Dépôt DSpace/Manakin

Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID NASCIMENTO, L. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2939975920137594 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Flávio José de.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, F. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1219291457473728 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Antonio Gomes da Silva
dc.contributor.referee2 SCHNORR, Giselle Moura.
dc.contributor.referee3 RONDON, Roberto.
dc.description.resumo Nossa pesquisa está estruturada em dois momentos didaticamente distintos, mas interligados. O primeiro momento, denominado conceitual, concentra-se na problematização do conceito de “mulher”, do ensino de filosofia e das questões de gênero, temas que compõem os dois primeiros capítulos da dissertação. O segundo momento, denominado prático, aborda a metodologia de pesquisa e a experiência vivida em sala de aula, destacando a vivência do pensamento no ambiente escolar ao refletir sobre o conceito de mulher e as questões de gênero, temas que integram os dois capítulos finais. Nosso estudo parte da problemática “o que é ser mulher?”, investigando a relação entre questões de gênero e o ensino de filosofia, problema observado em contexto de sala de aula. Na discussão sobre o ensino de filosofia em articulação com questões de gênero, sexualidade e corpo, estabelecemos um diálogo com Guacira Lopes Louro, visando compreender como esses dispositivos influenciam a subjetividade e de que maneira a escola pode interagir nesse contexto. Analisamos a compreensão do currículo no ensino de filosofia, buscando, por um lado, entender a ausência do lugar de fala enquanto lugar da anunciação das filósofas no Referencial Curricular do estado do Rio Grande do Norte/Potiguar, e, por outro, promover, por meio de oficinas filosóficas, a verificação do lugar de fala e do pensamento das mulheres. A metodologia de pesquisa baseia-se no referencial conceitual, na revisão bibliográfica e na prática sob a perspectiva da pesquisa-ação, fundamentada nos trabalhos de Antônio Carlos Gil e Michel Thiollent, assim como na metodologia desenvolvida em sala de aula, denominada oficina filosófica ou oficina de pensamento, inspirada por Walter Kohan. Essas oficinas filosóficas visam proporcionar a experiência do pensamento com e a partir de pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler, Nísia Floresta, bell hooks e do pensador Michel Foucault. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Filosofia pt_BR
dc.title Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-20
dc.description.abstract Our research is structured into two didactically distinct but interconnected phases. The first phase, referred to as conceptual, focuses on problematizing the concept of "woman," the teaching of philosophy, and gender issues. These themes are addressed in the first two chapters of the dissertation. The second phase, called practical, discusses the research methodology and the classroom experience, emphasizing the process of reflecting on the concept of woman and gender issues within the school environment, which are explored in the final two chapters. Our study begins with the question, "What does it mean to be a woman?" It investigates the relationship between gender issues and the teaching of philosophy, a problem observed in the classroom context. In discussing the teaching of philosophy in conjunction with gender, sexuality, and the body, we engage in dialogue with Guacira Lopes Louro to understand how these factors influence subjectivity and how schools can interact within this context. Thus, we analyze the understanding of the philosophy curriculum, aiming, on the one hand, to examine the absence of a space for women's voices in the Curricular Reference of the state of Rio Grande do Norte/Potiguar, and, on the other hand, to promote, through philosophical workshops, the validation of women's voices and thoughts. The research methodology is based on conceptual frameworks, a bibliographic review, and actionresearch practices, drawing on the works of Antônio Carlos Gil and Michel Thiollent, as well as on the methodology developed in the classroom, known as philosophical workshops or thinking workshops, inspired by Walter Kohan. These workshops aim to provide an experience of philosophical thinking, drawing on thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith Butler, Nísia Floresta, bell hooks, and Michel Foucault. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41739
dc.date.accessioned 2025-04-29T13:10:10Z
dc.date.available 2025-04-29
dc.date.available 2025-04-29T13:10:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Oficina filosófica pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Ensino de Filosofia pt_BR
dc.subject Philosophical Workshop pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.subject Teaching Philosophy pt_BR
dc.subject Lugar de fala - mulheres na filosofia
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Lidiane Brito do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thinking about the place of women's speech in the teaching of Philosophy. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Lidiane Brito do. Pensando o lugar de fala das mulheres no ensino de Filosofia. 2024. 202 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte