dc.creator.ID |
SANTOS, F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1425036387732373 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRASILEIRO, F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5957855817378897 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio. |
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dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Katyusco de Farias. |
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dc.description.resumo |
Ainserção de egressos universitários no mundo do trabalho é um tema central na educação
superior, especialmente em áreas dinâmicas como a Ciência da Computação. Este estudo
investiga como as disciplinas optativas cursadas durante a graduação influenciam a inserção
profissional dos egressos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG).
Foi realizada uma análise quantitativa dos dados acadêmicos de 352 egressos e profissi
onais de 263 destes. O método K-Means foi empregado para segmentação dos perfis acadê
micos e profissionais, complementado por análises de correlação entre escolhas curriculares
e fatores de empregabilidade, como tempo até a primeira ocupação, modalidade de trabalho
e porte empresarial.
Os resultados mostram que a clusterização acadêmica identificou três perfis principais:
desenvolvimento (DEV), desenvolvimento e inteligência artificial (DEV+IA) e desenvolvi
mento e infraestrutura (DEV+INFRA). Embora disciplinas específicas mostrem associação
com determinadas carreiras, a análise dos clusters profissionais revelou que a empregabili
dade está mais relacionada a fatores externos, como modalidade de trabalho (híbrido/remoto)
e tempo até a primeira ocupação, com predominância de trabalho remoto e híbrido.
Apesquisa conclui que as escolhas curriculares influenciam tendências na transição para
o mundo do trabalho, mas não a determinam diretamente. A empregabilidade depende de
um conjunto amplo de fatores, incluindo habilidades transversais e experiências práticas.
Estes achados podem informar políticas educacionais mais alinhadas às demandas do setor
tecnológico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
Análise da transição profissional dos egressos do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-02-24 |
|
dc.description.abstract |
The transition of university graduates into the labor market is a central issue in higher edu
cation, particularly in dynamic fields such as Computer Science. This study investigates the
extent to which elective courses taken during undergraduate studies influence the professio
nal insertion of graduates from the Computer Science program at the Federal University of
Campina Grande (UFCG), Brazil.
A quantitative analysis was conducted using academic data from 352 graduates, along
with professional information from 263 of them. The K-Means algorithm was applied to
segment both academic and professional profiles, followed by correlation analyses to explore
the relationship between curricular choices and employability factors such as time to first
employment, work modality, and company size.
The results indicate that academic clustering revealed three main profiles: development
(DEV), development with artificial intelligence (DEV+AI), and development with infras
tructure (DEV+INFRA). While certain electives were associated with specific career paths,
the analysis of professional clusters suggests that employability is more strongly influen
ced by external factors, particularly work modality (remote/hybrid) and the time until first
employment, with remote and hybrid work prevailing.
The study concludes that curricular choices shape tendencies in the transition to the labor
market but do not directly determine professional outcomes. Employability depends on a
broader set of factors, including transversal skills and practical experience. These findings
may inform educational policies better aligned with the demands of the technology sector.
Keywords: employability, university graduates, Computer Science, elective courses, data
analysis, career transition. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/41882 |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-09T13:08:57Z |
|
dc.date.available |
2025-05-09 |
|
dc.date.available |
2025-05-09T13:08:57Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Empregabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Egressos universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinas optativas |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de dados |
pt_BR |
dc.subject |
Transição profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Computer science |
pt_BR |
dc.subject |
Employability |
pt_BR |
dc.subject |
University graduates |
pt_BR |
dc.subject |
Elective courses |
pt_BR |
dc.subject |
Data analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Professional transition |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Felisberto Cláudio dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the professional transition of graduates of the undergraduate course in Computer Science at the Federal University of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Felisberto Cláudio dos. Análise da transição profissional dos egressos do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |