dc.creator.ID |
SANTOS, J. D. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. H. C. C. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Geonara de Sousa. |
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dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SÀ , Lays Andrade de. |
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dc.contributor.referee2ID |
SÀ, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2052787125338306 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As demandas da educação inclusiva são grandes desafios para os professores, que têm
dificuldades em adaptar suas práticas pedagógicas e materiais didáticos. No caso específico da
educação de alunos com autismo, ainda se acrescenta uma outra camada, pois os docentes se
sentem especialmente despreparados para lidar com essas crianças na sala de aula, por não
terem formação específica para o caso e pela escassez de informações de qualidade
consolidadas sobre o transtorno. Para entender melhor tais desafios, este trabalho teve como
objetivo geral mapear a presença de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em
uma escola de ensino fundamental (anos finais) de uma cidade do Cariri paraibano,
identificando a percepção da equipe pedagógica a respeito desses alunos e as dificuldades
sentidas pelos docentes para promover sua educação. Baseamo-nos principalmente nos estudos
de Philippe Perrenoud (2001) e Mazzotta (2001) para construir o referencial. A construção dos
dados foi feita a partir de dezoito entrevistas estruturadas com os professores da escola, além
de duas entrevistas semiestruturadas com a diretora e a professora do Atendimento Educacional
Especializado (AEE). Os docentes têm entre 3 a 36 anos de experiência docente, todos possuem
formação na sua área de atuação, mas apenas seis afirmaram ter feito alguma formação na área
de educação inclusiva, enquanto sete assistiram apenas uma ou mais palestras sobre o tema e
cinco não tiveram nenhum tipo de formação. A partir das entrevistas, foram identificadas, na
fala dos professores, a caracterização do TEA, o que entendem por educação inclusiva, como
percebem os seis estudantes com diagnóstico de TEA, em cujos casos nos aprofundamos, e
como procuram promover sua inclusão. Ao falar sobre o transtorno, doze demonstraram
insegurança e todos citaram mais características dos próprios alunos da escola que do TEA em
si. Ao definirem a educação inclusiva, cinco professores apresentam em suas falas dificuldades
sobre como aplicar as ideias. Em relação à percepção sobre os alunos com autismo, destacaram
como maior dificuldade o caso de um estudante que tem como comorbidade o Transtorno
Opositor Desafiador (TOD), mas, em relação aos demais, também citaram a dificuldade de
concentração e compreensão dos alunos. Os resultados apontam para a urgência de formações
de professores voltadas para as especificidades do TEA e de articulação entre o AEE e as
disciplinas, a partir da elaboração de Planos Educacionais Individualizados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva para estudantes com autismo: mapeamento de necessidades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025 |
|
dc.description.abstract |
The demands of inclusive education pose significant challenges for teachers, who often
encounter difficulties in adapting their pedagogical practices and instructional materials.
Specifically, in the context of educating students with Autism Spectrum Disorder (ASD), an
additional layer of complexity is added, as educators frequently feel inadequately prepared to
address the needs of these children in the classroom. This perceived lack of preparedness stems
from the absence of specialized training and the scarcity of consolidated, high-quality
information regarding the disorder. To better understand these challenges, this study aimed to
map the presence of students with ASD in a public elementary school in a city within the Cariri
region of Paraíba, identifying the perceptions of the pedagogical team concerning these students
and the difficulties faced by teachers in promoting their education. The theoretical framework
was primarily based on the works of Philippe Perrenoud (2001) and Mazzotta (2001). Data
collection involved eighteen structured interviews with teachers at the school, complemented
by two semi-structured interviews with the school principal and the teacher responsible for
Specialized Educational Assistance (AEE). Informant’s professional experience ranged from 3
to 36 years; all of them had formal qualifications in their respective fields. However, only six
reported having received specific training in inclusive education, while seven had attended one
or more lectures on the subject, and five had no formal training at all. The interviews revealed,
through teacher’s statements, the characterization of ASD, their understanding of inclusive
education, perceptions of the six students diagnosed with ASD (whose cases are examined in
greater detail), and the strategies employed to promote their inclusion. Regarding the disorder,
twelve teachers expressed insecurity, and all mentioned more characteristics of the school's
students than of ASD per se. When defining inclusive education, five teachers articulated
difficulties in implementing its principles. Concerning perceptions about students with autism,
the most frequently quoted challenge was dealing with a student who also has Oppositional
Defiant Disorder (ODD) as a comorbidity; other common difficulties teachers noticed among
students included issues related to concentration and comprehension. The findings underscore
the urgent need for teacher training focused on the specificities of ASD and for better
coordination between AEE and classroom disciplines, particularly through the development of
Individualized Educational Plans. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42076 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-03T13:40:23Z |
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dc.date.available |
2025-06-03 |
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dc.date.available |
2025-06-03T13:40:23Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
ranstorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento educacional - autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
Educational support - autism |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Juliana Dayara Falcão dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education for students with autism: needs mapping. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Juliana Dayara Falcão dos. Educação inclusiva para estudantes com autismo:
mapeamento de necessidades. 2025. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42076 |
pt_BR |