dc.creator.ID |
NASCIMENTO, R. M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MAIA, Janaina dos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MAIA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3160285198199923 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Pávula Maria Sales. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NASCIMENTO, P. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0030151487779727 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A inclusão escolar ganhou espaço na educação brasileira, principalmente depois do ano
de 1994, com o Plano Nacional de Educação Especial, que tenta romper com
pensamentos anteriores, que apartavam os “ditos normais”, daqueles “ditos especiais”.
Essa inclusão educacional representa ainda um meio para promover a inclusão social
das pessoas com deficiência. Diante desta presente preocupação em incluir em sala
regular de ensino, e também na sociedade, a pessoa deficiente, esta monografia
apresenta como seu objetivo principal, analisar como a educação inclusiva pode gerar
inclusão social, e como essa mudança no cenário da educação pode promover para as
pessoas com deficiência, uma sociedade inclusiva. Para realizar esse objetivo, foram
analisados textos como a Declaração de Salamanca, a Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, parte da legislação brasileira, como Leis
e Decretos, além de história oral, nas entrevistas oriundas do site Deficiente Ciente, e a
entrevista feita, pela autora, com o presidente da Associação dos Portadores de
Necessidades Especiais de Ingá, o senhor Sérgio Flavio Paulo de Albuquerque, que é
paraplégico. Utilizando para a análise das fontes, autores com Aranha (2001, 2005),
com os três Paradigmas que caracterizaram fases na história da Educação Inclusiva,
Pozzo e Furini (2010), trabalhando o conceito de exclusão social, e Mota (2007) com o
conceito de inclusão social. O que se pretende aqui é entender como essa inclusão
educacional, fruto da evolução do discurso sobre a deficiência, pode ser muito
importante para se promover a inclusão social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The School inclusion gained space in Brazilian education, especially after the year
1994, with the National Plan for Special Education, which attempts to break with
backward thoughts, which departed ffom the "so-called normal", those "so-called
special." This educational inclusion is still a means to promote social inclusion of
people with disabilities. Before, this concem to include this in regular education room,
and also in society, the disabled person, this monograph has as its main purpose,
analyzing how inclusive education can generate social inclusion, as this change in the
education scenario can promote to people with disabilities, an inclusive society. To
accomplish this aim, texts such as the Declaration of Salamanca were analyzed, the
National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, part of
Brazilian legislation, as laws and decrees, as well as oral history, interview with the
president of the Association of Handicapped of Inga, Mr. Paulo Sérgio Flavio de
Albuquerque, who is paraplegic. Using to analyze the sources, authors with Spider
(2001, 2005), with the three paradigms that characterize stages in the history of
Inclusive Education, Pozzo and Furini (2010), working on the concept of social
exclusion, and Mota (2007) with the concept of social inclusion. The aim here is to
understand how this educational inclusion, the result of the evolution of the discourse
on disability, can be very important to promote social inclusion. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-03T21:56:23Z |
|
dc.date.available |
2025-06-03 |
|
dc.date.available |
2025-06-03T21:56:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Social exclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
People with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Social inclusion |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Moving away from social exclusion through inclusive education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral. Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099 |
pt_BR |