Dépôt DSpace/Manakin

A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID CALÚ, A. C. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4619014536030905 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Kátia Ramos.
dc.contributor.referee1ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 pt_BR
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee2ID https://orcid.org/0000-0002-1385-6671 pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 pt_BR
dc.contributor.referee3 SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
dc.contributor.referee3ID SANTA CRUZ, C. M. F. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/9113071813441768 pt_BR
dc.description.resumo A representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia é uma questão de grande importância, uma vez que essas publicações desempenham um papel fundamental na formação das percepções dos estudantes e no entendimento das complexas dinâmicas sociais. A forma como os conceitos sociológicos são apresentados, juntamente com quem são os principais protagonistas nas narrativas sociológicas, influencia significativamente a visão dos estudantes sobre o mundo e as relações humanas. O objetivo deste estudo é investigar e analisar a representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, com o propósito de promover uma representação mais equitativa e crítica. Isso implica em examinar como as mulheres são retratadas em termos de seus papéis na sociedade, suas contribuições para a disciplina sociológica e a abordagem de questões de gênero nos materiais didáticos. A metodologia adotada para este estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente. Foi realizada uma análise crítica da literatura existente sobre o tema da representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, incorporando contribuições de diversos autores e pesquisadores. A revisão bibliográfica permitiu uma avaliação aprofundada das tendências, desafios e oportunidades relacionados a essa representação. Além disso, foi feita uma análise de conteúdo do livro didático de sociologia. A partir disso, percebeu-se, nessa pesquisa, a necessidade de ampliar a atenção dada às contribuições das mulheres para a disciplina sociológica, bem como a abordagem de questões de gênero de maneira mais abrangente nos materiais didáticos. Promover uma representação mais equitativa e crítica das mulheres nesses materiais é essencial para construir uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Essa representação mais equitativa pode levar a uma compreensão mais completa das complexas dinâmicas sociais e à promoção da igualdade de gênero na sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2025-05-15
dc.description.abstract The representation of women in Sociology textbooks is a matter of significant importance, as these publications play a fundamental role in shaping students' perceptions and understanding of complex social dynamics. How sociological concepts are presented, along with who the key protagonists are in sociological narratives, significantly influences students' perspectives on the world and human relationships. The aim of this study is to investigate and analyze the representation of women in Sociology textbooks, with the purpose of promoting a more equitable and critical representation. This entails examining how women are portrayed in terms of their roles in society, their contributions to the sociological discipline, and the approach to gender-related issues in instructional materials. The methodology employed in this study is based on a comprehensive literature review. A critical analysis of existing literature on the topic of women's representation in Sociology textbooks was conducted, incorporating contributions from various authors and researchers. The literature review allowed for an in-depth assessment of the trends, challenges, and opportunities related to this representation. The representation of women in Sociology textbooks is an unquestionably relevant subject. Promoting a more equitable and critical representation of women in these materials is essential for building a more inclusive and enriching education. The literature review conducted in this study highlighted the need to expand attention to women's contributions to the sociological discipline, as well as to address gender-related issues more comprehensively in instructional materials. This more equitable representation can lead to a more comprehensive understanding of complex social dynamics and the promotion of gender equality in society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061
dc.date.accessioned 2025-06-02T21:36:14Z
dc.date.available 2025-06-02
dc.date.available 2025-06-02T21:36:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Livros didáticos de sociologia pt_BR
dc.subject Mulheres - representação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Representações pt_BR
dc.subject Equidade de gênero pt_BR
dc.subject Sociology – High School pt_BR
dc.subject Sociology textbooks pt_BR
dc.subject Women - representation pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Representations pt_BR
dc.subject Gender equity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CALÚ, Ana Caroline Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The representation of women in textbooks High School Sociology. pt_BR
dc.identifier.citation CALÚ, Ana Caroline Batista. A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. 2025. 51f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte