dc.creator.ID |
NASCIMENTO, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2939975920137594 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Flávio José de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, F. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Antonio Gomes da Silva |
|
dc.contributor.referee2 |
SCHNORR, Giselle Moura. |
|
dc.contributor.referee3 |
RONDON, Roberto. |
|
dc.description.resumo |
Nossa pesquisa está estruturada em dois momentos didaticamente distintos, mas interligados.
O primeiro momento, denominado conceitual, concentra-se na problematização do conceito
de “mulher”, do ensino de filosofia e das questões de gênero, temas que compõem os dois
primeiros capítulos da dissertação. O segundo momento, denominado prático, aborda a
metodologia de pesquisa e a experiência vivida em sala de aula, destacando a vivência do
pensamento no ambiente escolar ao refletir sobre o conceito de mulher e as questões de
gênero, temas que integram os dois capítulos finais. Nosso estudo parte da problemática “o
que é ser mulher?”, investigando a relação entre questões de gênero e o ensino de filosofia,
problema observado em contexto de sala de aula. Na discussão sobre o ensino de filosofia em
articulação com questões de gênero, sexualidade e corpo, estabelecemos um diálogo com
Guacira Lopes Louro, visando compreender como esses dispositivos influenciam a
subjetividade e de que maneira a escola pode interagir nesse contexto. Analisamos a
compreensão do currículo no ensino de filosofia, buscando, por um lado, entender a ausência
do lugar de fala enquanto lugar da anunciação das filósofas no Referencial Curricular do
estado do Rio Grande do Norte/Potiguar, e, por outro, promover, por meio de oficinas
filosóficas, a verificação do lugar de fala e do pensamento das mulheres. A metodologia de
pesquisa baseia-se no referencial conceitual, na revisão bibliográfica e na prática sob a
perspectiva da pesquisa-ação, fundamentada nos trabalhos de Antônio Carlos Gil e Michel
Thiollent, assim como na metodologia desenvolvida em sala de aula, denominada oficina
filosófica ou oficina de pensamento, inspirada por Walter Kohan. Essas oficinas filosóficas
visam proporcionar a experiência do pensamento com e a partir de pensadoras como Simone
de Beauvoir, Judith Butler, Nísia Floresta, bell hooks e do pensador Michel Foucault. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia |
pt_BR |
dc.title |
Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-20 |
|
dc.description.abstract |
Our research is structured into two didactically distinct but interconnected phases. The first
phase, referred to as conceptual, focuses on problematizing the concept of "woman," the
teaching of philosophy, and gender issues. These themes are addressed in the first two
chapters of the dissertation. The second phase, called practical, discusses the research
methodology and the classroom experience, emphasizing the process of reflecting on the
concept of woman and gender issues within the school environment, which are explored in the
final two chapters. Our study begins with the question, "What does it mean to be a woman?"
It investigates the relationship between gender issues and the teaching of philosophy, a
problem observed in the classroom context. In discussing the teaching of philosophy in
conjunction with gender, sexuality, and the body, we engage in dialogue with Guacira Lopes
Louro to understand how these factors influence subjectivity and how schools can interact
within this context. Thus, we analyze the understanding of the philosophy curriculum, aiming,
on the one hand, to examine the absence of a space for women's voices in the Curricular
Reference of the state of Rio Grande do Norte/Potiguar, and, on the other hand, to promote,
through philosophical workshops, the validation of women's voices and thoughts. The
research methodology is based on conceptual frameworks, a bibliographic review, and actionresearch
practices, drawing on the works of Antônio Carlos Gil and Michel Thiollent, as well
as on the methodology developed in the classroom, known as philosophical workshops or
thinking workshops, inspired by Walter Kohan. These workshops aim to provide an
experience of philosophical thinking, drawing on thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith
Butler, Nísia Floresta, bell hooks, and Michel Foucault. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41739 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-29T13:10:10Z |
|
dc.date.available |
2025-04-29 |
|
dc.date.available |
2025-04-29T13:10:10Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina filosófica |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophical Workshop |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Women |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar de fala - mulheres na filosofia |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Lidiane Brito do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thinking about the place of women's speech in the teaching of Philosophy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Lidiane Brito do. Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia. 2024. 202 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 |
pt_BR |