DSpace/Manakin Repository

“Uma cidade só cresce se a população crescer intelectualmente”: uma história da Educação de Serra Branca - PB (1942-1986).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, E. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4162088000446322 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee2 LUIZ, Janailson Macedo.
dc.contributor.referee2ID LUIZ, J. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5792661288577814 pt_BR
dc.description.resumo Nesta pesquisa, temos como objetivo problematizar os caminhos percorridos pelos precursores da educação na cidade de Serra Branca - PB, de 1942 a 1986. Em nossas analises, percebemos inicialmente como era o relacionamento entre os moradores e o pároco João Marques Pereira, responsável peia educação na cidade. No primeiro capitulo, analisamos as lutas dos idealizadores para conseguir abrir uma escola no município, ás formas de educar, o motivo da criação do único cinema da cidade e a implantação dos grupos na zona rural. No segundo capitulo, discutimos sobre a implantação das primeiras escolas, os cursos ministrados e a repercussão no cotidiano dos discentes e docentes Ainda neste capitulo, discutiremos a intervenção do poder politico na educação e as alterações realizadas pelas escolas para resolverem os problemas financeiros. Para concretização desta pesquisa, dialogamos com autores, a exemplo de Souza com suas discussões acerca da historia de Serra Branca-PB, Pimente! e Araújo que me ajudaram a entender a diferença existente entre escola rural e escola do campo, bem como os processos de implantação desses grupos; Campos que discute sobre a capacitação dos trabalhadores, dentre outros. Tivemos também a colaboração essencial dos relatos orais das pessoas que participaram ativamente da implantação das instituições educacionais tanto na zona urbana e na zona rural. Através de seus pensamentos sobre a educação e a criação dos grupos, percebemos que a educação era responsável pelo desenvolvimento social, econômico e intelectual no município. Ainda Tivemos o prazer de ler as descrições deixadas pelo Cônego João Marques Pereira que foi o “responsável” pela intensa mobilização que culminou com a construção da primeira escola da cidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title “Uma cidade só cresce se a população crescer intelectualmente”: uma história da Educação de Serra Branca - PB (1942-1986). pt_BR
dc.date.issued 2012-11
dc.description.abstract In this study, we aim ai discussing the paths traveled by the pioneers of education in the city of Serra Branca-PB, ffom 1942 to 1986. In our analyses, we realized initiallv as was the relationship between the villagers and the parish priest, in Charge Joäo Marques Pereira of education in the city. In the first chapter, we analyze the struggles of Creators to be able to open a school in the municipality, the ways of educating, the reason for the creation of the only cinema in the city and the deployment of the groups in the countryside. In the second chapter, we discussed about the deployment of the first schools, courses and the impact on the daily lives of students and teachers. Also in this chapter, we discuss the intervention of political power in education and changes by schools to resolve the financial problems. For aehievement of this research, we speak with authors, like de Souza with their discussions about the history of Serra Branca-PB; Pimentei and Aguilar that helped me to understand the difference between rural school and field school, as well as the processes of implementation of these groups; Field that discusses the training of workers, among others. We also had the essential collaboration of the oral accounts of those who participated actively in the establishment of educational institutions both in urban and in rural areas. Through their thoughts about education and the creation of the groups, we reali zed that education w’as responsible for social, economic and intellectual development in the municipality. We still had the pleasure of reading the descriptions left by Canon John Majid who was the "responsible" for the intense mobilization that culmmated with the construction of the first school in the city. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42029
dc.date.accessioned 2025-05-29T17:55:30Z
dc.date.available 2025-05-29
dc.date.available 2025-05-29T17:55:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História de Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Serra Branca - PB - educação pt_BR
dc.subject História da Educação - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Cidade paraibana - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Educação - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Escolas - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Professores - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject History of Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Serra Branca - PB - education pt_BR
dc.subject History of Education - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject City in Paraíba - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Education - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Schools - Serra Branca - PB pt_BR
dc.subject Teachers - Serra Branca - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA , Eveline Leite de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “A city only grows if the population grows intellectually”: a history of Education in Serra Branca - PB (1942-1986). pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Eveline Leite de. “Uma cidade só cresce se a população crescer intelectualmente”: uma história da Educação de Serra Branca - PB (1942-1986). 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42029 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta