Repositorio Dspace/Manakin

Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985).

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID SILVA, T. E. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4671008722416222 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antônio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, A. C. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Eronildes Câmara de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.referee2ID LIMA, E. C. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9483143620752293 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho problematiza a produção discursiva da figura do militante “ideal” na época da ditadura civil-militar brasileira (1964-4985) com base em narrativas fílmicas produzidas sobre esse período da história nacional. Constitui-se, dessa forma, como objetivo desta pesquisa analisar os discursos cinematográficos ambientados no período de ditadura civil-militar investigando os “lugares” do masculino e do feminino na militância e na luta armada. Para tanto, esta análise está dividida em duas partes. Enquanto a primeira discute as estratégias discursivas do masculino sobre o corpo ideal para participar das lutas armadas, a segunda trata das resistências produzidas pelo feminino para também serem reconhecidas como aptas a participarem da luta armada, bem como a manifestação de relações de gênero advindas em especial de práticas de tortura exercidas sobre o corpo da mulher. Os três principais filmes analisados são Cabra-Cega, O Que é Isso, Companheiro? e Que Bom Te Ver Viva. Essas obras são tomadas como fonte de pesquisa por estabelecerem visões sobre os corpos idealizados para a luta armada. Os filmes em questão serão analisados a partir da Análise do Discurso, buscando as teias discursivas que constroem as identidades dos sujeitos investigados nesta pesquisa. Esta pesquisa justifica-se pelas lacunas encontradas dentro da historiografia sobre as relações de gênero e a participação feminina na militância de esquerda no período de ditadura civil-militar no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The present study problematizes the discursive production of “ideal”militant figure during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) based on filmic narratives produced of this period of national history. It constitutes, therefore, as objective of this research to analyze the film speeches acclimatised in civil-military dictatorship period, investigating the "roles" of masculine and feminine in militancy and armed struggle. Therefore, this analysis is divided into two parts. While the first discusses the male discursive strategies about the ideal body to join the armed struggle, the second is the resistance produced by the female to also be recognized as suitable to participate in the armed struggle, and the manifestation of gender relations arising in particular of torture carried out on the woman's body. The main three films analyzed are “Cabra-Cega”, “O Que é Isso, Companheiro?” and “Que Bom Te Ver Viva”. These works are taken as a source of research because they establish views on the idealized bodies to armed struggle. The films in question were analyzed from the Discourse Analysis, seeking the discursive webs that build identities of the subjects investigated in this study. This research is justified by the deficiencies found within the historiography on gender relations and women’s participation in the left of militancy in the civil-military dictatorship period in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104
dc.date.accessioned 2025-06-03T22:30:51Z
dc.date.available 2025-06-03
dc.date.available 2025-06-03T22:30:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Relações de gênero - cinema pt_BR
dc.subject Maculino e feminino - cinema pt_BR
dc.subject Ditadura militar - Brasil - 1964-1985 pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Cinema e gênero pt_BR
dc.subject Militante ideal - ditadura militar brasileira pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Gender relations - cinema pt_BR
dc.subject Masculine and feminine - cinema pt_BR
dc.subject Military dictatorship - Brazil - 1964-1985 pt_BR
dc.subject Cultural history pt_BR
dc.subject Cinema and gender pt_BR
dc.subject Ideal militant - Brazilian military dictatorship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Masculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculine and feminine on the cinema screen: gender relations and the construction of the “ideal” militant during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Masculino e feminino na tela do cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Tatianne Ellen Cavalcante. Masculino e feminino nas telas de cinema: relações de gênero e a construção do militante “ideal” no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42104 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta