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S30: um método de busca de similaridades em objetos estruturados.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3149506293482176 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNEDA, Edilson.
dc.contributor.advisor1ID FERNEDA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONGIOVI , Giuseppe.
dc.contributor.referee2 MONARD , Maria Carolina.
dc.contributor.referee3 MEDEIROS, José Hamurabi N. de.
dc.description.resumo Apresentamos neste trabalho um sistema de aprendizagem de máquina a partir de objetos formados por exemplos e contra-exemplos do conceito a ser aprendido. Esses objetos são descritos estruturalmente em uma linguagem de descrição baseada em grafos e o conhecimento é encapsulado em uma estrutura que envolve classes de abjetos e relações sobre as mesmas. O sistema apresenta ainda um controle heurístico baseado na lógica majoritária e permite a interferência do usuário como meio de melhorar a aprendizagem. Esse tipo de sistema de aprendizagem pode ser utilizado em várias aplicações. Neste trabalho, em particular, apresentamos o mesmo como ferramenta de base para o sistema SAID, um sistema de apoio à descoberta científica baseado em aprendizagem de máquina. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title S30: um método de busca de similaridades em objetos estruturados. pt_BR
dc.date.issued 1999-07-28
dc.description.abstract In this work we present a machine learning system which starts from a set of objects formed by positive and negative samples of the concept to be learned. Each of these objects is structurally described through a graph based language and the knowledge is fitted into a frame that involves classes of objects and relationships. The system also presents a majoritary logic based heuristic control and allows the user's interference as a mean for improving the learning. Such type of learning system can be used in several applications. In this work, in particular, it is presented as a base tool for the system SAID, a scientific discovery support system based on machine learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4204
dc.date.accessioned 2019-06-10T11:43:45Z
dc.date.available 2019-06-10
dc.date.available 2019-06-10T11:43:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject Aprendizagem de Máquina pt_BR
dc.subject Sistema S30 pt_BR
dc.subject Artificial intelligence pt_BR
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.subject System S30 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Joelson Nogueira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative S30: a method of searching for similarities in structured objects. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, J. N. de. S30: um método de busca de similaridades em objetos estruturados. 1999. 159f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, Brasil, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4204 pt_BR


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