dc.creator.ID |
SILVA, C. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORCINO, Kevin Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0001-5185-061X |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0340119374299202 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Thales Fabrício da Costa e. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0003-1828-3259 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1451673264440003 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0002-6911-5485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0598322092154820 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação Inclusiva está inserida em um contexto que visa eliminar discriminações contra
alunos com necessidades especiais, os quais frequentemente enfrentam barreiras no acesso ao
sistema público de ensino. Nesse sentido, torna-se fundamental o reconhecimento, tanto pelo
setor público quanto pela sociedade como um todo, da importância do atendimento educacional
especializado para estudantes com deficiência, distúrbios graves de aprendizagem e/ou de
comportamento, além daqueles com altas habilidades ou superdotação. Esse reconhecimento é
essencial para garantir o desenvolvimento intelectual e social desses indivíduos. Diante desse
cenário, o presente estudo teve como objetivo evidenciar a relevância da Educação Inclusiva
por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé,
na Paraíba, bem como analisar os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, na qual se adotou a
técnica de entrevistas semiestruturadas. Esse procedimento metodológico possibilitou a
identificação dos principais obstáculos na implementação do AEE nas escolas da rede
municipal de ensino, contribuindo para uma reflexão mais aprofundada sobre a temática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Gestão Pública. |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)nas escolas municipais de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-04-07 |
|
dc.description.abstract |
Inclusive Education is part of a context that aims to eliminate discrimination against students
with special needs, who often face barriers in accessing the public education system. In this
sense, it is essential that both the public sector and society as a whole recognize the importance
of specialized educational services for students with disabilities, severe learning and/or
behavioral disorders, as well as those with high abilities or giftedness. This recognition is
essential to ensure the intellectual and social development of these individuals. Given this
scenario, this study aimed to highlight the relevance of Inclusive Education through Specialized
Educational Services (AEE) in municipal schools in Sumé, Paraíba, as well as to analyze the
challenges faced for its effective implementation. To this end, explanatory research was
conducted, with a qualitative approach, in which the technique of semi-structured interviews
was adopted. This methodological procedure made it possible to identify the main obstacles in
the implementation of AEE in schools in the municipal education system, contributing to a more
in-depth reflection on the subject. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-28T14:46:16Z |
|
dc.date.available |
2025-04-28 |
|
dc.date.available |
2025-04-28T14:46:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento Educacional Especializado |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé-PB – sala de atendimento educacional especializado |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Specialized educational support |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé-PB – specialized educational support room |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education: Specialized Educational Assistance (AEE) room in municipal schools in Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da. Educação inclusiva: sala de Atendimento
Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé-PB. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714 |
pt_BR |