DSpace/Manakin Repository

Entre a razão e a fé, entrelaçando saberes e crenças: ferramentas teóricas e conceituais das Ciências Sociais para o Ensino Religioso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROSENO, V. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7180114658543698 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Antônio Lindonberto Batista da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. L. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2ID LIMA, J. M. T. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9994199425868630 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa trata de indicar caminhos possíveis para um diálogo entre o Ensino Religioso e as Ciências Sociais, com bases em temas, conceitos, teorias e objetos comuns a essas áreas, a fim de colaborar com uma educação pública adequada a um estado laico. Busquei, assim, contribuir para uma educação que estimule o convívio com a diversidade, o respeito à alteridade e, portanto, um ensino religioso anti-etnocêntrico e anti-confessional. Partindo desses princípios, o objetivo deste trabalho foi identificar contribuições teóricas e conceituais das Ciências Sociais para auxiliarem nas aulas de ensino religioso, fornecendo subsídios concretos para a superação do viés doutrinário que vem marcando essa disciplina no Brasil. Para entender como ocorre hoje o ensino religioso no Brasil e, mais especificamente, em uma escola do Cariri paraibano, fiz pesquisa bibliográfica, análise de documentos curriculares, observações em sala de aula, duas entrevistas com professores responsáveis pela disciplina e análise de conteúdo dos materiais didáticos adotados por cada um deles. O ensino da disicplina tem sido realizado de forma improvisada por professores sem formação específica, sobrecarregados com grande quantidade de turmas e diferentes disciplinas e com materiais didáticos de caráter confessional, cristão. Para propor uma alternativa comecei por elaborar e testar uma sequência didática voltada para o 9º ano do ensino fundamental. Por fim, montei uma proposta que consiste em um conjunto de sugestões de como as ciências sociais podem contribuir então para o ER. O material aqui elaborado parte dos conteúdos definidos para o 8° e o 9° anos, na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular da Paraíba. A partir dos dados previamenete coletados, pude perceber que a falta de materiais didáticos para o componente é um dos principais problemas enfrentadas pelos professores. Assim, as sugestões aqui apresentadas têm como foco o apontamento de dálogos com as ciências sociais a partir de conceitos, teorias, autores, exemplos e propostas de dinâmicas e/ou atividades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Entre a razão e a fé, entrelaçando saberes e crenças: ferramentas teóricas e conceituais das Ciências Sociais para o Ensino Religioso. pt_BR
dc.date.issued 2025-04-30
dc.description.abstract This research aims to identify potential pathways for dialogue among Religious Education and Social Sciences, based on shared themes, content, and objects of study shared by these fields. The goal is to contribute to a public education that is appropriate for a secular state. In doing so, I seek to promote an education that encourages coexistence with diversity, respect for otherness, and, consequently, an anti-ethnocentric and non-confessional approach to religious studies. Building upon these principles, the primary objective of this work was to identify theoretical and conceptual contributions from the Social Sciences that could contribute to religious education classes, providing concrete support for overcoming the doctrinal bias that has historically characterized this discipline in Brazil. To understand the current state of religious education in Brazil4and more specifically, in a school located in the Cariri region of Paraíba - I conducted a literature review, analyzed curricular documents, observed classroom practices, carried out two interviews with teachers responsible for the discipline, and performed content analysis of the didactic materials used by each. The pedagogical practices of this discipline has been carried out in an improvised manner by teachers lacking specific training, often overwhelmed with multiple classes, different subjects, and using confessional, Christian-oriented didactic materials. To propose an alternative, I began by developing and testing a didactic sequence aimed at 9th-grade students in elementary school. Finally, I formulated a set of suggestions on how Social Sciences can contribute to Religious Education, based on concepts, theories, authors, and proposals for activities and dynamics. The material presented here is based on the content outlined for the 8th and 9th grades in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Paraíba Curricular Proposal. From the data previously collected, I observed that the lack of didactic materials for this component is one of the main challenges faced by teachers. Therefore, the suggestions provided focus on establishing dialogues with Social Sciences through concepts, theories, authors, examples and proposals for activities and dynamics, aiming to enhance the quality and inclusiveness of religious education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42117
dc.date.accessioned 2025-06-04T17:37:21Z
dc.date.available 2025-06-04
dc.date.available 2025-06-04T17:37:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino Religioso pt_BR
dc.subject Ciências Sociais pt_BR
dc.subject Escola do campo – Ensino Religioso pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum - BNCC pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject Religious Education pt_BR
dc.subject Social Sciences pt_BR
dc.subject Countryside School – Religious Education pt_BR
dc.subject National Common Curricular Base - BNCC pt_BR
dc.subject Pedagogical intervention pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROSENO, Vanessa Rayanna Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between reason and faith, intertwining knowledge and beliefs: theoretical and conceptual tools of Social Sciences for Religious Education. pt_BR
dc.identifier.citation ROSENO, Vanessa Rayanna Silva. Entre a razão e a fé, entrelaçando saberes e crenças: ferramentas teóricas e conceituais das Ciências Sociais para o Ensino Religioso. 2025. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2025. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42117 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta