DSpace/Manakin Repository

“Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee2ID SOARES JÚNIOR, A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 pt_BR
dc.contributor.referee3 LIMA, Rozeane Albuquerque.
dc.contributor.referee3ID LIMA, R. A. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/4345918127532527 pt_BR
dc.description.resumo A presente monografia tem por objetivo analisar os discursos que circularam no Instituto Pedagögico Campinense - CG, na decada de 1930, abordando a implanta9äo do ensino de Educa9äo Flsica na cidade de Campina Grande. Para tal, utilizamos como fonte de pesquisa os jomais da epoca: A JJniäo (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino do Estado da Paralba (1932-1937), e a revista Evoluqäo (1931-1932), uma publica9äo do Instituto Pedagögico Campinense que circulou na cidade entre os anos de 1931 e 1932, abordando, em suas päginas, assuntos do cotidiano do referido Instituto e temas relacionados ä polltica, economia, higiene, educa9äo e cultura. Parte da documenta9äo se encontra na biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto Pedagögico Campinense, Espa90 Cultural de Joäo Pessoa e Instituto Histörico e Geogräfico da Paraiba. As discussöes a respeito das präticas da Educa9äo Flsica foram baseadas na historiografia relacionada ao tema, a exemplo de Soares Junior (2011), com seus estudos sobre o ensino de Higiene e Educa9äo Flsica na cidade da Parahyba no inlcio do seculo XX, Parada (2009), e Ghiraldelli Jr. (1991), que proporcionam uma melhor compreensäo acerca da implanta9äo do ensino de Educa9äo Flsica no Brasil. O aporte teörico-metodolögico apoiou-se nas abordagens de uma Nova Histöria Cultural, a partir das discussöes feitas pelo filosofo frances Michel Foucault (2010) enfatizando os conceitos de discurso e disciplina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title “Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This text aims to analyze the discourses that circulated in the Pedagogical Institute Campinense - CG, in the 1930s, addressing the implementation of the teaching of Physical Education in the city of Campina Grande. Therefore, we used as a source of research the newspapers: A Uniäo (1931), O Educador (1932), Brasil Novo (1931), revista de Ensino do Estado da Parai'ba (1932- 1937), e a revista Evolugäo (1931-1932), a publication of the Instituto Pedagögico Campinense that circulated in the city between the years 1931 and 1932, focusing on its pages, the everyday affairs of the Institute and topics related to politics, economy, hygiene, education and culture. Some of the documentation is in Biblioteca Atila de Almeida (Campina Grande), Instituto Pedagögico Campinense, Espago Cultural de Joäo Pessoa and Instituto Histörico e Geogräfico da Paraiba. Discussions about the practices of Physical Education were based in the historiography related to the topic, like Soares Junior (2011), in his studies on the teaching of Hygiene and Physical Education in the city of Parahyba in the early twentieth Century, Parada (2009), and Ghiraldelli Jr. (1991), which provide a better understanding about the implementation of the teaching of Physical Education in Brazil. The theoretical-methodological approach has relied on the approaches of a New Cultural History, from the discussions made by the French philosopher Michel Foucault (2010) emphasizing the concepts of discourse and discipline. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016
dc.date.accessioned 2025-05-26T11:09:30Z
dc.date.available 2025-05-26
dc.date.available 2025-05-26T11:09:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Física - Campina Grande - PB - 1930 pt_BR
dc.subject Instituto Pedagógico Campinense - 1930 pt_BR
dc.subject Ensino de Educação Física - 1930 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Educação Physica - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Higiene e educação física pt_BR
dc.subject Jornal A União 1931 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Jornal O Educador 1932 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Jornal Brasil Novo 1931 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Revista de Ensino do Estado da Paraíba - 1932-1937 pt_BR
dc.subject Revista Evolução - 1931-1932 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Cultura física - sexo feminino pt_BR
dc.subject Relações de gênero - aulas de Educação Física pt_BR
dc.subject Fotos - aula de Educação Física - Campina Grande - PB 1930 pt_BR
dc.subject Physical Education - Campina Grande - PB - 1930 pt_BR
dc.subject Campina Grande Pedagogical Institute - 1930 pt_BR
dc.subject Physical Education Teaching - 1930 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Physical Education - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Hygiene and physical education pt_BR
dc.subject A União Newspaper 1931 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject O Educador Newspaper 1932 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Brazil Novo Newspaper 1931 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Paraíba State Education Magazine - 1932-1937 pt_BR
dc.subject Evolution Magazine - 1931-1932 - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Physical culture - female sex pt_BR
dc.subject Gender relations - Physical Education classes pt_BR
dc.subject Photos - Physical Education class - Campina Grande - PB 1930 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Alexandro dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "Physical Culture": the teaching of Education Physical the Pedagogical Institute Campinense (decade of 1930). pt_BR
dc.description.sponsorship CNPq pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Alexandro dos. “Cultura Física”: o ensino de Educação Física no Instituto Pedagógico Campinense (década de 1930). 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42016 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta