Repositorio Dspace/Manakin

Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID PALMEIRA, I. T. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8858268928504153 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-7876-1008 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8314910448343996 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.referee1ID FARIAS, C. B. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3309124072452549 pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Robson Fernandes.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, R. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5329317234568143 pt_BR
dc.description.resumo O setor de prestação de serviços automotivos vem crescendo de forma constante, com aumento no grau de competitividade das empresas. Neste sentido, o planejamento estratégico é essencial para garantir a sustentabilidade empresarial neste mercado dinâmico e repleto de desafios. Assim, a análise estratégica é essencial para compreender os desafios e perspectivas das empresas do setor, considerando fatores internos e externos que impactam o desempenho da organização. Dessa forma, o presente trabalho possui como objetivo analisar a gestão estratégica de uma empresa do setor automotivo, localizada na cidade de Surubim, Pernambuco. A pesquisa científica se deu em quatro partes, onde houve a caracterização aplicada, uma abordagem qualitativa, um carater explorativo, e por fim, o estudo de caso. Inicialmente, realizou-se uma análise dos ambientes internos e externos através da matriz de SWOT e matriz de SWOT cruzada, e posteriormente, foram elaboradas propostas de melhorias a partir dos pontos analisados, sendo os principais, a ausência de missão, visão e valores, a ausência de marketing e a falta de questionários para o feedback dos clientes. Como resultado, o estudo evidencia a importância de um planejamento estratégico eficiente para a maximização das oportunidades e mitigação das ameaças, contribuindo para o crescimento sustentável da empresa no mercado de pneus e serviços automotivos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-16
dc.description.abstract The automotive service sector has been growing steadily, with an increase in the level of competitiveness of companies. In this sense, strategic planning is essential to ensure business sustainability in this dynamic and challenging market. Thus, strategic analysis is essential to understand the challenges and perspectives of companies in the sector, considering internal and external factors that impact the organization's performance. Thus, this study aims to analyze the strategic management of a company in the automotive sector, located in the city of Surubim, Pernambuco. The scientific research was carried out in four parts, where there was the applied characterization, a qualitative approach, an exploratory approach, and finally, the case study. Initially, an analysis of the internal and external environments was carried out through the SWOT matrix and cross-SWOT matrix, and subsequently, proposals for improvements were developed based on the points analyzed, the main ones being the lack of mission, vision and values, the absence of marketing and the lack of questionnaires for customer feedback. As a result, the study highlights the importance of efficient strategic planning to maximize opportunities and mitigate threats, contributing to the company's sustainable growth in the tire and automotive services market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744
dc.date.accessioned 2025-04-29T14:41:12Z
dc.date.available 2025-04-29
dc.date.available 2025-04-29T14:41:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Setor automotivo pt_BR
dc.subject Matriz de SWOT pt_BR
dc.subject Monitoramento ambiental pt_BR
dc.subject SWOT cruzada pt_BR
dc.subject Competitividade pt_BR
dc.subject Strategic planning pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Automotive sector pt_BR
dc.subject SWOT matrix pt_BR
dc.subject Environmental monitoring pt_BR
dc.subject Cross-SWOT pt_BR
dc.subject Competitiveness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Strategic planning: case study in an automotive company. pt_BR
dc.identifier.citation PALMEIRA, Isabella Thyfany Cavalcante. Planejamento estratégico: estudo de caso em uma empresa do setor automotivo. 2025. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41744 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta