dc.creator.ID |
PADILHA, R. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4457770587955322 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTENEGRO, José Benjamim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTENEGRO, J. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0002-1538-3353 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
JERONIMO , Ronyone de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
JERONIMO, R. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A música usada como fonte histórica e na pesquisa é um meio que pode conduzir as situações
variadas fazendo um registro de acontecimentos diversos, esse tema ainda tem pouca
abordagem no universo da pesquisa sobre música popular, me influenciando, portanto no
interesse da causa. Nesse caso, é pretendido analisar a representação social nas letras das
canções “cafonas”, no período compreendido entre 1969 a 1978, através do discurso
construído nessas canções populares a respeito da critica na sociedade e o sentimento popular.
Podemos observar em certas composições que seus artistas fazem representações sociais do
coletivo para o individual, em que mesmo sendo alvos de criticas e rótulos maldosos, não
cantam apenas com a intenção de romantizar, mas para identificar acontecimentos marcantes
na memória social brasileira e o comportamento triste da nação. A pesquisa é realizada
através da análise dos trabalhos dos cantores Odair José e Nelson Ned, visando o que eles
queriam passar além do sentido musical, situações como a imagem da mulher em certos
lugares e a responsabilidade do aumento da população como mostra Thomas Malthus até a
tristeza brasileira adicionada a nossa personalidade como refere-se Paulo Prado. Dessa forma
observa-se que a música não é apenas utilizada como objeto de distração, diversão ou
curtição, mas também como mecanismo em que espelha a sociedade de uma certa forma,
ajudando a identificar gênero, comportamento e a característica social de uma nação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The music used as a historical source and research is a médium that can drive different
situations making a record of various events, this issue still has little approach in the research
universe of popular music, influencing me so in the interests of the cause. In this case, it is
intended to analyze the social representation in the lyrics of songs "tacky" in the period 1969-
1978, through the discourse constructed in these popular songs about the criticism in society
and popular sentiment. We can observe in certain compositions that its artists are social
representations of the collective to the individual, that even being the target of criticism and
malicious labels, not just sing with the intention of romanticizing, but to identify important
events in Brazilian social memory and the sad behavior the nation. The survey is conducted
by analyzing the work of singers Odair José and Nelson Ned, seeking what they wanted to go
beyond the musical sense, situations like the image of women in certain places and the
responsibility of the increase in population as shown Thomas Malthus to Brazilian sadness
added to our personality as concems Paulo Prado. Thus it is observed that the music is not
only used as a distraction object, fun or enjoyment, but also as a mechanism that reflects the
society in a way to help identify gender, behavior and social characteristics of a nation. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-03T20:11:51Z |
|
dc.date.available |
2025-06-03 |
|
dc.date.available |
2025-06-03T20:11:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Música popular |
pt_BR |
dc.subject |
Música cafona |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica social |
pt_BR |
dc.subject |
Romantismo - música romântica |
pt_BR |
dc.subject |
Odair José - músicas |
pt_BR |
dc.subject |
Nelson Ned - músicas |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social - música |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Popular music |
pt_BR |
dc.subject |
Tacky music |
pt_BR |
dc.subject |
Social criticism |
pt_BR |
dc.subject |
Romanticism - romantic music |
pt_BR |
dc.subject |
Odair José - music |
pt_BR |
dc.subject |
Nelson Ned - music |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation - music |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnomusicology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PADILHA, Renato Cássio Azevêdo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From social criticism to romanticism: “tacky” music as a popular identity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PADILHA, Renato Cássio Azevêdo. Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093 |
pt_BR |