dc.creator.ID |
LIMA, J. C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5406027365541110 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Ivanalda Dantas da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO , Josandra Araújo Barreto de. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Adeliane Vieira de. |
|
dc.contributor.referee3 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.description.resumo |
Pensar os espaços de atuação e a formação continuada na docência de Geografia na EJA
representa uma atividade complexa e cheia de desafios, por buscar dar visibilidade a uma
modalidade de ensino historicamente marginalizada. Portanto, investigar os espaços da atuação
e da formação docente, as perspectivas formativas e as práticas educativas que estão
relacionados ao ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos, com foco na rede
pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE é o objetivo geral deste estudo. São sujeitos
da pesquisa os docentes de Geografia, que atuam nas turmas dos anos finais do ensino
fundamental da EJA na rede de ensino objeto deste estudo. Quanto ao recorte temporal, para
análise das escolas com oferta de EJA foi delimitado o ano letivo de 2024. No tocante aos
caminhos metodológicos, a pesquisa consiste em um estudo qualitativo, utilizando-se dos
seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo.
Através da pesquisa bibliográfica, busca-se discutir as produções inerentes aos objetivos
propostos no estudo. Por meio da pesquisa documental, se pretende construir um debate acerca
do aparato documental que dá forma aos espaços dedicados à EJA e a formação continuada na
rede de ensino acima citada. Por fim, na pesquisa de campo, utilizar-se-á a análise de conteúdo
como linha metodológica, buscando ouvir os docentes sujeitos da pesquisa, partindo da
utilização de questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados, as
entrevistas foram desenvolvidas no durante o segundo semestre de 2024. Os resultados desse
trabalho destacam as desigualdades de oferta e demanda de EJA na rede municipal de ensino.
Apontam alta demanda pela modalidade, sobretudo na zona rural, e necessidade de políticas
públicas inclusivas. Evidencia ainda desafios na formação continuada docente e na adequação
curricular às realidades dos discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Espaços de atuação docente e a geografia da educação de jovens e adultos da rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe – PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2025-04-02 |
|
dc.description.abstract |
Thinking about the spaces for action and continuing education in Geography teaching in EJA
represents a complex and challenging activity, as it seeks to give visibility to a historically
marginalized teaching modality. Therefore, investigating the spaces for action and teacher
training, the formative perspectives and educational practices that are related to the teaching of
Geography in Youth and Adult Education, focusing on the municipal public school system of
Santa Cruz do Capibaribe-PE is the general objective of this study. The research subjects are
Geography teachers, who work in the final years of elementary school classes of EJA in the
school system that is the object of this study. Regarding the time frame, the 2024 school year
was delimited for the analysis of schools offering EJA. Regarding the methodological
approaches, the research consists of a qualitative study, using the following methodological
procedures: bibliographic, documentary and field research. Through bibliographic research, we
seek to discuss the productions inherent to the objectives proposed in the study. Through
documentary research, we intend to build a debate about the documentary apparatus that shapes
the spaces dedicated to EJA and continuing education in the aforementioned education network.
Finally, in the field research, content analysis will be used as a methodological line, seeking to
listen to the teachers who are subjects of the research, starting with the use of semi-structured
questionnaires as a data collection instrument. The interviews were developed during the
second half of 2024. The results of this work highlight the inequalities in supply and demand
for EJA in the municipal education network. They point to a high demand for the modality,
especially in rural areas, and the need for inclusive public policies. It also highlights challenges
in continuing teacher education and in adapting the curriculum to the realities of students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/42138 |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-05T11:15:04Z |
|
dc.date.available |
2025-06-05 |
|
dc.date.available |
2025-06-05T11:15:04Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia – estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente em geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços de atuação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Geography – study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education (EJA) |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training in geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography of education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Júlio César Alexandre de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Spaces for teaching and the geography of youth and adult education in the municipal public network of Santa Cruz do Capibaribe – PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Júlio César Alexandre de. Espaços de atuação docente e a geografia da educação de jovens e adultos da rede pública municipal de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2025. |
pt_BR |