Dépôt DSpace/Manakin

A (in)efetividade da educação especial na perspectiva inclusiva em cursos de licenciatura do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID REGES, Petrúcio Araújo. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3728221759405438 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALUSTIANO, Dorivaldo Alves.
dc.contributor.advisor1ID SALUSTIANO, Dorivaldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7402127637978502 pt_BR
dc.contributor.referee1 ONOFRE, Eduardo Gomes.
dc.contributor.referee2 LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.description.resumo A pesquisa se propõe a discutir a (in) efetividade da inclusão nas práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Geografia do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Nesse sentido, as problemáticas estabelecidas entre a teoria, as normas jurídicas e a prática centralizam importantes discussões no campo científico na contemporaneidade, sobretudo no diálogo da Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, a partir de uma abordagem interdisciplinar. No Brasil, o processo de inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior encontra respaldo em diversas normas jurídicas, como a Lei nº 9.394 de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (Brasil, 1996); o Decreto nº 6.949 de 2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Brasil, 2009) e a Lei nº 13.146 de 2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015). No entanto, as normas jurídicas podem se representar garantias formais sem vigência social e aparentes triunfos sociais. As práticas pedagógicas representam importantes fontes da sociologia da educação. Desse modo, como objetivo de analisar a (in) efetividade da inclusão de discentes com deficiência nas práticas dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Geografia, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e exploratória (Minayo, 2007), adotando a análise de conteúdo (Bardin, 1977) de entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes dos cursos. Analisamos a categoria temática Práticas Pedagógicas Inclusivas, a qual contempla as subcategorias Dodiscência; Adaptações Metodológicas e Curriculares; Acessibilidade nos Recursos Pedagógicos; Extensão Universitária e Pesquisa Universitária; bem como a Categoria Barreiras à Inclusão, a qual contempla as subcategorias Barreiras Arquitetônicas e Barreiras nas Comunicações e nas Informações. efetivação da inclusão no ensino superior da UFCG reflete problemáticas multifatoriais. Concluímos a efetividade na Educação Especial na Perspectiva Inclusiva se desenvolve a partir de práticas pedagógicas inclusivas, evidenciando as relações sociais e de ensino e aprendizagem entre docentes e discentes como meios de materialização do processo inclusivo. Por outro lado, a inefetividade se apresenta nas barreiras arquitetônicas e nas comunicações e nas informações revelando problemáticas pedagógicas, estruturais e de gestão de Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A (in)efetividade da educação especial na perspectiva inclusiva em cursos de licenciatura do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-15
dc.description.abstract The research aims to discuss the (in)effectiveness of inclusion in pedagogical practices in undergraduate courses in Pedagogy and Geography at the Center for Humanities at the Federal University of Campina Grande. In this sense, the problems established between theory, legal norms and practice centralize important discussions in the scientific field in contemporary times, especially in the dialogue between the Humanities and Applied Social Sciences, based on an interdisciplinary approach. In Brazil, the process of including people with disabilities in higher education is supported by several legal norms, such as Law No. 9,394 of 1996, which establishes the guidelines and bases of national education (Brazil, 1996); Decree No. 6,949 of 2009, which promulgates the International Convention on the Rights of Persons with Disabilities (Brazil, 2009) and Law No. 13,146 of 2015 - Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (Brazil, 2015). However, legal norms can represent formal guarantees without social validity and apparent social triumphs. Pedagogical practices represent important sources of the sociology of education. Thus, with the objective of analyzing the (in) effectiveness of the inclusion of students with disabilities in the practices of the undergraduate courses in Pedagogy and Geography, of the Center for Humanities, of the Federal University of Campina Grande, we developed a qualitative and exploratory research (Minayo, 2007), adopting content analysis (Bardin, 1977) of semi-structured interviews conducted with course teachers. We analyzed the thematic category Inclusive Pedagogical Practices, which includes the subcategories of Discourse; Methodological and Curricular Adaptations; Accessibility in Pedagogical Resources; University Extension and University Research; as well as the Category Barriers to Inclusion, which includes the subcategories Architectural Barriers and Barriers in Communications and Information. The implementation of inclusion in higher education at UFCG reflects multifactorial problems. We concluded that the effectiveness of Special Education from an Inclusive Perspective is developed based on inclusive pedagogical practices, highlighting the social and teaching and learning relationships between teachers and students as means of materializing the inclusive process. On the other hand, ineffectiveness is presented in the architectural barriers and in communications and information, revealing pedagogical, structural and management problems at Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41868
dc.date.accessioned 2025-05-07T14:02:58Z
dc.date.available 2025-05-07
dc.date.available 2025-05-07T14:02:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Ensino superior – pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Higher education – people with disabilities pt_BR
dc.subject Federal University of Campina Grande - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REGES, Petrúcio Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (in)effectiveness of special education from an inclusive perspective in undergraduate courses at the Humanities Center of the Federal University of Campina Grande – Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation REGES, Petrúcio Araújo. A (in)efetividade da educação especial na perspectiva inclusiva em cursos de licenciatura do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte