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Aplicação da teoria das filas para avaliação do desempenho e melhoramento do serviço de entrega em uma microempresa de distribuição de água e gás.

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dc.creator.ID SILVA, J. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3656541000165206 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, D. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5889152523620761 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Morgana Giorgia Costa dos.
dc.contributor.referee2 TURET, Jean Gomes.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2018.tccmon.silva2
dc.description.resumo Com a constante mudança no setor de serviços quando se trata de atendimento ao cliente, é necessário um maior aperfeiçoamento e maior investimento na qualidade da prestação do mesmo. Neste cenário, a busca pelo menor tempo e maior eficácia no atendimento, tem feito com que os empresários invistam mais na qualidade do serviço, fazendo com que os clientes se sintam satisfeitos e não sejam forçados a buscarem melhorias na concorrência. Desta forma se torna imprescindível o uso de ferramentas que possam auxiliar este processo. A elaboração deste estudo consiste na utilização das medidas de desempenho do sistema a partir da Teoria das Filas, para visualização da eficiência do sistema quanto ao atendimento em uma distribuidora de Água e Gás. Além disso, foi feita a aplicação das ferramentas de Gestão da Qualidade, tais como, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Plano de Ação 5W2H. Todas estas aplicações a fim de analisar, mensurar e elaborar plano de ações para as falhas decorrentes do serviço de entrega, que estariam ocasionando longos tempos de atendimento e consequentemente a insatisfação dos clientes. A aplicação das Medidas de Desempenho e das Ferramentas da Qualidade apresentou eficiência, pois se fez possível à identificação dos problemas na realização das entregas, dessa maneira foi plausível a elaboração de um plano de ação, visando melhorias para todo o processo de atendimento oferecido pela empresa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.title Aplicação da teoria das filas para avaliação do desempenho e melhoramento do serviço de entrega em uma microempresa de distribuição de água e gás. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-12
dc.description.abstract With the constant change in the service sector when it comes to customer service, it is necessary to improve and invest more in the quality of service. In this scenario, the search for shorter time and more effective service has made entrepreneurs invest more in quality of service, making customers feel satisfied and not forced to seek improvements in competition. In this way it becomes essential to use tools that can help this process. The elaboration of this study consists in the use of the performance measures of the system from the Theory of Queues, to visualize the efficiency of the system as to the attendance at a Water and Gas distributor. In addition, the application of the Quality Management tools, such as, Pareto Chart, Ishikawa Diagram and 5W2H Action Plan. All these applications in order to analyze, measure and elaborate action plan for the failures resulting from the delivery service, which would be causing long service times and consequently customer dissatisfaction. The application of Performance Measures and Quality Tools presented efficiency, as it was possible to identify the problems in the delivery of deliveries, so it was plausible to draw up a plan of action, aiming at improvements for the entire process of service offered by the company. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4201
dc.date.accessioned 2019-06-08T17:56:32Z
dc.date.available 2019-06-08
dc.date.available 2019-06-08T17:56:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Teoria das filas pt_BR
dc.subject Ferramentas de qualidade pt_BR
dc.subject Medidas de desempenho pt_BR
dc.subject Distribuidora de água e gás - microempresa pt_BR
dc.subject Filas em empresas pt_BR
dc.subject Row Theory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, João Mário Rofino da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of queuing theory for performance evaluation and improvement of the delivery service in a micro-water and gas distribution company. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, João Mário Rofino da. Aplicação da teoria das filas para avaliação do desempenho e melhoramento do serviço de entrega em uma microempresa de distribuição de água e gás. 2018. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4201 pt_BR


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