dc.description.resumo |
O Laboratório de Conforto Ambiental -LACA- da Faculdade de Engenharia Agrícola -
UFPel vem trabalhando numa proposta de incentivo e inovação nas aulas de laboratório da disciplina
de Conforto Ambiental para Edificações Agrícolas através da montagem de experimentos didáticos. O
objetivo é proporcionar ao aluno uma prática pedagógica inovadora que complemente os conceitos
apresentados, de forma teórica, em sala de aula, despertando seu interesse pelos estudos de conforto
térmico. Neste trabalho, é relatado um experimento que consiste na montagem e avaliação de uma
maquete que possibilita visualizar fluxos de ventilação através do movimento de bolinhas de isopor,
registrado fotograficamente e, posteriormente, analisado. A ventilação foi um dos temas abordados
devido à sua importância no ato de projetar, pois é através dela que se realizam trocas térmicas e
higiênicas, influenciando as condições de conforto. A simulação do vento natural é feita por pequenos
ventiladores acoplados a motores elétricos que permitem diferentes orientações em relação às
fachadas. O conjunto de fotografias de cada simulação permitiu visualizar os fluxos de ventilação no
interior da maquete, constatando-se, assim, que o objetivo didático foi atingido, no entanto, o modelo
deve ser otimizado, possibilitando a mobilidade das divisões internas e o controle da velocidade do ar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Agrícola. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
35 |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.description.abstract |
The Environmental Comfort Laboratory – LACA - of the Agricultural Engineering
Faculty – UFPEL - has been working on a proposal of incentive and innovation in the environmental
comfort for Agricultural buildings in lab classes by assembling didactic experiments. The aim is to
give the students access to an innovative educational practice that improve the presented concepts, in a
theoretical way, in class, arousing their interest in thermic comfort studies. In this work is given an
account of an experiment that consists of the assembly and evaluation of a model which makes
possible to visualize ventilation flows based on polystyrene little balls movement , with photographic
register, analyzed later. The flow was one of the approached themes due its importance for the act of
projecting, since it is through this that thermic and hygienic exchanges happen, influencing the
comfort conditions. The natural simulation is done through small fans attached to electric motors that
permit different orientations in relation to the fronts. The collection of photos of each simulation
permited a view of the ventilation flows inside the model. Based on this, we could see that, even
though the didactic aim was reached , the model must be improved in order to make the mobility of
internal compartments and the air speed control possible. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-25T22:09:25Z |
|
dc.date.available |
2025-04-25 |
|
dc.date.available |
2025-04-25T22:09:25Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Construções agrícolas |
pt_BR |
dc.subject |
Conforto ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Maquete |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxo de ventilação |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratório de Conforto Ambiental - UFPel |
pt_BR |
dc.subject |
Agricultural buildings |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental comfort |
pt_BR |
dc.subject |
Educational experiments |
pt_BR |
dc.subject |
Model |
pt_BR |
dc.subject |
Ventilation flow |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Comfort Laboratory - UFPel |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
POUEY, Maria Tereza. |
|
dc.creator |
VIANNA, Humberto D. |
|
dc.creator |
MADRUGA, Daniel F. |
|
dc.creator |
REDU, Rodrigo N. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic experiments use in teaching environmental comfort for agricultural buildings. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
POUEY, Maria Tereza; VIANNA, Humberto D; MADRUGA, Daniel F; REDU, Rodrigo N. Utilização de experimentos didáticos no ensino de conforto ambiental para construções agrícolas. In: XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. 35., 2006, João Pessoa - PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2006. Simpósio Temático: Ensino, Pesquisa, Extensão e Política Profissional. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41690 |
pt_BR |