dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOARES JÚNIOR, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
LIMA, Rozeane Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee3ID |
LIMA, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4345918127532527 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente monografia tem por objetivo analisar os discursos que circularam no Instituto
Pedagögico Campinense - CG, na decada de 1930, abordando a implanta9äo do ensino de
Educa9äo Flsica na cidade de Campina Grande. Para tal, utilizamos como fonte de pesquisa os
jomais da epoca: A JJniäo (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino
do Estado da Paralba (1932-1937), e a revista Evoluqäo (1931-1932), uma publica9äo do
Instituto Pedagögico Campinense que circulou na cidade entre os anos de 1931 e 1932,
abordando, em suas päginas, assuntos do cotidiano do referido Instituto e temas relacionados ä
polltica, economia, higiene, educa9äo e cultura. Parte da documenta9äo se encontra na
biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto Pedagögico Campinense, Espa90
Cultural de Joäo Pessoa e Instituto Histörico e Geogräfico da Paraiba. As discussöes a respeito
das präticas da Educa9äo Flsica foram baseadas na historiografia relacionada ao tema, a
exemplo de Soares Junior (2011), com seus estudos sobre o ensino de Higiene e Educa9äo
Flsica na cidade da Parahyba no inlcio do seculo XX, Parada (2009), e Ghiraldelli Jr. (1991),
que proporcionam uma melhor compreensäo acerca da implanta9äo do ensino de Educa9äo
Flsica no Brasil. O aporte teörico-metodolögico apoiou-se nas abordagens de uma Nova
Histöria Cultural, a partir das discussöes feitas pelo filosofo frances Michel Foucault (2010)
enfatizando os conceitos de discurso e disciplina. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
“Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This text aims to analyze the discourses that circulated in the Pedagogical Institute Campinense
- CG, in the 1930s, addressing the implementation of the teaching of Physical Education in the
city of Campina Grande. Therefore, we used as a source of research the newspapers: A Uniäo
(1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino do Estado da Parai'ba (1932-
1937), e a revista Evolugäo (1931-1932), a publication of the Instituto Pedagögico Campinense
that circulated in the city between the years 1931 and 1932, focusing on its pages, the everyday
affairs of the Institute and topics related to politics, economy, hygiene, education and culture.
Some of the documentation is in Biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto
Pedagögico Campinense, Espago Cultural de Joäo Pessoa and Instituto Histörico e Geogräfico
da Paraiba. Discussions about the practices of Physical Education were based in the
historiography related to the topic, like Soares Junior (2011), in his studies on the teaching of
Hygiene and Physical Education in the city of Parahyba in the early twentieth Century, Parada
(2009), and Ghiraldelli Jr. (1991), which provide a better understanding about the
implementation of the teaching of Physical Education in Brazil. The theoretical-methodological
approach has relied on the approaches of a New Cultural History, from the discussions made
by the French philosopher Michel Foucault (2010) emphasizing the concepts of discourse and
discipline. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016 |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-26T11:09:30Z |
|
dc.date.available |
2025-05-26 |
|
dc.date.available |
2025-05-26T11:09:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física - Campina Grande - PB - 1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Pedagógico Campinense - 1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Educação Física - 1930 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Physica - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Higiene e educação física |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal A União 1931 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal O Educador 1932 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal Brasil Novo 1931 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Revista de Ensino do Estado da Paraíba - 1932-1937 |
pt_BR |
dc.subject |
Revista Evolução - 1931-1932 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura física - sexo feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Relações de gênero - aulas de Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Fotos - aula de Educação Física - Campina Grande - PB 1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education - Campina Grande - PB - 1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande Pedagogical Institute - 1930 |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education Teaching - 1930 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Hygiene and physical education |
pt_BR |
dc.subject |
A União Newspaper 1931 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
O Educador Newspaper 1932 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil Novo Newspaper 1931 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paraíba State Education Magazine - 1932-1937 |
pt_BR |
dc.subject |
Evolution Magazine - 1931-1932 - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Physical culture - female sex |
pt_BR |
dc.subject |
Gender relations - Physical Education classes |
pt_BR |
dc.subject |
Photos - Physical Education class - Campina Grande - PB 1930 |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Alexandro dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Physical Culture": the teaching of Education Physical the Pedagogical Institute Campinense (decade of 1930). |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Alexandro dos. “Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016 |
pt_BR |