Dépôt DSpace/Manakin

Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID PADILHA, R. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4457770587955322 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTENEGRO, José Benjamim.
dc.contributor.advisor1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Rosilene Dias.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-1538-3353 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 pt_BR
dc.contributor.referee2 JERONIMO , Ronyone de Araújo.
dc.contributor.referee2ID JERONIMO, R. A. pt_BR
dc.description.resumo A música usada como fonte histórica e na pesquisa é um meio que pode conduzir as situações variadas fazendo um registro de acontecimentos diversos, esse tema ainda tem pouca abordagem no universo da pesquisa sobre música popular, me influenciando, portanto no interesse da causa. Nesse caso, é pretendido analisar a representação social nas letras das canções “cafonas”, no período compreendido entre 1969 a 1978, através do discurso construído nessas canções populares a respeito da critica na sociedade e o sentimento popular. Podemos observar em certas composições que seus artistas fazem representações sociais do coletivo para o individual, em que mesmo sendo alvos de criticas e rótulos maldosos, não cantam apenas com a intenção de romantizar, mas para identificar acontecimentos marcantes na memória social brasileira e o comportamento triste da nação. A pesquisa é realizada através da análise dos trabalhos dos cantores Odair José e Nelson Ned, visando o que eles queriam passar além do sentido musical, situações como a imagem da mulher em certos lugares e a responsabilidade do aumento da população como mostra Thomas Malthus até a tristeza brasileira adicionada a nossa personalidade como refere-se Paulo Prado. Dessa forma observa-se que a música não é apenas utilizada como objeto de distração, diversão ou curtição, mas também como mecanismo em que espelha a sociedade de uma certa forma, ajudando a identificar gênero, comportamento e a característica social de uma nação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The music used as a historical source and research is a médium that can drive different situations making a record of various events, this issue still has little approach in the research universe of popular music, influencing me so in the interests of the cause. In this case, it is intended to analyze the social representation in the lyrics of songs "tacky" in the period 1969- 1978, through the discourse constructed in these popular songs about the criticism in society and popular sentiment. We can observe in certain compositions that its artists are social representations of the collective to the individual, that even being the target of criticism and malicious labels, not just sing with the intention of romanticizing, but to identify important events in Brazilian social memory and the sad behavior the nation. The survey is conducted by analyzing the work of singers Odair José and Nelson Ned, seeking what they wanted to go beyond the musical sense, situations like the image of women in certain places and the responsibility of the increase in population as shown Thomas Malthus to Brazilian sadness added to our personality as concems Paulo Prado. Thus it is observed that the music is not only used as a distraction object, fun or enjoyment, but also as a mechanism that reflects the society in a way to help identify gender, behavior and social characteristics of a nation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093
dc.date.accessioned 2025-06-03T20:11:51Z
dc.date.available 2025-06-03
dc.date.available 2025-06-03T20:11:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música popular pt_BR
dc.subject Música cafona pt_BR
dc.subject Crítica social pt_BR
dc.subject Romantismo - música romântica pt_BR
dc.subject Odair José - músicas pt_BR
dc.subject Nelson Ned - músicas pt_BR
dc.subject Representação social - música pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Etnomusicologia pt_BR
dc.subject Popular music pt_BR
dc.subject Tacky music pt_BR
dc.subject Social criticism pt_BR
dc.subject Romanticism - romantic music pt_BR
dc.subject Odair José - music pt_BR
dc.subject Nelson Ned - music pt_BR
dc.subject Social representation - music pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Ethnomusicology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PADILHA, Renato Cássio Azevêdo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From social criticism to romanticism: “tacky” music as a popular identity. pt_BR
dc.identifier.citation PADILHA, Renato Cássio Azevêdo. Da crítica social ao romantismo: a música “cafona” como identidade popular. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42093 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte