DSpace/Manakin Repository

Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study: a colaboração entre UFCG e UNB no ensino de números decimais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, F. J. S. pt_BR
dc.creator.ID MACEDO SILVA. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2030707838081618 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee1 NEVES, Regina da Silva Pina.
dc.contributor.referee1ID PINA NEVES, R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID NEVES, REGINA DA SILVA PINA. pt_BR
dc.contributor.referee1ID PINA NEVES, REGINA DA SILVA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5874654544324539 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRITO, Leonardo de Lira.
dc.contributor.referee2ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee2ID Brito, Leonardo Lira de. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo tem como objetivo analisar contribuições do Ensino Exploratório no Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM) em processo de Lesson Study (LS), destacando a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de tarefas matemáticas exploratórias. O LS promove o planejamento colaborativo, implementação e reflexão crítica de uma aula ou sequência de aulas por professores em exercício e/ou futuros professores (FP) e/ou formadores de professores. O Ensino Exploratório, por sua vez, favorece a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento matemático, possibilitando um ensino dinâmico e reflexivo. O trabalho, de abordagem qualitativa e interpretativa, foi desenvolvido com FP de três universidades brasileiras, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade de Brasília e Universidade Federal do Oeste da Bahia, analisando como a colaboração entre FP, formadoras do ECSM e professores supervisores contribuiu significativamente para a elaboração de planos de aula e a condução do estágio em uma turma de 7o ano do ensino fundamental maior numa escola pública do interior do Rio Grande do Norte. O trabalho destaca as sete etapas do LS adotado no âmbito do ECSM, enfatizando o desenvolvimento do processo formativo. Os resultados indicam que a integração do LS e o Ensino Exploratório potencializam a formação inicial de professores, promovendo um ensino mais reflexivo e centrado na aprendizagem dos estudantes. No entanto, o estudo também evidencia os desafios enfrentados para o desenvolvimento de um processo formativo não habitual, que exige tempo e dedicação para cumprir as etapas. Conclui-se que o trabalho colaborativo desenvolvido no ECSM permitiu a construção de um ensino dinâmico e efetivo, fortalecendo a articulação entre teoria e prática na formação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study: a colaboração entre UFCG e UNB no ensino de números decimais. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-14
dc.description.abstract This study aims to analyze contributions of Exploratory Teaching in the Supervised Curricular Internship in Mathematics (SCIM) in the process of Lesson Study (LS), highlighting the importance of collaborative work for the development of exploratory mathematical tasks. LS promotes the collaborative planning, implementation, and critical reflection of a lesson or sequence of lessons by incumbent and/or prospective teachers (PT) and/or teacher educators. Exploratory Teaching, in turn, favors the active participation of students in the construction of mathematical knowledge, enabling dynamic and reflective teaching. The work, with a qualitative and interpretative approach, was developed with PT from three Brazilian universities, Federal University of Campina Grande, University of Brasília and Federal University of Western Bahia, analyzing how the collaboration between PT, SCIM educators and supervising teachers contributed significantly to the elaboration of lesson plans and the conduction of the internship in a 7th grade class of higher elementary school in a public school in the interior of Rio Grande do Norte. The work highlights the seven stages of the LS adopted within the scope of the SCIM, emphasizing the development of the education process. The results indicate that the integration of LS and Exploratory Teaching enhance the initial education of teachers, promoting a more reflective teaching centered on student learning. However, the study also highlights the challenges faced in developing an unusual education process, which requires time and dedication to complete the stages. It is concluded that the collaborative classwork developed at SCIM allowed the construction of a dynamic and effective teaching, strengthening the articulation between theory and practice in teacher education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42112
dc.date.accessioned 2025-06-04T13:24:44Z
dc.date.available 2025-06-04
dc.date.available 2025-06-04T13:24:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Números decimais pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Estudo de Aula pt_BR
dc.subject Ensino Exploratório pt_BR
dc.subject Trabalho colaborativo pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores de Matemática pt_BR
dc.subject Tarefas matemáticas exploratórias pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics pt_BR
dc.subject Decimal numbers pt_BR
dc.subject Class Study pt_BR
dc.subject Collaborative work pt_BR
dc.subject Exploratory Mathematical Tasks pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Exploratory Teaching pt_BR
dc.subject Initial training of Mathematics teachers pt_BR
dc.subject Formación inicial del profesorado de Matemáticas pt_BR
dc.subject Números decimales pt_BR
dc.subject Estudio de clase pt_BR
dc.subject Trabajo colaborativo pt_BR
dc.subject Tareas matemáticas exploratorias pt_BR
dc.subject Estudio de lección pt_BR
dc.subject Educación matemática pt_BR
dc.subject Enseñanza exploratoria pt_BR
dc.subject Formación inicial del profesorado de Matemáticas pt_BR
dc.subject Centro de Educação e Saúde
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Franceilda Jayane Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervised Curricular Internship in the process of Lesson Study: the collaboration between UFCG and UNB in ​​teaching decimal numbers. pt_BR
dc.title.alternative Práctica Curricular Supervisada en el proceso de Estudio de Clases: la colaboración entre la UFCG y la UNB en la enseñanza de números decimales. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Franceilda Jayane Santos. Estágio Curricular Supervisionado em processo de Lesson Study: a colaboração entre UFCG e UNB no ensino de números decimais. 2025. 28 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42112 pt_BR
dc.description.resumen Este estudio tiene como objetivo analizar las contribuciones de la Enseñanza Exploratoria en la Práctica Curricular Supervisada en Matemáticas (PCSM) en el proceso de Estudio de Clases (ES), destacando la importancia del trabajo colaborativo para el desarrollo de tareas matemáticas exploratorias. ES promueve la planificación colaborativa, la implementación y la reflexión crítica de una clase o secuencia de clases por parte de docentes en ejercicio y/o futuros docentes (FP) y/o formadores de docentes. La Enseñanza Exploratoria, a su vez, favorece la participación activa de los estudiantes en la construcción del conocimiento matemático, posibilitando una enseñanza dinámica y reflexiva. El trabajo, con un enfoque cualitativo e interpretativo, se desarrolló con FP de tres universidades brasileñas, la Universidad Federal de Campina Grande, la Universidad de Brasilia y la Universidad Federal del Oeste de Bahía, analizando cómo la colaboración entre FP, formadores de PCSM y docentes supervisores contribuyó significativamente al desarrollo de planes de clase y a la implementación de la práctica en una clase de 7.º grado de primaria en una escuela pública del interior de Rio Grande do Norte. El trabajo destaca las siete etapas del LS adoptadas en el ámbito del ECSM, enfatizando el desarrollo del proceso formativo. Los resultados indican que la integración de la Enseñanza de Lengua y Literatura (LS) y la Enseñanza Exploratoria (EVA) mejora la formación inicial docente, promoviendo una enseñanza más reflexiva y centrada en el aprendizaje del alumnado. Sin embargo, el estudio también destaca los desafíos que supone desarrollar un proceso de formación inusual, que requiere tiempo y dedicación para completar las etapas. Se concluye que el trabajo colaborativo desarrollado en el ECSM permitió construir una enseñanza dinámica y eficaz, fortaleciendo la articulación entre la teoría y la práctica en la formación docente. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta