dc.creator.ID |
CALÚ, A. C. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4619014536030905 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Kátia Ramos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0002-1385-6671 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa. |
|
dc.contributor.referee3ID |
SANTA CRUZ, C. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9113071813441768 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia é uma questão de grande
importância, uma vez que essas publicações desempenham um papel fundamental na
formação das percepções dos estudantes e no entendimento das complexas dinâmicas sociais.
A forma como os conceitos sociológicos são apresentados, juntamente com quem são os
principais protagonistas nas narrativas sociológicas, influencia significativamente a visão dos
estudantes sobre o mundo e as relações humanas. O objetivo deste estudo é investigar e
analisar a representação das mulheres nos livros didáticos de Sociologia, com o propósito de
promover uma representação mais equitativa e crítica. Isso implica em examinar como as
mulheres são retratadas em termos de seus papéis na sociedade, suas contribuições para a
disciplina sociológica e a abordagem de questões de gênero nos materiais didáticos. A
metodologia adotada para este estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica abrangente. Foi
realizada uma análise crítica da literatura existente sobre o tema da representação das
mulheres nos livros didáticos de Sociologia, incorporando contribuições de diversos autores e
pesquisadores. A revisão bibliográfica permitiu uma avaliação aprofundada das tendências,
desafios e oportunidades relacionados a essa representação. Além disso, foi feita uma análise
de conteúdo do livro didático de sociologia. A partir disso, percebeu-se, nessa pesquisa, a
necessidade de ampliar a atenção dada às contribuições das mulheres para a disciplina
sociológica, bem como a abordagem de questões de gênero de maneira mais abrangente nos
materiais didáticos. Promover uma representação mais equitativa e crítica das mulheres nesses
materiais é essencial para construir uma educação mais inclusiva e enriquecedora. Essa
representação mais equitativa pode levar a uma compreensão mais completa das complexas
dinâmicas sociais e à promoção da igualdade de gênero na sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-05-15 |
|
dc.description.abstract |
The representation of women in Sociology textbooks is a matter of significant importance, as
these publications play a fundamental role in shaping students' perceptions and understanding
of complex social dynamics. How sociological concepts are presented, along with who the
key protagonists are in sociological narratives, significantly influences students' perspectives
on the world and human relationships. The aim of this study is to investigate and analyze the
representation of women in Sociology textbooks, with the purpose of promoting a more
equitable and critical representation. This entails examining how women are portrayed in
terms of their roles in society, their contributions to the sociological discipline, and the
approach to gender-related issues in instructional materials. The methodology employed in
this study is based on a comprehensive literature review. A critical analysis of existing
literature on the topic of women's representation in Sociology textbooks was conducted,
incorporating contributions from various authors and researchers. The literature review
allowed for an in-depth assessment of the trends, challenges, and opportunities related to this
representation. The representation of women in Sociology textbooks is an unquestionably
relevant subject. Promoting a more equitable and critical representation of women in these
materials is essential for building a more inclusive and enriching education. The literature
review conducted in this study highlighted the need to expand attention to women's
contributions to the sociological discipline, as well as to address gender-related issues more
comprehensively in instructional materials. This more equitable representation can lead to a
more comprehensive understanding of complex social dynamics and the promotion of gender
equality in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-02T21:36:14Z |
|
dc.date.available |
2025-06-02 |
|
dc.date.available |
2025-06-02T21:36:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - representação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Representações |
pt_BR |
dc.subject |
Equidade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology – High School |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Women - representation |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Representations |
pt_BR |
dc.subject |
Gender equity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CALÚ, Ana Caroline Batista. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The representation of women in textbooks High School Sociology. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CALÚ, Ana Caroline Batista. A representação das mulheres nos livros didáticos Sociologia do Ensino Médio. 2025. 51f Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42061 |
pt_BR |