Dépôt DSpace/Manakin

Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O Laboratório de Conforto Ambiental -LACA- da Faculdade de Engenharia Agrícola - UFPel vem trabalhando numa proposta de incentivo e inovação nas aulas de laboratório da disciplina de Conforto Ambiental para Edificações Agrícolas através da montagem de experimentos didáticos. O objetivo é proporcionar ao aluno uma prática pedagógica inovadora que complemente os conceitos apresentados, de forma teórica, em sala de aula, despertando seu interesse pelos estudos de conforto térmico. Neste trabalho, é relatado um experimento que consiste na montagem e avaliação de uma maquete que possibilita visualizar fluxos de ventilação através do movimento de bolinhas de isopor, registrado fotograficamente e, posteriormente, analisado. A ventilação foi um dos temas abordados devido à sua importância no ato de projetar, pois é através dela que se realizam trocas térmicas e higiênicas, influenciando as condições de conforto. A simulação do vento natural é feita por pequenos ventiladores acoplados a motores elétricos que permitem diferentes orientações em relação às fachadas. O conjunto de fotografias de cada simulação permitiu visualizar os fluxos de ventilação no interior da maquete, constatando-se, assim, que o objetivo didático foi atingido, no entanto, o modelo deve ser otimizado, possibilitando a mobilidade das divisões internas e o controle da velocidade do ar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Agrícola. pt_BR
dc.citation.issue 35 pt_BR
dc.title Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.description.abstract The Environmental Comfort Laboratory – LACA - of the Agricultural Engineering Faculty – UFPEL - has been working on a proposal of incentive and innovation in the environmental comfort for Agricultural buildings in lab classes by assembling didactic experiments. The aim is to give the students access to an innovative educational practice that improve the presented concepts, in a theoretical way, in class, arousing their interest in thermic comfort studies. In this work is given an account of an experiment that consists of the assembly and evaluation of a model which makes possible to visualize ventilation flows based on polystyrene little balls movement , with photographic register, analyzed later. The flow was one of the approached themes due its importance for the act of projecting, since it is through this that thermic and hygienic exchanges happen, influencing the comfort conditions. The natural simulation is done through small fans attached to electric motors that permit different orientations in relation to the fronts. The collection of photos of each simulation permited a view of the ventilation flows inside the model. Based on this, we could see that, even though the didactic aim was reached , the model must be improved in order to make the mobility of internal compartments and the air speed control possible. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690
dc.date.accessioned 2025-04-25T22:09:25Z
dc.date.available 2025-04-25
dc.date.available 2025-04-25T22:09:25Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Construções agrícolas pt_BR
dc.subject Conforto ambiental pt_BR
dc.subject Experimentos didáticos pt_BR
dc.subject Maquete pt_BR
dc.subject Fluxo de ventilação pt_BR
dc.subject Laboratório de Conforto Ambiental - UFPel pt_BR
dc.subject Agricultural buildings pt_BR
dc.subject Environmental comfort pt_BR
dc.subject Educational experiments pt_BR
dc.subject Model pt_BR
dc.subject Ventilation flow pt_BR
dc.subject Environmental Comfort Laboratory - UFPel pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator POUEY, Maria Tereza.
dc.creator VIANNA, Humberto D.
dc.creator MADRUGA, Daniel F.
dc.creator REDU, Rodrigo N.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic experiments use in teaching environmental comfort for agricultural buildings. pt_BR
dc.identifier.citation POUEY, Maria Tereza; VIANNA, Humberto D; MADRUGA, Daniel F; REDU, Rodrigo N. Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 35., 2006, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2006. Simpósio Temático: Ensino, Pesquisa, Extensão e Política Profissional. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte