Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
É com enorme prazer e com a certeza de estarmos contribuindo
para o prosseguimento das discussões em Educação Matemática que
trazemos para vocês o segundo volume de nossa Série Reflexões em
Educação Matemática.
Esta publicação nasce das reflexões e atividades propostas pelo
Prof. Dr. Abraham Arcavi nos dois seminários oferecidos no Mestrado
em Educação Matemática da Universidade Santa Úrsula, o primeiro foi
“O Ensino/Aprendizagem de Álgebra” e o segundo foi “Issues of
Representations”.
Os Seminários do Prof. Arcavi trouxeram um a série de
questionamentos sobre as diferentes formas de representação usadas na
Matemática, suas particularidades, diferenças, e funcionalidade. Iniciou
com uma série de exercícios tradicionais e inovadores, abordados de
maneira completamente inovadora, desafiadora, estabelecendo relações
entre as diferentes abordagens.
Os Seminários do Prof. Arcavi se caracterizaram pela coerência do
seu discurso com a sua práxis. Ele não é do tipo que nos diz “sejam
construtivistas, inovadores, trabalhem em grupo, aprendam a ouvir seus
alunos, a conversar, dialogar e aprender com seus alunos; criem uma
com unidade intelectual cooperativa”, enquanto oferece um curso
exatamente ao contrário. Ele adota a concepção construtivista e é um
inovador. Criou um ambiente de sala de aula que favoreceu o trabalhar
em grupo, cooperativamente, na construção do conhecimento; soube ouvir
e parar para compreender todas as perguntas, todas as falas de seus alunos
e mais do que isto as respeitou e as valorizou. Na opinião do aluno Paulo,
“Arcavi é um professor que está além do intra e do interdisciplinar, ele é
transdisciplinar” e na opinião dos outros participantes “Arcavi é uma pessoa
simples, carinhosa, e apaixonante”.
Por isso, não é possível reduzir os cursos a estes poucos artigos. O
que pretendemos com esta publicação é divulgar e criar oportunidades
para que as pessoas que participaram do curso e outras que queiram
interagir conosco possam dar continuidade aos estudos ou iniciá-los por
aqui. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Álgebra história representação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1995 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-24T21:49:49Z |
|
dc.date.available |
2025-04-24 |
|
dc.date.available |
2025-04-24T21:49:49Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática formal |
pt_BR |
dc.subject |
Funções lineares - representações paralelas |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical education |
pt_BR |
dc.subject |
History of mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Formal mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Linear functions - parallel representations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARCAVI, Abraham. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Algebra history representation. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARCAVI, Abraham. Álgebra história representação. s.n: s.l, 1995? (Série reflexão em educação matemática) Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41663 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée