DSpace Repository

Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)nas escolas municipais de Sumé-PB.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, C. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORCINO, Kevin Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0001-5185-061X pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0340119374299202 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Thales Fabrício da Costa e.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0003-1828-3259 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1451673264440003 pt_BR
dc.contributor.referee2 PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-6911-5485 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0598322092154820 pt_BR
dc.description.resumo A Educação Inclusiva está inserida em um contexto que visa eliminar discriminações contra alunos com necessidades especiais, os quais frequentemente enfrentam barreiras no acesso ao sistema público de ensino. Nesse sentido, torna-se fundamental o reconhecimento, tanto pelo setor público quanto pela sociedade como um todo, da importância do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência, distúrbios graves de aprendizagem e/ou de comportamento, além daqueles com altas habilidades ou superdotação. Esse reconhecimento é essencial para garantir o desenvolvimento intelectual e social desses indivíduos. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo evidenciar a relevância da Educação Inclusiva por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé, na Paraíba, bem como analisar os desafios enfrentados para sua efetiva implementação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa, na qual se adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas. Esse procedimento metodológico possibilitou a identificação dos principais obstáculos na implementação do AEE nas escolas da rede municipal de ensino, contribuindo para uma reflexão mais aprofundada sobre a temática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE)nas escolas municipais de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-07
dc.description.abstract Inclusive Education is part of a context that aims to eliminate discrimination against students with special needs, who often face barriers in accessing the public education system. In this sense, it is essential that both the public sector and society as a whole recognize the importance of specialized educational services for students with disabilities, severe learning and/or behavioral disorders, as well as those with high abilities or giftedness. This recognition is essential to ensure the intellectual and social development of these individuals. Given this scenario, this study aimed to highlight the relevance of Inclusive Education through Specialized Educational Services (AEE) in municipal schools in Sumé, Paraíba, as well as to analyze the challenges faced for its effective implementation. To this end, explanatory research was conducted, with a qualitative approach, in which the technique of semi-structured interviews was adopted. This methodological procedure made it possible to identify the main obstacles in the implementation of AEE in schools in the municipal education system, contributing to a more in-depth reflection on the subject. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714
dc.date.accessioned 2025-04-28T14:46:16Z
dc.date.available 2025-04-28
dc.date.available 2025-04-28T14:46:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Sumé-PB – sala de atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Specialized educational support pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Sumé-PB – specialized educational support room pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: Specialized Educational Assistance (AEE) room in municipal schools in Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Camilly Lorrane Feitosa da. Educação inclusiva: sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais de Sumé-PB. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé - Paraíba – Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41714 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account