DSpace/Manakin Repository

Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1ID SILVA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nadege da Silva.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes
dc.description.resumo Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-23
dc.description.abstract Faced with the experience in the classroom provided by the actions developed through our academic journey, we are faced with a problem that has become common both in rural schools and in urban areas, which is the disinterest of learners in relation to practice because there are many teachers who still use traditional methodologies. Faced with this, the question came: What to do to attract attention, encourage and contribute to an improvement in the performance of students in reading practices of Portuguese language classes? Having this question as support, the work had as objective to contribute to the formation of critical and thinking readers, improving the performance, their abilities and taste for the reading; evaluating the impact of a performative reading strategy on the interpretation of the texts using the dramaturgical texts. Having as subjects the students of the 3rd year of high school of the State School of Elementary and Secondary Education Journalist José Leal Ramos, located in São João do Cariri-PB, classified as a school in the countryside. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
dc.date.accessioned 2019-06-07T16:16:28Z
dc.date.available 2019-06-07
dc.date.available 2019-06-07T16:16:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Textos dramáticos
dc.subject Dramarturgia em sala de aula
dc.subject Textos dramatúrgicos
dc.subject Leitura performática
dc.subject Escolas do campo e teatro
dc.subject Teatro e educação
dc.subject Theater and education
dc.subject Teatro na escola
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field. pt_BR
dc.identifier.citation GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta