dc.creator.ID |
DUTRA, T.C.G.F |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0535244519842923 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Ariosvalber. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MEDEIROS, A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Ivone Agra. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BRANDÃO, I. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8152873821338229 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Morgana de Medeiros |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9512774703463976 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente relato propõe-se a expor uma experiência vivenciada a partir do Sarau
Literário “Por uma Cultura Antirracista” que tem por objetivos promover possibilidades
pedagógicas de educação que priorizem o espírito de diversidade. Além de levar ao
aluno práticas de leitura e escrita que o insira na sociedade, tendo em vista que, em
sua maioria, a leitura fornecida no processo de formação discente não atrai
intensamente a atenção do nosso alunado e que a escrita tem se tornado algo distante
no cotidiano escolar, seja pelas disposições tecnológicas que surgem ou pela falta de
prática e incentivo do corpo docente e/ou discente, A questão problema que norteia
nossa pesquisa é como um sarau pode promover uma cultura antirracista na escola?
A metodologia empregada organiza-se a partir da análise dos textos base que
utilizamos como fonte para elaboração do cerimonial, além de entrevistas respondidas
pela comunidade escolar ulteriormente, que refletiu numa possibilidade pedagógica
de educação para diversidade. Lançamos mão das contribuições referenciais de
Colomer (2007), Cosson (2016), Santos (2013), entre outros que nos forneceram
várias reflexões em meio à implementação da literatura afro-brasileira em sala de aula
a partir do incentivo à ponderação temática e, consequentemente, à prática de leitura
e escrita em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O Sarau Literário: possibilidade de uma educação para a diversidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The present report proposes to present a lived experience from the Sarau Literário
"For an Anti-Racist Culture" whose objective is to promote pedagogical possibilities of
education that prioritize the spirit of diversity. In addition to taking to the student reading
and writing practices that insert him in society, given that, for the most part, the reading
provided in the process of student training does not attract the attention of our student
intensely and that writing has become something far in the daily school life, either due
to the technological dispositions that arise or the lack of practice and encouragement
of the faculty and / or student. The problem question that guides our research is how
can a university promote an antiracist culture in school? The methodology used is
based on the analysis of the basic texts that we use as a source for the elaboration of
ceremonial, in addition to interviews answered by the school community later, which
reflected in a pedagogical possibility of education for diversity. We have used the
reference contributions of Colomer (2007), Cosson (2016), Santos (2013), among others, which provided us with several reflections in the midst of the implementation of
Afro-Brazilian literature in the classroom, consequently, the practice of reading and
writing in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42110 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-03T23:13:37Z |
|
dc.date.available |
2025-06-03 |
|
dc.date.available |
2025-06-03T23:13:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sarau literário |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura antirracista |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Literary gathering |
pt_BR |
dc.subject |
Anti-racist culture |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUTRA, Thaises Carla Guedes Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Literary Soiree: possibility of an education for diversity. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUTRA, Thaises Carla Guedes Fernandes. O Sarau Literário: possibilidade de uma educação para a diversidade. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42110 |
pt_BR |