Dépôt DSpace/Manakin

A política pública de primeira infância: um estudo sobre a implementação do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID COSTA, M. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-6911-5485 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0598322092154820 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Débora Bruna Alves.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, D. B. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4191618321723028 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORCINO, Kevin Ferreira.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0001-5185-061X pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0340119374299202 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo buscou analisar como o Programa Criança Feliz auxiliou no desenvolvimento das crianças participantes do programa. Para alcançar o objetivo supracitado, definiu-se os seguintes objetivos específicos: evidenciar o impacto do Programa Criança Feliz na rotina e na qualidade de vida das famílias participantes; identificar os benefícios trazidos aos participantes do Programa Criança Feliz; e investigar a percepção dos usuários acerca da implementação do Programa. A metodologia utilizou uma abordagem descritiva, com pesquisa bibliográfica e levantamento de campo para coletar dados primários e secundários. O questionário estruturado foi aplicado online às famílias participantes do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB, e os dados foram analisados quantitativamente. Os resultados mostram que a maioria dos participantes está há mais de 2 anos no Programa Criança Feliz, avaliando-o como muito positivo para a rotina familiar, com destaque para o aumento de atividades lúdicas, visitas domiciliares de alta qualidade e melhorias no desenvolvimento motor e social das crianças. O estudo concluiu que o Programa Criança Feliz tem contribuído positivamente para o desenvolvimento infantil e a qualidade de vida das famílias em Serra Branca-PB, apesar de dificuldades como falta de capacitação e recursos. Recomenda-se ampliar a pesquisa para outras regiões e aprofundar o estudo sobre os desafios enfrentados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. pt_BR
dc.title A política pública de primeira infância: um estudo sobre a implementação do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB pt_BR
dc.date.issued 2025-04-03
dc.description.abstract This study aimed to analyze how the Criança Feliz Program helped the development of children participating in the program. To achieve the aforementioned objective, we defined the following specific objectives: to highlight the impact of the Criança Feliz Program on the routine and quality of life of participating families; to identify the benefits brought to participants of the Criança Feliz Program; and to investigate the perception of users regarding the implementation of the Program. The methodology used a descriptive approach, with bibliographic research and field survey to collect primary and secondary data. The structured questionnaire was applied online to families participating in the Criança Feliz Program in Serra Branca-PB, and the data were analyzed quantitatively. The results show that most participants have been in the Criança Feliz Program for more than 2 years, evaluating it as very positive for the family routine, with emphasis on the increase in playful activities, high-quality home visits, and improvements in the motor and social development of children. The study concluded that the Criança Feliz Program contributed positively to child development and the quality of life of families in Serra Branca-PB, despite difficulties such as lack of training and resources. It is recommended to expand the research to other regions and to deepen the study of the challenges faced. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41662
dc.date.accessioned 2025-04-24T18:54:22Z
dc.date.available 2025-04-24
dc.date.available 2025-04-24T18:54:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa Criança Feliz – Serra Branca-PB pt_BR
dc.subject Política pública de primeira infância pt_BR
dc.subject Crianças – políticas públicas pt_BR
dc.subject Análise de política pública pt_BR
dc.subject Happy Child Program – Serra Branca-PB pt_BR
dc.subject Early childhood public policy pt_BR
dc.subject hildren – public policies pt_BR
dc.subject Public policy analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Mabel Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Early childhood public policy: a study on the implementation of the Happy Child Program in Serra Branca-PB pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Mabel Silva. A política pública de primeira infância: um estudo sobre a implementação do Programa Criança Feliz em Serra Branca-PB. 2025. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41662 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte