DSpace Repository

O Sarau Literário: possibilidade de uma educação para a diversidade.

Show simple item record

dc.creator.ID DUTRA, T.C.G.F pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0535244519842923 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Ariosvalber.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, A. pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Ivone Agra.
dc.contributor.referee1ID BRANDÃO, I. A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8152873821338229 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Morgana de Medeiros
dc.contributor.referee2ID FARIAS, M. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9512774703463976 pt_BR
dc.description.resumo O presente relato propõe-se a expor uma experiência vivenciada a partir do Sarau Literário “Por uma Cultura Antirracista” que tem por objetivos promover possibilidades pedagógicas de educação que priorizem o espírito de diversidade. Além de levar ao aluno práticas de leitura e escrita que o insira na sociedade, tendo em vista que, em sua maioria, a leitura fornecida no processo de formação discente não atrai intensamente a atenção do nosso alunado e que a escrita tem se tornado algo distante no cotidiano escolar, seja pelas disposições tecnológicas que surgem ou pela falta de prática e incentivo do corpo docente e/ou discente, A questão problema que norteia nossa pesquisa é como um sarau pode promover uma cultura antirracista na escola? A metodologia empregada organiza-se a partir da análise dos textos base que utilizamos como fonte para elaboração do cerimonial, além de entrevistas respondidas pela comunidade escolar ulteriormente, que refletiu numa possibilidade pedagógica de educação para diversidade. Lançamos mão das contribuições referenciais de Colomer (2007), Cosson (2016), Santos (2013), entre outros que nos forneceram várias reflexões em meio à implementação da literatura afro-brasileira em sala de aula a partir do incentivo à ponderação temática e, consequentemente, à prática de leitura e escrita em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O Sarau Literário: possibilidade de uma educação para a diversidade. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The present report proposes to present a lived experience from the Sarau Literário "For an Anti-Racist Culture" whose objective is to promote pedagogical possibilities of education that prioritize the spirit of diversity. In addition to taking to the student reading and writing practices that insert him in society, given that, for the most part, the reading provided in the process of student training does not attract the attention of our student intensely and that writing has become something far in the daily school life, either due to the technological dispositions that arise or the lack of practice and encouragement of the faculty and / or student. The problem question that guides our research is how can a university promote an antiracist culture in school? The methodology used is based on the analysis of the basic texts that we use as a source for the elaboration of ceremonial, in addition to interviews answered by the school community later, which reflected in a pedagogical possibility of education for diversity. We have used the reference contributions of Colomer (2007), Cosson (2016), Santos (2013), among others, which provided us with several reflections in the midst of the implementation of Afro-Brazilian literature in the classroom, consequently, the practice of reading and writing in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42110
dc.date.accessioned 2025-06-03T23:13:37Z
dc.date.available 2025-06-03
dc.date.available 2025-06-03T23:13:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sarau literário pt_BR
dc.subject Cultura antirracista pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Literatura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Literary gathering pt_BR
dc.subject Anti-racist culture pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUTRA, Thaises Carla Guedes Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Literary Soiree: possibility of an education for diversity. pt_BR
dc.identifier.citation DUTRA, Thaises Carla Guedes Fernandes. O Sarau Literário: possibilidade de uma educação para a diversidade. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42110 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account