Dépôt DSpace/Manakin

Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID NASCIMENTO, R. M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 pt_BR
dc.contributor.referee1 MAIA, Janaina dos Santos.
dc.contributor.referee1ID MAIA, J. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3160285198199923 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Pávula Maria Sales.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, P. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0030151487779727 pt_BR
dc.description.resumo A inclusão escolar ganhou espaço na educação brasileira, principalmente depois do ano de 1994, com o Plano Nacional de Educação Especial, que tenta romper com pensamentos anteriores, que apartavam os “ditos normais”, daqueles “ditos especiais”. Essa inclusão educacional representa ainda um meio para promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Diante desta presente preocupação em incluir em sala regular de ensino, e também na sociedade, a pessoa deficiente, esta monografia apresenta como seu objetivo principal, analisar como a educação inclusiva pode gerar inclusão social, e como essa mudança no cenário da educação pode promover para as pessoas com deficiência, uma sociedade inclusiva. Para realizar esse objetivo, foram analisados textos como a Declaração de Salamanca, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, parte da legislação brasileira, como Leis e Decretos, além de história oral, nas entrevistas oriundas do site Deficiente Ciente, e a entrevista feita, pela autora, com o presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Ingá, o senhor Sérgio Flavio Paulo de Albuquerque, que é paraplégico. Utilizando para a análise das fontes, autores com Aranha (2001, 2005), com os três Paradigmas que caracterizaram fases na história da Educação Inclusiva, Pozzo e Furini (2010), trabalhando o conceito de exclusão social, e Mota (2007) com o conceito de inclusão social. O que se pretende aqui é entender como essa inclusão educacional, fruto da evolução do discurso sobre a deficiência, pode ser muito importante para se promover a inclusão social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The School inclusion gained space in Brazilian education, especially after the year 1994, with the National Plan for Special Education, which attempts to break with backward thoughts, which departed ffom the "so-called normal", those "so-called special." This educational inclusion is still a means to promote social inclusion of people with disabilities. Before, this concem to include this in regular education room, and also in society, the disabled person, this monograph has as its main purpose, analyzing how inclusive education can generate social inclusion, as this change in the education scenario can promote to people with disabilities, an inclusive society. To accomplish this aim, texts such as the Declaration of Salamanca were analyzed, the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, part of Brazilian legislation, as laws and decrees, as well as oral history, interview with the president of the Association of Handicapped of Inga, Mr. Paulo Sérgio Flavio de Albuquerque, who is paraplegic. Using to analyze the sources, authors with Spider (2001, 2005), with the three paradigms that characterize stages in the history of Inclusive Education, Pozzo and Furini (2010), working on the concept of social exclusion, and Mota (2007) with the concept of social inclusion. The aim here is to understand how this educational inclusion, the result of the evolution of the discourse on disability, can be very important to promote social inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099
dc.date.accessioned 2025-06-03T21:56:23Z
dc.date.available 2025-06-03
dc.date.available 2025-06-03T21:56:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Exclusão social pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Pessoas com deficiência pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Social exclusion pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject People with disabilities pt_BR
dc.subject Social inclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Moving away from social exclusion through inclusive education. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Rafaela Matias do Amaral. Caminhando para fora da exclusão social através da educação inclusiva. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42099 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte