DSpace Repository

“É cansativo, mas é bom” : dizeres e fazeres de professoras sobre o corpo na docência com bebês

Show simple item record

dc.creator.ID BRITO, I. S. T. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0385174623000292 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Maria das Graças.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Maria das Graças pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 pt_BR
dc.contributor.referee1 BUSS-SIMÃO, Márcia.
dc.contributor.referee2 NUNES, Celia Maria Fernandes.
dc.contributor.referee3 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.description.resumo Esta pesquisa de mestrado teve como objeto de estudo o corpo no exercício da docência com bebês. O problema de pesquisa estabelecido foi o seguinte: quais são as percepções de professoras de um berçário em Campina Grande/PB sobre o corpo no exercício da docência com bebês? Como forma de responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso (Bogdan; Biklen, 1994; Sarmento, 2003) com o objetivo geral de analisar as percepções de professoras de um berçário em Campina Grande/PB sobre o corpo na docência com bebês. A produção dos dados se deu através da observação participante em uma turma de berçário 1 com três professoras e 13 bebês em uma creche pública do município de Campina Grande/PB. Durante a imersão no campo foram feitos registros audiovisuais, com fotografias e videogravações, e em caderno de campo. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com as professoras e um grupo focal com todas elas posteriormente, discutindo aspectos relativos ao corpo na docência com bebês com vistas a revelar suas percepções a respeito do assunto. Os dados produzidos foram organizados e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Como referencial teórico, os estudos de Teixeira (1996; 2007) e Tardiff e Lessard (2014) foram utilizados para a compreensão do universo da docência. A docência com bebês foi analisada a partir de autores como Buss-Simão e Silva (2023), Bittencourt (2020), Silva (2018), Sabbag (2017), Demétrio (2016), Schmitt (2014) e Duarte (2011). As categorias elaboradas a partir da análise do material coletado no campo foram: O corpo da professora no cotidiano da docência com bebês; O corpo como mediador das relações e dos afetos entre professoras e bebês; e Implicações das condições materiais e objetivas da docência para o corpo e percepções da professora. Os resultados revelaram que as professoras desenvolvem algumas técnicas corporais para realizar as demandas da rotina com os bebês, principalmente em relação aos cuidados com alimentação, higiene e sono. Essas técnicas são compartilhadas entre elas no exercício cotidiano da docência. O corpo se mostrou como central no exercício da docência com os bebês, tanto na execução das atividades pedagógicas, quanto no papel de mediador das relações entre os sujeitos. Essa mediação demanda uma disponibilidade corporal das docentes e acarreta desgastes físicos que impactam tanto o fazer docente quanto suas vidas pessoais. As condições objetivas de realização da docência, como a carga horária, a remuneração e o espaço físico da instituição se mostraram como fatores de grande influência no surgimento de desgastes corporais nas docentes e a rotina institucional e burocrática emergiu como um fator de forte implicação no trabalho das professoras com os bebês, bem como no impacto da docência sobre seus corpos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title “É cansativo, mas é bom” : dizeres e fazeres de professoras sobre o corpo na docência com bebês pt_BR
dc.date.issued 2025-03-21
dc.description.abstract This master's research had as its object of study the body when teaching babies. The research problem established was the following: what are the perceptions of teachers from a nursery in Campina Grande/PB about the body when teaching with babies? As a way of answering this question, a qualitative case study research was carried out (Bogdan; Biklen, 1994; Sarmento, 2003) with the general objective of analyzing the perceptions of teachers from a nursery in Campina Grande/PB about the body when teaching with babies. Data production took place through participant observation in a nursery 1 class with three teachers and 13 babies in a public daycare center in the city of Campina Grande/PB. During the immersion in the field, audiovisual records were made, with photographs and video recordings, and in a field notebook. In addition, individual interviews were carried out with the teachers and a focus group with all of them later, discussing aspects related to the body in teaching with babies aiming to reveal their perceptions on the subject. The data produced was organized and analyzed using the content analysis technique (Bardin, 2011). As a theoretical reference, the studies by Teixeira (1996; 2007) and Tardiff and Lessard (2014) were used to understand the world of teaching. Teaching with babies was analyzed from authors such as Buss-Simão e Silva (2023), Bittencourt (2020), Silva (2018), Sabbag (2017), Demétrio (2016), Schmitt (2014) and Duarte (2011). The categories created from the analysis of the material collected in the field were: The teacher's body in the daily life of teaching with babies; The body as a mediator of relationships and affections between teachers and babies; and Implications of the material and objective conditions of teaching for the teacher's body and perceptions. The results revealed that teachers develop some body techniques to carry out routine demands with babies, especially in relation to feeding, hygiene and sleep. These techniques are shared among them in the daily practice of teaching. The body proved to be central in the exercise of teaching with babies, both in the execution of pedagogical activities and in the role of mediator of relationships between subjects. This mediation demands bodily availability from teachers and causes physical exhaustion that impacts both teaching and their personal lives. The objective conditions for teaching, such as workload, remuneration and the physical space of the institution, were shown to be highly influential factors in the emergence of bodily wear and tear among teachers, and the institutional and bureaucratic routine emerged as a factor with a strong implication in the teachers' work with babies, as well as the impact of teaching on their bodies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42017
dc.date.accessioned 2025-05-26T12:42:38Z
dc.date.available 2025-05-26
dc.date.available 2025-05-26T12:42:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Bebês pt_BR
dc.subject Professoras pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Babies pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Isabela Sarah Trigueiro Custódio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative "It's tiring, but it's good": sayings and doings of teachers about the body in teaching with babies. pt_BR
dc.relation FAPESQ pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Isabela Sarah Trigueiro Custódio de. “É cansativo, mas é bom” : dizeres e fazeres de professoras sobre o corpo na docência com bebês. 2025 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account