dc.creator.ID |
SOUZA, J. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0632346320598036 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Valmir. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Valmir. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0112962944181662 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Luciano da. |
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dc.contributor.referee2 |
NEGREIROS, Regina Coeli Araújo Trindade. |
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dc.description.resumo |
A pesquisa intitulada Ensino de filosofia como estratégia de combate a intolerância religiosa,
desenvolvida na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio João Fagundes de Oliveira,
na cidade de Itabaiana, agreste paraibano, oferece um ensino de filosofia que valoriza as
diferentes e diversas perspectivas de pensamentos como racionalidade legitimas para o ato de
filosofar. Essa proposta para o ensino de filosofia surge a partir da análise de um problema
verificado nas aulas desse componente curricular, a respeito da resistência e do preconceito dos
estudantes aos mitos afro-brasileiros nas aulas de Filosofia. Assim, a pesquisa tem como
objetivo analisar as causas dessa resistência e preconceito, verificando os motivos a partir da
compreensão da origem das ideias que as sustentam, bem como elaborar e propor uma
intervenção pedagógica através de uma sequência didática que apresente os mitos afro
brasileiros como autênticas manifestações do pensamento deste território. Partimos da hipótese
de que a causa da resistência e do preconceito dos estudantes aos mitos afro-brasileiros resulta
do contexto cultural que foi legado pelo eurocentrismo aos povos colonizados e às culturas não
europeias. Essa colonização empenhou-se em silenciar e apagar os conhecimentos e saberes
dos povos não europeus, em particular o dos povos africanos e afro-brasileiros, até hoje
percebida no ensino de filosofia pela marginalização desses conhecimentos e saberes africanos.
Para isso, o presente estudo ao assumir o compromisso de promover um ensino de filosofia
relevante e capaz de contribuir com a formação crítica, cidadã, plural e ética, desenvolverá uma
Sequência Didática, como produto educacional, onde serão trabalhados dois mitos afro
brasileiros: A transformação da Conquén (Vanda Machado) e Nanã, que fornece a lama para a
modelagem do homem (Reginaldo Prandi). A abordagem metodológica da pesquisa apoia-se
no afroperspectivismo como alternativa metodológica e epistemológica que promove o diálogo
filosófico com diferentes culturas por considerá-las iguais, contribuindo para resistência ao
domínio da racionalidade eurocêntrica, bem como na pesquisa participante que permite a
construção colaborativa do conhecimentos entre professor e estudantes, a fim de realizar no
espaço pedagógico da sala de aula a experiência de um saber alternativo às definições culturais,
sociais e epistemológicas dominantes tão presentes nos currículos e livros didáticos de filosofia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia. |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de filosofia e os mitos Afro-Brasileiros: uma estratégia de combate à intolerância religiosa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-03-28 |
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dc.description.abstract |
La investigación titulada Enseñanza de la filosofía como estrategia de combate a la intolerancia
religiosa, desarrollada en la Escuela Estatal de Educación Primaria y Secundaria João Fagundes
de Oliveira, en la ciudad de Itabaiana, rural de Paraíba, ofrece una enseñanza de la filosofía que
valora diferentes y diversas perspectivas de pensamiento como racionalidad legítima para el
acto de filosofar. Esta propuesta para la enseñanza de la filosofía surge del análisis de un
problema observado en las clases del componente curricular: la resistencia y el prejuicio de los
estudiantes hacia los mitos afrobrasileños en las clases de mitología. Así, la investigación
pretende analizar las causas de esta resistencia y prejuicio, verificando los motivos de esta
resistencia y prejuicio a partir de comprender el origen de las ideas que la sustentan, así como
desarrollar y proponer una intervención pedagógica a través de una secuencia didáctica que
presenta los mitos afrobrasileños como auténticas manifestaciones del pensamiento africano y
afrobrasileño. Se supone que la causa de la resistencia y el prejuicio de los estudiantes hacia los
mitos afrobrasileños resulta del contexto cultural que fue legado por el eurocentrismo a los
pueblos y culturas colonizados no europeos. Esta colonización se comprometió a silenciar y
borrar los saberes y saberes de los pueblos no europeos, en particular el de los pueblos africanos
y afrobrasileños, lo que todavía hoy se percibe en la enseñanza de la filosofía como la
marginación de estos saberes y saberes africanos. Para ello, este estudio, asumiendo el
compromiso de promover una enseñanza filosófica relevante capaz de contribuir a la formación
crítica, cívica, plural y ética, la investigación desarrollará una Secuencia Didáctica, como
producto educativo, donde se expondrán dos mitos afrobrasileños. brasileños: La
transformación de Conquén (Vanda Machado) y Nanã proporciona el barro para el modelado
del hombre (Reginaldo Prandi). El enfoque metodológico de la investigación se fundamenta en
el afroperspectivismo como una alternativa metodológica y epistemológica que promueve el
diálogo filosófico con diferentes culturas al considerarlas iguales, contribuyendo a la resistencia
al predominio de la racionalidad eurocéntrica, así como la investigación participativa que
permite la construcción colaborativa de conocimientos entre docente y estudiantes, con el fin
de llevar a cabo en el espacio pedagógico del aula la experiencia de un conocimiento alternativo
a las definiciones culturales, sociales y epistemológicas dominantes tan presentes en los
currículos y libros de texto de filosofía. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42113 |
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dc.date.accessioned |
2025-06-04T14:06:21Z |
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dc.date.available |
2025-06-04 |
|
dc.date.available |
2025-06-04T14:06:21Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Mitologia africana |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemicídio |
pt_BR |
dc.subject |
Afroperspectivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
African mythology |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemicide |
pt_BR |
dc.subject |
Afroperspectivism |
pt_BR |
dc.subject |
Intolerância religiosa |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Jório Mágno Oliveira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching philosophy and Afro-Brazilian myths: a strategy to combat religious intolerance. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Jório Mágno Oliveira de. Ensino de filosofia e os mitos Afro-Brasileiros: uma estratégia de combate à intolerância religiosa. 2025. 155 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |