dc.creator.ID |
SILVA, F. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0497494110355822 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Eisenhawer de Moura. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7934688409399283 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Péricles Rezende. |
|
dc.contributor.referee2 |
|ACIOLI JÚNIOR, George. |
|
dc.description.resumo |
Os AMRs diferenciam-se dos AGVs por sua navegação autônoma e capacidade de adapta
ção ao ambiente sem trilhas xas. A navegação autônoma exige um sistema de percepção
preciso de localização e mapeamento. No contexto do SLAM baseado em LiDAR, o Itera-
tive Closest Point (ICP) destaca-se como um dos principais algoritmos para re namento da
localização e alinhamento de nuvens de pontos. Este trabalho propõe uma solução baseada
em SLAM e ICP para navegação exclusivamente com um sensor LiDAR 2D, sem suporte de
sensores adicionais e operando sob restrições computacionais. A solução foi implementada
experimentalmente em um veículo AGV em laboratório, possibilitando sua reclassi cação
de AGV para AMR. As principais contribuições incluem: um estudo comparativo entre
métodos ICP (clássico, Gauss-Newton ponto-a-ponto e ponto-a-plano) com dados reais; a
implementação incremental do ICP, permitindo o alinhamento contínuo de múltiplos scans;
a adaptação do sistema para operação em tempo real; e o desenvolvimento de uma interface
interativa para visualização da trajetória e do mapa gerado. A técnica ICP proposta
demonstrou melhor desempenho e foi validada experimentalmente, indicando seu potencial
para expansão em outras aplicações SLAM envolvendo veículos em tempo real. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.title |
Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-27 |
|
dc.description.abstract |
AMRs di er from AGVs due to their autonomous navigation capabilities and adaptability
to environments without xed tracks. Autonomous navigation requires precise perception,
localization, and mapping systems. In the context of LiDAR-based SLAM, the Iterative
Closest Point (ICP) stands out as one of the primary algorithms used for re ning localization
and point cloud alignment. This study proposes a SLAM and ICP-based solution for
navigation exclusively utilizing a 2D LiDAR sensor, without additional sensor support, under
computational constraints. The solution was experimentally implemented on an AGV
vehicle in a laboratory, enabling its reclassi cation from an AGV to an AMR. The main
contributions include: a comparative study of ICP methods (classical, Gauss-Newton pointto-
point, and point-to-plane) using real data; incremental implementation of ICP, allowing
continuous alignment of multiple scans; adaptation of the system for real-time operation;
and the development of an interactive interface to visualize the trajectory and generated
map. The proposed ICP technique demonstrated superior performance and was experimentally
validated, highlighting its potential for extension to other real-time SLAM applications
involving vehicles. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42012 |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-21T18:47:19Z |
|
dc.date.available |
2025-05-21 |
|
dc.date.available |
2025-05-21T18:47:19Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
ICP |
pt_BR |
dc.subject |
AMR |
pt_BR |
dc.subject |
AGV |
pt_BR |
dc.subject |
SLAM |
pt_BR |
dc.subject |
LiDAR 2D |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Felype de Lucena. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Integration of 2D LiDAR sensor for mapping and localization of AGV vehicle. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Felype de Lucena. Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV. Um algoritmo de aprendizagem federada para aplicações com mobilidade e não-estacionárias. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |