dc.creator.ID |
CUNHA, I. D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7599546280726981 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VASCONCELOS, Dalila Castelliano de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VASCONCELOS, D. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0108130414374624 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, André Augusto Diniz. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Lívia Braga de Sá. |
|
dc.description.resumo |
As relações sociais na Educação Infantil apresentam especificidades enquanto contexto social.
A idade, o sexo das crianças, a realidade de escolas públicas ou particulares, as concepções
das professoras e agentes escolares são todos aspectos que podem contribuir para diferentes
vivências na Educação Infantil. Esses fatores perpassam as situações de conflito, as formas de
resolução e as mediações docentes que serão adotadas. Frente a isso, tem-se como
problemática: Quais são as concepções dos professores sobre situações de conflitos e suas
resoluções entre crianças no contexto da Educação Infantil? O objetivo geral é analisar as
concepções de professoras da Educação Infantil frente às situações de conflitos e suas
resoluções entre as crianças. Ademais, visa identificar se as concepções variam de acordo com
a idade, com o sexo da criança, por ocorrerem em instituições públicas e particulares e quais
as formas de mediação utilizadas. Participaram da pesquisa 40 professoras da Educação
Infantil de crianças de dois a seis anos de instituições públicas e particulares de Campina
Grande - PB. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, analisadas conforme a Análise de
Conteúdo. As professoras indicaram como causas para ocorrência dos conflitos: causas
sociais, maturacionais e emocionais. Indicaram que os conflitos ocorrem de forma: verbal,
física, por exclusão e por negação. Houve uma predominância de variações das situações e
resoluções de conflitos quando os dados foram organizados de acordo com a variável idade
das crianças. Já com relação à mediação das professoras, houve uma maior variação de acordo
com o contexto de atuação da educadora, do que pela idade ou sexo da criança. Assim, é
necessário debruçar-se sobre as variáveis que compõem a Educação Infantil (fatores etários,
maturacionais, contextuais, de gênero, conflitos, etc) para que haja um real comprometimento
com a qualidade das relações entre as crianças, promovendo um ambiente realmente dedicado
ao seu desenvolvimento integral. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Conflitos e suas resoluções na Educação Infantil: concepções docentes |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-26 |
|
dc.description.abstract |
Social relations in Early Childhood Education present specificities as a social context. The
age, gender of children, the reality of public or private schools, and the conceptions of
teachers and school agents are all aspects that can contribute to different experiences in Early
Childhood Education. These factors permeate conflict situations, the forms of resolution, and
the teaching mediations that will be adopted. In view of this, the following problem arises:
What are the conceptions of teachers about conflict situations and their resolutions among
children in the context of Early Childhood Education? The general objective is to analyze the
conceptions of Early Childhood Education teachers regarding conflict situations and their
resolutions among children. Furthermore, it aims to identify whether conceptions vary
according to the age, gender of the child, whether they occur in public or private institutions,
and what forms of mediation are used. Forty Early Childhood Education teachers of children
aged two to six from public and private institutions in Campina Grande - PB participated in
the research. Semi-structured interviews were conducted and analyzed according to Content
Analysis. The teachers indicated that the causes of conflicts were social, maturational and
emotional. They indicated that conflicts occur in the following ways: verbal, physical,
exclusion and denial. There was a predominance of variations in situations and conflict
resolutions when the data were organized according to the variable age of the children.
Regarding the mediation of the teachers, there was a greater variation according to the context
in which the educator worked, than according to the age or gender of the child. Therefore, it is
necessary to look at the variables that make up Early Childhood Education (age, maturational,
contextual, gender factors, conflicts, etc.) so that there is a real commitment to the quality of
relationships between children, promoting an environment truly dedicated to their integral
development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41779 |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-30T13:35:36Z |
|
dc.date.available |
2025-04-30 |
|
dc.date.available |
2025-04-30T13:35:36Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções de docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Conflitos |
pt_BR |
dc.subject |
Mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Conflict resolution |
pt_BR |
dc.subject |
Conflicts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Ianna Dreissi Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conflicts and their resolutions in Early Childhood Education: teachers' conceptions |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CUNHA, Ianna Dreissi Mendes. Conflitos e suas resoluções na Educação Infantil: concepções docentes 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |