DSpace/Manakin Repository

Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0497494110355822 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Eisenhawer de Moura.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, E. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7934688409399283 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Péricles Rezende.
dc.contributor.referee2 |ACIOLI JÚNIOR, George.
dc.description.resumo Os AMRs diferenciam-se dos AGVs por sua navegação autônoma e capacidade de adapta ção ao ambiente sem trilhas xas. A navegação autônoma exige um sistema de percepção preciso de localização e mapeamento. No contexto do SLAM baseado em LiDAR, o Itera- tive Closest Point (ICP) destaca-se como um dos principais algoritmos para re namento da localização e alinhamento de nuvens de pontos. Este trabalho propõe uma solução baseada em SLAM e ICP para navegação exclusivamente com um sensor LiDAR 2D, sem suporte de sensores adicionais e operando sob restrições computacionais. A solução foi implementada experimentalmente em um veículo AGV em laboratório, possibilitando sua reclassi cação de AGV para AMR. As principais contribuições incluem: um estudo comparativo entre métodos ICP (clássico, Gauss-Newton ponto-a-ponto e ponto-a-plano) com dados reais; a implementação incremental do ICP, permitindo o alinhamento contínuo de múltiplos scans; a adaptação do sistema para operação em tempo real; e o desenvolvimento de uma interface interativa para visualização da trajetória e do mapa gerado. A técnica ICP proposta demonstrou melhor desempenho e foi validada experimentalmente, indicando seu potencial para expansão em outras aplicações SLAM envolvendo veículos em tempo real. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica pt_BR
dc.title Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV. pt_BR
dc.date.issued 2025-03-27
dc.description.abstract AMRs di er from AGVs due to their autonomous navigation capabilities and adaptability to environments without xed tracks. Autonomous navigation requires precise perception, localization, and mapping systems. In the context of LiDAR-based SLAM, the Iterative Closest Point (ICP) stands out as one of the primary algorithms used for re ning localization and point cloud alignment. This study proposes a SLAM and ICP-based solution for navigation exclusively utilizing a 2D LiDAR sensor, without additional sensor support, under computational constraints. The solution was experimentally implemented on an AGV vehicle in a laboratory, enabling its reclassi cation from an AGV to an AMR. The main contributions include: a comparative study of ICP methods (classical, Gauss-Newton pointto- point, and point-to-plane) using real data; incremental implementation of ICP, allowing continuous alignment of multiple scans; adaptation of the system for real-time operation; and the development of an interactive interface to visualize the trajectory and generated map. The proposed ICP technique demonstrated superior performance and was experimentally validated, highlighting its potential for extension to other real-time SLAM applications involving vehicles. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42012
dc.date.accessioned 2025-05-21T18:47:19Z
dc.date.available 2025-05-21
dc.date.available 2025-05-21T18:47:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject ICP pt_BR
dc.subject AMR pt_BR
dc.subject AGV pt_BR
dc.subject SLAM pt_BR
dc.subject LiDAR 2D pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Felype de Lucena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Integration of 2D LiDAR sensor for mapping and localization of AGV vehicle. pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Felype de Lucena. Integração de sensor LiDAR 2D para mapeamento e localização de veículo AGV. Um algoritmo de aprendizagem federada para aplicações com mobilidade e não-estacionárias. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta