dc.creator.ID |
SILVA, A. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5716312554503791 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0830455050602866 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Rodrigo Cardoso Soares de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.description.resumo |
A presente dissertação concentra seu objeto de pesquisa em brincar e aprender através dos jogos
no ensino de história. Articular propostas de aprendizagem em história que busquem expressar
de forma democrática o conhecimento histórico possibilita que os(as) alunos(as) consigam
construir suas próprias reflexões acerca da sociedade, de sua cultura e de suas vivências,
interpretando assim as narrativas históricas somadas ao senso comum. Sabe-se que a sala de
aula não é o único lugar em que se aprende sobre história. É pela educação e por estudar história
que o ser humano se conecta com o seu ser histórico. Assim, a presente dissertação pretende
apresentar uma proposta lúdica, que mediada pelo(a) professor(a) numa articulação que envolve
os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as), caracteriza-se por envolver ludicidade nas aulas.
A pesquisa concentra-se no campo de estudos dos jogos, com conexões teóricas baseadas no
entendimento de Huizinga (2019) e dos jogos e brincadeiras com Kishimoto (2011). Com
relação ao ensino de história, nos apropriamos de teóricos como Bittencourt (2012) e Rüsen
(2010). Com relação a história da educação, temos como aporte Freire (2016;2023) e Zabala
(1998). No campo de estudos com relação a ditadura civil-militar temos Fico (2014). Para esta
proposta pedagógica que envolve uma didática participativa, propomos a apresentação do jogo
Fotografia versus Descrição, um material didático e pedagógico em formato de cartas, de
autoria própria, criado para gerar uma reflexão e um diálogo acerca do período da Ditadura
Civil-Militar no Brasil (1964-1985). A metodologia do trabalho é alicerçado mediante uma
intervenção realizada em duas turmas de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental II
Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro da Prata em Campina Grande/PB. Cabe aqui
ressaltar que além da história ser uma disciplina escolar, ela também é uma condutora para
problematizar, explicar e questionar por meio dos assuntos e das experiências vividas do
homem no tempo a relação com o nosso meio. A proposta de jogar e “brincar” tem por intenção
propor uma forma prática de se aprender História, completando, assim, a ciclo do(a)
professor(a) ao finalizar uma temática de sua aula, estabelecendo, todavia, uma conexão entre
o ensinar e o aprender, promovendo a construção de uma nova didática a partir dos jogos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Brincar e aprender: a utilização dos jogos como ferramenta didática nas aulas de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-26 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation focuses its research object on playing and learning through games in history
teaching. Articulating proposals for learning history that seek to democratically express
historical knowledge enables students to build their own reflections on society, its culture, and
its experiences, thus interpreting historical narratives combined with common sense. It is
known that the classroom is not the only place where one learns about history. It is through
education and studying history that human beings connect with their historical being. Thus, this
dissertation aims to present a playful proposal, which, mediated by the teacher in an articulation
that involves the students' prior knowledge, is characterized by involving playfulness in classes.
The research focuses on the field of game studies, with theoretical connections based on the
understanding of Huizinga (2019) and of games and play with Kishimoto (2011). Regarding
the teaching of history, we appropriate theorists such as Bittencourt (2012) and Rüsen (2010).
Regarding the history of education, we have as our contribution Freire (2016; 2023) and Zabala
(1998). In the field of studies regarding the civil-military dictatorship, we have Fico (2014). For
this pedagogical proposal that involves participatory didactics, we propose the presentation of
the game Photography versus Description, a didactic and pedagogical material in the format of
cards, of our own authorship, created to generate reflection and dialogue about the period of the
Civil-Military Dictatorship in Brazil (1964-1985). The methodology of the work is based on an
intervention carried out in two 9th grade classes of the Nossa Senhora do Rosário State
Elementary School II, located in the Prata neighborhood in Campina Grande/PB. It is worth
noting that, in addition to history being a school subject, it is also a means of problematizing,
explaining and questioning the relationship with our environment through subjects and
experiences lived by man over time. The idea of playing and “playing” aims to provide a
practical way of learning History, thus completing the teacher’s cycle when concluding a theme
of his/her class, while establishing a connection between teaching and learning, promoting the
construction of a new didactic method based on games. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42071 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-03T11:51:29Z |
|
dc.date.available |
2025-06-03 |
|
dc.date.available |
2025-06-03T11:51:29Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar e aprender |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura civil-militar |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade e cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching history |
pt_BR |
dc.subject |
Games |
pt_BR |
dc.subject |
Playing and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Civil-military dictatorship |
pt_BR |
dc.subject |
Society and culture |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical proposal |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Andréa Maria da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Playing and learning: the use of games as a teaching tool in history classes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CNPq |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Andréa Maria da. Brincar e aprender: a utilização dos jogos como ferramenta didática nas aulas de história. 2025. 160 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |