of the Moderna Plus collection, used in high school, and four (04) elementary school books (final years) from the Scipione publisher from the PNLD 202432027 of the municipal network of Picuí-PB, in addition to the production of an educational booklet on desertification and its environmental vulnerabilities. The results indicate that textbooks treat the issue of desertification superficially, without adequately delving into the problem, and do not address the regional reality of students, who live with the desertification process in their daily lives. The booklet highlighted the main activities that drive the desertification process in the municipality, emphasizing that plant extraction, agriculture and mining practices are the main factors responsible for the advancement of this phenomenon. It is concluded that textbooks do not address the issue of desertification in a satisfactory manner and that human activities are the main drivers of the desertification process in Picuí-PB. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41646
dc.date.accessioned 2025-04-23T12:37:22Z
dc.date.available 2025-04-23
dc.date.available 2025-04-23T12:37:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Espaço vivido pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Cartilha pt_BR
dc.subject Desertificação pt_BR
dc.subject Lived space pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Primer pt_BR
dc.subject Desertification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Anselmo de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Desertification and its environmental vulnerabilities and socioeconomic in the geography textbook in schools in Picuí-PB pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Anselmo de Araújo. A desertificação e suas vulnerabilidades ambientais e socioeconômicas no livro didático de geografia nas escolas de Picuí-PB. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta